Close

Tipos de revestimentos para decorar a sua cozinha

tipos-de-revestimentos-decorar-cozinha

Fazer uma reforma nunca é fácil, ainda mais quando queremos dar uma cara nova a um cômodo da casa. Se for na cozinha é mais complicado ainda, por ser um dos lugares mais visitados na casa as pessoas querem que fique perfeito.

O que muitas pessoas procuram hoje são empresas que produzam móveis planejados, pois é um estilo de decoração de cozinha que virou tendência. Mas também surgiu outro ponto da decoração que muitas pessoas têm procurado, cozinha com revestimento.

Leia até o final para saber como revestir sua cozinha da melhor forma.

Tipos de revestimento

Na hora de reformar a cozinha, apenas os móveis sob medida não é o bastante para completar a decoração, outro tipo de decoração para investir é o revestimento para cozinha.

Antigamente o revestimento mais comum era o de azulejo, já que era o padrão e pela facilidade de limpar, mas hoje, com as novas tendências de decorações vieram mais estilos de revestimentos para a cozinha, onde as pessoas escolhem de acordo com o seu gosto.

Para te ajudar, vamos falar alguns tipos de revestimentos para você colocar na sua cozinha.

Tijolinhos

Os tijolinhos maciços tem um tom decorativo mais puxado para o rústico, natural e descolado para a cozinha, traz um design de modernidade.

Eles combinam perfeitamente com móveis de madeira, como o armário e mesa, trazendo um toque rústico e contemporâneo ao mesmo tempo.

Papel de parede

O papel de parede é uma ótima opção para quem quer uma decoração que agrega cores e alta personalidade para sua cozinha. O papel de parede te oferece várias opções de cores, formas, estilos e etc.

Com ele você consegue fazer combinações com os armários, sendo um contraponto de cor entre os eletrodomésticos e armários.

Fora que existem papéis de parede com materiais resistentes e limpáveis, então não terá problemas se sujar ou molhar e nem dificuldade na hora da faxina.

3D

O revestimento em 3D está se tornando mais comum nas cozinhas brasileiras, isso porque o tipo de acabamento é versátil, a pessoa pode escolher conforme seu gosto e também dá para aplicar em vários locais da cozinha.

Geralmente as pessoas aplicam o 3D atrás da pia, pois são impermeáveis, impedindo que a água danifique o material.

Outra utilidade para esse revestimento é como divisória entre cozinha e sala, além de trazer um estilo próprio e elegância, é funcional.

Cerâmica

A cerâmica é um revestimento popular na cozinha brasileira, por ter diferentes formatos, tamanhos e cores. Além disso é fácil de limpar, é resistente e altamente durável.

Porcelanato

O porcelanato é uma excelente opção, é mais resistente que a cerâmica. Ele tem a vantagem de ser um revestimento retificado, ou seja, suas peças são cortadas de modo preciso e reto, deixando a instalação uniforme e linear, não precisa usar rejunte, o que contribui em um acabamento mais clean e sofisticado.

Outra vantagem são as diferentes opções de cores, formatos e tamanho, alguns podem até imitar materiais como madeira e o mármore.

Pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro podem ser usadas na cozinha para destacar alguns pontos específicos do ambiente.

Elas são encontradas em diferentes tipos de cores, formatos e tamanhos. Perfeitos para quem deseja um ambiente sofisticado e moderno na sua cozinha.

Pedra

O revestimento de pedra é perfeito para quem procura um estilo rústico na sua decoração, podem ser usados em filetes, mosaicos ou caquinhos.

Mas caso prefira uma cozinha com estilo mais elegante, opte pelo mármore ou granito. Essas pedras podem oferecer um ambiente mais sofisticado, e ao contrário das pedras brutas, elas podem ser usadas próximas a pia e ao fogão, já que possuem o mesmo tratamento que impede absorver água e gordura.

Madeira

A madeira sempre trará mais estilo na decoração, a beleza do seu material consegue deixar todo o ambiente mais aconchegante e acolhedor. E pode oferecer diferentes estilos, desde o rústico até o clássico, passando pelo moderno.

É importante lembrar que a madeira pode sofrer danos por conta do calor e da umidade, então é mais indicado usar esse tipo de revestimento longe do fogão e da pia.

Cimento queimado

O cimento queimado virou o queridinho das pessoas na questão de decoração de qualquer cômodo da casa ou do apartamento, mas na cozinha ele traz um ar moderno, você pode fazer um contraste dele com outra cor, combinando também com o tom dos eletrodomésticos.

Como escolher o revestimento para a sua cozinha

Para fechar, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o revestimento para sua cozinha.

Antes de escolher o revestimento, considere o tamanho da sua cozinha, para ter noção do quanto de material irá precisar, considere também o piso, para que não fique cores muito fortes ou fique algo apagado.

Pesquise por estilos e materiais, veja qual material é mais resistente e tem durabilidade, para que não tenha dores de cabeça em pouco tempo.

Pegue referências no Google e no Pinterest do estilo que escolher para ter noção de como sua cozinha vai ficar, assim saberá se realmente vai ficar do seu gosto.

scroll to top