quarta-feira, fevereiro 21

    A criatividade envolve usar sua imaginação e suas ideias para criar algo de valor. Ela pode ser uma pequena invenção, uma obra de arte ou até mesmo uma solução para um problema do dia a dia.

    Ao longo de nossa educação, vida e carreira profissional, a criatividade pode desempenhar um papel significativo em nosso desenvolvimento pessoal, e também para o sucesso profissional.

    Podemos dizer que a criatividade é a capacidade de ver o mundo de maneira diferente e de ver soluções que a maioria não vê. No entanto, ao contrário do que muitos podem acreditar, ela pode ser nutrida muitas vezes como uma forma de pensar, e não um talento inato.

    Vejamos algumas formas de estimular a criatividade das crianças

    Encoraje a novos desafios

    A criatividade é uma experiência que todos podem aprender a desenvolver. Sem ela, sua vida seria extremamente repetitiva, com as mesmas soluções de sempre.

    O que permite que você se sinta vivo e individualizado é a mudança. Portanto, as crianças precisam ser encorajadas e não classificadas ou julgadas.

    Quando seu filho estiver trabalhando em um projeto individual, não deixe de parabenizá-lo pelo seu trabalho. 

    Por exemplo, ele pode pendurar seus desenhos em seu armário. Você pode parabenizá-lo e até mesmo, tirar fotos para guardar de recordação.

    Deixe seus filhos com liberdade

    Como você sabe, a criatividade permite que crianças enfrentem novas realidades com mais confiança.

    A imaginação pode ser uma maravilhosa fonte de inspiração e criatividade, e ajuda as crianças a encontrar soluções engenhosas para seus problemas.

    Você deve dar a seu filho a liberdade de explorar sua criatividade de diferentes maneiras como através da música, poesia, esportes, etc.

    Ao desenhar com seu filho, deixe-o fazer o que ele quer do seu próprio modo. Assim, ele poderá explorar seus próprios gostos e inspirações. O trabalho artístico de seu filho pode parecer altamente experimental à primeira vista, mas irá refletir a maneira como ele enxerga o mundo.

    Faça brincadeira, leve as crianças para passear e ver o mundo lá fora.

    Experimente novos jogos

    Quando uma criança tem novas ideias constantemente, você pode ter certeza de que ela nunca ficará insegura ao enfrentar os desafios da vida.

    A criatividade não se limita à arte e ao artesanato: é uma forma de pensar, uma maneira de ver a vida e de usar seus próprios recursos de uma maneira não convencional. E isso é capaz de transformar tudo!

    Por isso, procure jogar jogos diferentes com palavras, música, texturas, cores, etc.

    Aproveite todos os momentos

    Não há um momento perfeito para desenvolver a criatividade com as crianças. Se você está cozinhando, aproveite esta oportunidade para experimentar algo novo. Chame seu filho para te ajudar.

    Você ficará surpreso com o quanto seu filho pode aprender sobre temperos e cozimento a partir do processo de tentativa e erro. 

    Eles verão o processo de seleção de alimentos, e utilização das especiarias como uma forma de ser criativo e espontâneo.

    Tenha cuidado apenas com o manuseio de materiais que podem causar dano, como facas ou o fogão aceso.

    Estimule a imaginação

    Ao ler um livro para seus filhos, pare na metade do caminho e pergunte como eles imaginam o resto da história. Deixe seus filhos se aventurarem em um mundo imaginário.

    Você também pode estimular a criatividade deles ao assistir a um filme. Na maioria das vezes, as crianças gostam de discutir o filme no final, e não quebrar o ritmo da história.

    Deixe que adquiram experiência com suas próprias falhas

    Ser criativo significa cometer erros e aprender com eles. 

    Você deve deixar seus filhos fazerem suas próprias experiências sem dizer-lhes antecipadamente os resultados. 

    Ria com eles

    Rir com seus filhos os incentivará a explorar o mundo ao seu redor e a serem mais abertos e dispostos a experimentar novas atividades.

    Deixe-os explorar os limites, e eles serão menos tímidos e mais dispostos a desfrutar plenamente de novas atividades criativas.

    Conclusão

    A criatividade nas crianças é muito importante para seu desenvolvimento, Ela é capaz de incentivar a experimentar coisas novas, a ter orgulho de suas realizações e também pensar fora da caixa.

     

    Veja também -> Como instalar WhatsApp no notebook?

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.