Como decorar home office estilo Geek

Saber como decorar home office estilo Geek se tornou praticamente uma obrigatoriedade para muita gente. Com a pandemia do novo coronavírus, o Home Office foi adotado em massa pelas empresas brasileiras. Ainda que nem todo mundo tenha trabalhado nesse segmento, muita gente começou a atuar assim, especialmente nas áreas de tecnologia da informação, marketing e financeira.

Como essas são as áreas favoritas de quem é Geek, é normal que a vontade de decorar o Home Office com coisas dessa temática surgiu. Mas como exatamente decorar um bom escritório para trabalhar em casa, que não só reflita a sua personalidade e gostos, mas que também seja prático e confortável para trabalhar? Ou seja: que estimule a sua criatividade ao mesmo tempo que demonstra suas paixões?

Se você tem essa dúvida, é hora de aprender como decorar home office estilo Geek. Veja algumas dicas a seguir!

Como decorar home office estilo Geek: 5 dicas básicas

1. Não misture tudo

Um erro comum de quem quer decorar home office ao estilo Geek é misturar tudo sem nenhum critério. A pessoa coloca um Funko Pop de Dragon Ball Z aqui, um poster de Pulp Fiction ali, insere um Star Wars no meio do caminho junto com Harry Potter e finaliza com alguns símbolos da Apple.

No geral, não há nada de errado com nenhuma dessas opções, o problema está em colocá-las todas juntas. Isso deixa o ambiente carregado demais e sem uma ordenação lógica básica para entendermos como as coisas funcionam.

Por isso, o ideal é ter uma lógica criativa na sua decoração. É claro que você pode ser fã de várias coisas diferentes, mas crie uma ordenação básica compreensível. Por exemplo, se você é mais chegado na parte tecnológica, use esse fator como base da sua decoração. Depois, vá inserindo outros itens aos poucos, em espaços mais periféricos.

2. Pense na funcionalidade

É normal pensar que toda decoração é estética, mas isso não é verdade. Na realidade, toda decoração é majoritariamente funcional e, só depois, que se torna verdadeiramente estética.

Por isso, pense sempre na funcionalidade do seu projeto e, em seguida, adicione o aspecto estético e visual que o aproxima da cultura Geek. Por exemplo, suponha que você trabalhe em Home Office e precise conectar dois monitores no mesmo computador para fazer seus códigos ou outros trabalhos que faça. A primeira função, portanto, é ter uma mesa grande para acomodar tudo isso e ter espaço para os cabos ficarem organizados.

Em seguida, você pode começar a pensar na mesa de forma decorativa, em ter uma torre de energia com visual do R2D2 para ligar todos os equipamentos e por aí vai.

3. Invista um pouco mais para compor o visual

Sua decoração Geek não será barata, mas o resultado tende a valer a pena. No entanto, é importante não tentar economizar comprando itens de fabricantes de segunda linha ou com decorações mais simples, já que o resultado ficará bem prejudicado.

Vamos voltar ao exemplo anterior. Você pode comprar uma mesa e uma torre de energia simples para o seu projeto. Provavelmente seria mais barato. No entanto, dá para procurar no mercado por uma mesa que reproduza a mesa de algum dos seus personagens favoritos, com uma torre de energia com formato de algum personagem. É preferível fazer assim do que pegar os modelos que são apenas adesivados dessa forma.

4. Cuidado com a iluminação

A iluminação é peça-chave em todo tipo de projeto de decoração e, em um ambiente Geek, é uma ótima oportunidade de ser criativo e mostrar toda a sua criatividade na hora de decorar.

Para começar, opte por lâmpadas LED no seu projeto. Além de serem mais econômicas e duráveis, elas podem ser programadas para terem cores diferentes, intensidades distintas e até mesmo ser possível controlar a iluminação a cada momento. As Lâmpadas Smart, por exemplo, fazem isso.

Em seguida, use e abuse do neon gamer nas suas peças de iluminação. Essa é uma estética muito em alta hoje em dia, com a popularização do Cyberpunk e dos streamings. Assim, você poderá montar uma iluminação que seja funcional para o seu trabalho, mas também tenha uma qualidade estética bem legal e dentro da moda.

5. Não esqueça do lazer!

Por fim, não se esqueça do lazer na hora de decorar o seu home office. Coloque seus consoles favoritos, uma estante com quadrinhos e outros itens para você tirar uma folguinha e poder desestressar. Lembre-se de que as principais startups do mundo fazem isso, então você também pode fazer.

Prontinho! Agora que você já viu como decorar home office estilo Geek, não falta mais nada para colocar seu planejamento em prática e preparar aquele escritório perfeito para trabalhar, ser produtivo e, ainda assim, demonstrar suas paixões por séries, filmes, quadrinhos e games. Só não esqueça de montar um espaço para as reuniões por vídeo-chamada, como se fosse um “cenário”, por assim dizer. Isso ajudará bastante também!

Gostou das nossas dicas? Então conte para a gente quais são os personagens que você mais vai usar na sua decoração!