Como planejar a montagem da cozinha no seu apartamento

Uma cozinha não pode ser planejada de qualquer forma. Ela precisa ter organização de móveis e eletrodomésticos para facilitar o preparo dos alimentos e a circulação de pessoas.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo algumas dicas para que você aprenda como planejar a montagem da cozinha no seu apartamento, de forma prática e eficiente. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Invista em armários suspensos

Uma dica interessante é investir em armários suspensos para trazer mais praticidade ao ambiente. Nos espaços vazios, você pode incluir os armários tradicionais, seja para armazenar alimentos ou para guardar itens domésticos ou acessórios. No entanto, recomendamos não exagerar. O excesso pode causar poluição visual no cômodo e somente aumentar os locais de acúmulo de poeira.

Posicione as mesas e cadeiras corretamente

Não invente. O posicionamento das mesas e das cadeiras precisam estar conforme o espaço disponível no cômodo. A mesa pode ser colocada próximo a parede ou no centro da cozinha, com as cadeiras em volta. O mais indicado é escolher móveis que não ocupam muito espaço, pois podem prejudicar a circulação de pessoas.

Atualmente, muitos decoradores estão apostando na bancada de cozinhas americanas. Elas são práticas para refeições, menores, finas e contém bancos altos que dão mais espaço para o ambiente.

Coloque a geladeira próximo a bancada

Para trazer agilidade na rotina, recomendamos posicionar esse eletrodoméstico próximo de uma bancada ou da pia. Ele pode ser colocado em frente a bancada ou ao lado dela. Isso é muito importante porque auxilia no preparo do alimento e reduzirá o consumo de energia elétrica, uma vez que não é necessário deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.

Escolha uma bancada com muito espaço

Do outro lado da pia, você pode investir em uma bancada para preparar as refeições diárias. Ela deve ter um espaço suficiente para fazer cortes, descongelamentos e até para produzir receitas mais complexas. Escolha esse móvel conforme a sua necessidade. Assim, tomará uma decisão mais assertiva.

O melhor balcão para pia é aquele que contém gavetas para guardar panelas e outros acessórios.

Instale o fogão no local correto

Para preparar o alimento, você precisa de um fogão. O mais indicado é colocá-lo logo ao lado da pia. Assim, é possível fazer o processo de higienização de cozimento com agilidade e praticidade.

Outra dica interessante é prestar atenção nas tomadas. Se o fogão for elétrico, deve-se verificar se não precisa de uma extensão para que a tomada seja alcançada pelo eletrodoméstico.

Use a coifa ao seu favor

A coifa não é um item obrigatório na cozinha, mas em apartamentos pequenos ela não pode ser ignorada. Esse objeto impede que a fumaça e o cheiro dos alimentos se espalhem pelos cômodos do apartamento. Se você optar por uma cozinha estilo americana, esse eletrodoméstico é ainda mais essencial.

Decore o ambiente

Após colocar todos os móveis e eletrodomésticos na cozinha, chegou a hora de decorar o espaço. Eles podem ser preenchidos com alguns itens, como cestas de frutas, quadros temáticos, fotos e revistas de culinária. Aqui, vale a pena usar e abusar da criatividade para construir um local de acordo com o seu perfil e da sua família.

A última etapa é a vistoria do cômodo. Você deve verificar se as portas, gavetas e puxadores não prejudicam a circulação. É importante fazer ainda alguns percursos em seu dia a dia. Simule tarefas para encontrar problemas durante o processo. É uma ótima dica para ajustar obstruções e deixar o espaço mais aconchegante e convidativo.

Agora que você já sabe como planejar a montagem da cozinha no seu apartamento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que ajudam a otimizar a residência.