Como o ensino EAD mudou o mercado da educação

    Nos últimos anos, principalmente com o surgimento da Covid-19, o Ensino EAD ganhou espaço na vida das pessoas, seja no estudo no ensino regular ou em especializações.

    Com a crise sanitária, e o isolamento instaurado, o comportamento e os hábitos mudaram, e com o uso mais frequente da tecnologia, atualmente há mais receptividade com relação ao ensino à distância.

    Isto posto, entender melhor o que é o EAD e como ele transformou o mercado de educação é fundamental para avaliar as tendências nesse segmento, bem identificar se esse modelo realmente se adequa ao seu negócio ou necessidade, bem como se vale a pena investir no ensino à distância na sua jornada educacional.

    O que é EAD?

    EAD (Ensino à Distância) consiste em uma nova alternativa de ensino que as pessoas podem utilizar para adquirir conhecimento e conquistar um diploma, de forma personalizada, ou seja, com turnos e horários de estudos mais flexíveis.

    Essa é uma excelente maneira de se qualificar, ter novas oportunidades de emprego, entre outras possibilidades. A evolução tecnológica é a grande responsável pela ascensão desta modalidade de ensino.

    A relação entre professor e aluno acontece com ajuda de ferramentas online que são disponibilizadas pela instituição de ensino escolhida pela pessoa.

    O EAD possibilita que os caminhos entre aluno e diploma sejam encurtados, ou seja, essa modalidade de ensino facilita a vida das pessoas que desejam, seja para o crescimento profissional ou reposicionamento de carreira.

    Isto revolucionou o mercado e a carreira dos profissionais, que precisam estar sempre buscando conhecimento na área de ensino e tecnologia para conseguir trabalhar com eficiência.

    Esta nova modalidade de ensino fez com que várias instituições educacionais investissem em marketing para divulgar seus cursos e assim chamar atenção do público, algo que aumenta as chances do empreendimento ter novos alunos e mais pessoas conhecerem esse modelo e suas facilidades.

    Como funciona o EAD?

    O EAD tem um funcionamento simples e prático. Para o aluno ingressar, é necessário ter um computador com acesso à internet e alguns conhecimentos básicos de informática. Ao resolver este primeiro passo, basta escolher o curso e a instituição.

    Alguns cursos exigem a realização de um processo seletivo, outros não. 

    Após resolver este detalhe, a pessoa tem acesso à plataforma com diversas ferramentas, conteúdos, aulas e exercícios, alguns materiais podem ser acessados em tempo real, enquanto outros são gravados e disponibilizados na plataforma de forma contínua.

    Também há o calendário com as datas para a entrega das atividades e realização das provas. O e-mail é o canal de comunicação mais utilizado para o relacionamento entre aluno, professor e instituição.

    Considerando que o curso ocorre de modo virtual, é importante que as pessoas interessadas tenham dedicação, disciplina, motivação e organização. Isso é fundamental para conseguir ingressar e concluir o ensino EAD.

    Público-alvo do EAD

    Antes da pandemia de Covid-19, as pessoas tinham a visão de que o ensino à distância era mais voltado para quem tinha pouco tempo livre e precisava conciliar os estudos com o trabalho ou cuidados com a casa e filhos, ou ainda que era menos qualificado que o presencial. No entanto, essa não é a realidade.

    De modo geral, o EAD realmente atrai, em sua maioria, pessoas que demandam mais flexibilidade no modelo de ensino.

    Após a pandemia, muitas pessoas passaram a ver esta modalidade de ensino de outra forma, ou seja, como uma possibilidade de economizar tempo, dinheiro e se qualificar do conforto do seu lar ou de qualquer lugar, aproveitando aquele momento para se profissionalizar e desenvolver mais.

    O ensino à distância é uma excelente oportunidade para investir em cursos de crescimento pessoal e profissional, com ótimo custo-benefício – comparado ao modelo presencial em instituições privadas – e, principalmente, com o mesmo rigor de ensino.

    Há diversas instituições credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) e o governo tem investido no crescimento do EAD em universidades públicas, algo que proporciona mais incentivo para as pessoas estudarem.

    Vantagens do EAD

    As aulas em EAD proporcionam diversas vantagens para os estudantes, por isso, o ensino à distância tem ganhado cada vez mais reconhecimento e espaço. 

    Sendo assim, conhecer alguns dos benefícios do EAD é uma maneira de entender melhor o porquê esta modalidade de ensino modificou o segmento de educação:

    • Protagonismo do aluno no processo de ensino/aprendizagem;
    • Mais reconhecimento pelo mercado de trabalho;
    • Mensalidades mais acessíveis;
    • Redução de custos;
    • Flexibilidade de horários;
    • Gestão pedagógica centralizada;
    • Melhor aproveitamento das aulas e fixação dos conteúdos;
    • Validade reconhecida;
    • Mais comodidade.

    Estes e outros benefícios podem ser aproveitados ao investir em um curso EAD, possibilitando a qualificação em um modelo diferenciado, com mais conforto e tranquilidade.

    A modalidade de ensino presencial ainda tem mais pessoas do que a EAD, mas a procura por cursos à distância tem crescido, seja dos chamados cursos livres ou graduações.

    Portanto, conhecer mais sobre o EAD, como funciona e seus benefícios é um jeito de entender a revolução que esta modalidade de ensino promove no mercado de educação e assim decidir se vale ou não a pena investir nele. Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.