Cerâmica na decoração: como usar?

Encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária não é algo fácil, mas depois de começar a decorar e personalizar o espaço, todo o esforço vale a pena. Nesse sentido, a cerâmica sempre foi um material muito utilizado no dia a dia nas pessoas. Antigamente, ela estava presente como utensílios domésticos, armas e elementos de expressões artísticas e culturais. Com a Revolução Industrial, ela ganhou destaque com as peças de louças, porcelanas, azulejos de decoração e construção. Sendo assim, atualmente é um dos materiais mais resistentes, maleáveis e duráveis, marcando grande presença na decoração dos lares brasileiros. 

Portanto, se você está decorando sua nova casa ou apartamento, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja como usar a cerâmica em sua decoração. 

1. Tipos de cerâmica

Antes de tudo, é importante lembrar que existem alguns tipos de cerâmicas que são mais utilizados na decoração. Basicamente, o que muda entre eles é o método de produção em que são confeccionadas e as características de cada argila utilizada. Confira abaixo quais são os principais:

Cerâmica terracota

Essa é a cerâmica mais comum e conhecida, estando muito presente em estilos toscano e francês de jardim. Mas, além da área externa, ela também se encontra na decoração de interiores com estilo boho, principalmente com os vasinhos tradicionais na janela. 

Cerâmica porcelana

Feita a partir de argila branca, com propriedades diferentes da terracota, a cerâmica porcelana é mais delicada, passando por um processo de vitrificação responsável por proporcionar o aspecto lustroso. Ela é indicada para decorações clássicas e também para estilos bohemio e boho. 

Cerâmica esmaltada

Por fim, a cerâmica esmaltada ficou conhecida em todo o mundo pelos vasos vietnamitas. Ela também passa pelo processo de vitrificação (esmaltação), mas a argila usada possui propriedades diferentes, o que muda completamente as características da peça final. Com cores únicas adquiridas por um processo de queima específico, a cerâmica esmaltada ganha cada vez mais destaque.  

2. Vasos de cerâmica

Os vasos de cerâmica são detalhes fundamentais para os amantes de decoração. Portanto, utilizar essas peças para criar seus ambientes é uma forma de trazer maior personalidade e vida aos espaços, com graça e elegância. Além disso, são elementos versáteis e que não exigem o trabalho de um profissional, como designer de interiores ou decorador, podendo até mesmo ser mudados de lugar quando necessário. Uma boa dica é procurar conjuntos de tamanhos e cores diferentes, conferindo bom gosto e personalização. 

3. Objetos decorativos

Vale lembrar ainda que existem infinitos objetos decorativos feitos com cerâmica, contribuindo significativamente para a decoração de sua casa, com alegria e requinte. Alguns exemplos são relógios, vasos e pendentes para plantas, suporte para velas, pequenos móveis, etc. Aqui, basta utilizar a criatividade a seu favor e trazer um pouco de sua personalidade aos ambientes. Portanto, aproveite os benefícios desse material e traga ainda mais beleza e sofisticação para sua residência. 

4. Xícaras, copos e canecas

Outra forma interessante de trazer a cerâmica para sua decoração é com peças como xícaras, copos e canecas. Inclusive, elas deixam a decoração da cozinha com uma pegada rústica e bastante charmosa, além de serem totalmente funcionais no dia a dia. Há quem diga ainda que a melhor maneira de beber em uma caneca de cerâmica é envolver as mãos por toda a peça e deixar que o calor da bebida te aqueça em dias frios. Portanto, aproveite o inverno e compre suas canecas, copos e xícaras. 

5. Pratos e cumbucas

Outros elementos funcionais e decorativos são os pratos. Afinal, não há nada melhor do que reunir a família para um almoço com peças que transmitem sua história, certo? A boa notícia é que os pratos de cerâmica possuem uma ampla variedade de formatos, tamanhos e cores, encaixando-se nos mais diferentes gostos e estilos. Já quando falamos em cumbucas, elas são perfeitas para saborear um caldo com muito aconchego no frio, ou uma sobremesa deliciosa no verão. Além disso, é possível utilizar os pratos como decoração da parede, deixando-os expostos e trocando quando desejar. 

6. Iluminação

A iluminação é essencial para qualquer ambiente, podendo torná-lo aconchegante e confortável ou, quando mal planejada, estragar toda a decoração. Sendo assim, os pendentes vêm sendo cada vez mais utilizados na decoração, que nada mais são do que elementos pendurados. Mas, mais do que iluminar, eles ainda oferecem destaque a certos lugares, criando contrastes interessantes. Nesse sentindo, existem diversos modelos de pendentes feitos em cerâmica disponíveis no mercado e você com certeza vai encontrar uma opção que atenda seus gostos e preferências. 

Então, como você viu, é possível utilizar a cerâmica na decoração de interiores das mais diferentes formas. Muito versátil, ela é encontrada em diversos objetos, conferindo charme, sensação de aconchego e elegância aos ambientes, além de combinar com os mais diferentes estilos de decoração. Portanto, saiba que esse será um excelente investimento, sendo totalmente atemporal e sofisticado.

Comentários estão fechados.