Dicas de cursos online que vão alavancar seu currículo

O currículo é a porta de entrada de um candidato para a empresa. É por meio deste documento que os recrutadores identificam quais os profissionais passarão pelo processo seletivo.

Se esse documento não impressionar, não terá a chance de ao menos ser entrevistado pela empresa. Isso significa que ter um bom currículo é fundamental para as pessoas que estão em busca de novas oportunidades. 

Para impressionar os recrutadores e se destacar entre outros candidatos, é preciso ter um currículo completo, objetivo e que tenha um conteúdo de qualidade. O ideal é exaltar as competências profissionais desenvolvidas e o conhecimento que tem sobre a área. 

Neste momento, descrever os cursos que já cursou é muito importante. Assim o recrutador entenderá quais os assuntos o candidato domina, seus conhecimentos, especializações e perceberá que a pessoa é dedicada e está sempre se atualizando sobre sua área de atuação. 

Um problema que muitos se deparam é a falta de cursos para colocar no currículo, perdendo espaço para aqueles que colocam diversas  de certificações do documento. Para solucionar essa questão, nós sugerimos o seguinte:

Aposte nos cursos online. São práticos, flexíveis, podem ser feitos de qualquer lugar, na hora que puder, existem centenas de opções gratuitas e que oferecem certificações. 

A seguir, listamos algumas sugestões de cursos que recheiam qualquer currículo para impressionar no recrutamento. Vale ressaltar que o ideal é cursar temas relacionados ao mercado de trabalho em que atua.

Então, além dos cursos indicados, o ideal é que o candidato procure algumas opções mais focadas na sua área de atuação – existem dezenas de cursos online gratuitos para todos os segmentos, basta procurar e encontrar algum que agrade. 

Cursos para alavancar o currículo

Os cursos online são a forma mais fácil e acessível de agregar conhecimento ao currículo. Com um bom volume de certificação, o candidato se aperfeiçoa e mostra  aos selecionadores que está sempre atualizado, em busca de novos aprendizados e disposto a se adaptar às demandas do mercado.

Mas, cuidado. Para impressionar, é preciso se formar em cursos de boas instituições de ensino. Diversas plataformas de confiança e com nome no mercado oferecem cursos gratuitos e online. 

Então, aproveite! A seguir, confira os cursos básicos que incrementam o currículo. Após concluí-los, o candidato deve procurar aulas mais focadas em sua área, como explicamos no tópico anterior.

Curso de inglês

Não é novidade para ninguém que o inglês se tornou essencial para os profissionais atualmente. Se não tiver pelo menos o conhecimento básico sobre a língua inglesa, o profissional pode perder uma série de oportunidades.

Se antes o inglês era um diferencial, hoje é praticamente obrigatório. Então, os cursos online podem ajudar as pessoas a iniciarem os estudos sobre a língua inglesa.

Assim, conseguirão ter acesso a mais vagas de emprego, promoções e terão mais chances nos processos seletivos.  

Excel 

Microsoft Office Excel é um programa de planilhas muito utilizado para a organização de dados e realização de cálculos. Diversas empresas usam essa plataforma na rotina de trabalho para organizar dados, analisar informações, controle de produtividade, dentre outras tarefas.

Sendo assim, é importante saber manusear a ferramenta. A maioria das áreas de atuação atualmente trabalham com planilhas, então é um ótimo curso para impressionar e atrair a atenção dos recrutadores. 

Informática

Com o avanço da tecnologia, a grande maioria das atividades corporativas envolvem computadores, sistemas operacionais e softwares. Os cursos de informática com certificado são importantes para demonstrar que o candidato domina essas ferramentas usadas no dia a dia pela corporação.

Para profissionais da área de tecnologia, por exemplo, é preciso buscar cursos de informática avançada ou especializados na área de atuação. Para outras áreas, o curso básico já é uma ótima opção.

Técnicas de comunicação oral, escrita e atendimento ao cliente

Saber como atender o cliente e se comunicar bem com as pessoas – de forma oral ou escrita – é muito importante. Afinal, é algo que impacta na imagem e credibilidade de uma empresa. 

Esse curso é uma “garantia” para o recrutador que o profissional é comunicativo, saber lidar com clientes, gerência algumas crises e escreve bem. É um grande diferencial, dado que não envolve apenas um conhecimento técnico.

Mas sim uma habilidade pessoal e profissional que o candidato tem a oferecer à organização.