8 dicas para usar aparador em sua decoração

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a cuidar da decoração. Afinal, além de contribuir com a estética do ambiente, também é responsável por promover conforto, praticidade e funcionalidade no dia a dia, impactando significativamente nossa qualidade de vida. Nesse sentido, o aparador é um móvel bastante funcional, além de possuir diversos modelos disponíveis no mercado e que se adequam aos mais diferentes estilos de decoração. 

Considerados móveis coringas, os aparadores com certeza irão transformar sua rotina. Mas, justamente por serem tão funcionais, pode ser difícil encontrar o melhor uso para eles. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 8 dicas para usar aparadores em sua decoração.

O que é um aparador?

O aparador nada mais é do que uma peça que pode ser usada como mesa lateral em cantos ou corredores mais largos, sendo um móvel de porte médio e, como falamos, muito versátil. Além de servir de apoio para objetos decorativos, também pode ser usado como minibar, para expor fotografias, obras e artigos de arte, além de vasos de plantas e outros acessórios. 

8 dicas para usar aparadores na decoração

Então, agora que você sabe o que, de fato, é um aparador e suas principais funções, é hora de pegar nossas dicas para utilizá-lo da melhor maneira em seu novo lar. Para isso, confira abaixo:  

1. Hall de entrada

Para o hall de entrada, o ideal é apostar em aparadores mais finos e, de preferência, que possuam gavetas para guardar correspondências, chaves e outros itens que utilize com frequência. Além disso, complemente a decoração com alguma planta para interior, porta-retratos, assim como um espelho para criar sensação de amplitude. 

2. Sala de estar

Geralmente, os aparadores da sala de estar ficam logo abaixo da TV, sendo um bom local para guardar videogames, DVDs e outros objetos utilizados nesse ambiente. Além disso, eles também podem ficar encostados na parede para completar o espaço que estaria vazio. 

3. Atrás do sofá

Vale lembrar ainda que, na sala de estar, o aparador pode servir como divisor de ambientes ao ficar atrás do sofá. No entanto, é importante que ele tenha uma altura próxima a dos assentos para manter a harmonia do espaço. Além disso, se quiser otimizar ainda mais o local, usar puffs embaixo do aparador é uma boa pedida. 

4. Sala de jantar

Já na sala de jantar, os aparadores podem ser usados como buffets, oferecendo um espaço para colocar a comida que será oferecida aos convidados. Outro uso inteligente do aparador é como bar, deixando as bebidas aparentes para que façam parte da decoração. Inclusive, caso opte por modelos com prateleiras, as louças, copos e taças também podem ser armazenadas no local. 

5. Nos quartos

A boa e velha penteadeira pode ser facilmente substituída pelo aparador, que pode ter um espelho fixado na parede ou até mesmo apoiado no móvel. Assim, o estilo se torna mais moderno e elegante. Outra opção interessante é utilizar o aparador para apoiar livros e outros objetos, pois sabemos que o quarto não é um local com muitos móveis livres. Existem ainda modelos com rodízios, sendo perfeitos para usar o notebook na cama ou tomar um delicioso café da manhã. 

6. Home office

É fato que os espaços estão cada vez menores, sendo que isso também se aplica ao escritório em casa. No entanto, isso não significa que o local não possa ser bonito e aconchegante. Sendo assim, o aparador vem como uma ótima solução para ser utilizado como mesa de trabalho, mas sem precisar ocupar muito espaço. 

7. Varandas

Nas varandas, o aparador é uma excelente opção e pode ser usado de diferentes formas. Aqui, flores e hortaliças podem ser armazenadas em vasinhos, mas também será muito útil quando receber visitas, servindo como apoio para petiscos e bebidas. 

8. Combinando com acessórios

Independente se o estilo do aparador for clássico, moderno ou contemporâneo, ele pode ser ainda mais valorizado quando combinado com objetos e acessórios. Para opções mais delicadas, sem gavetas ou portinhas, a composição deve ser mais limpa, ou seja, vasinhos com flores, porta-retratos, quadrinhos ou esculturas. Já os modelos mais robustos e com nichos para armazenar objetos, podem ser perfeitos para luminárias e abajures, contribuindo para o aconchego do ambiente. 

Por fim, se quiser, em aparadores com espaço extra na parte debaixo, é possível incluir cestos de vime, baús, revisteiros ou caixotes, otimizando ainda mais o espaço. 

Então, agora que você sabe como usar o aparador em sua decoração, já pode escolher o melhor ambiente para ele. Lembre-se de ter um bom planejamento e testar combinações diferentes, pois dessa forma é mais fácil entender qual será seu melhor uso. Além disso, contar com a ajuda de especialistas, como arquiteto e designer de interiores, é uma ótima pedida para garantir o melhor aproveitamento do ambiente, além de praticidade e beleza.

Comentários estão fechados.