quarta-feira, fevereiro 21

    Como está a saúde financeira da sua empresa? será que os impostos que você paga estão de acordo com a atividade da empresa no cnae simples? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, significa que talvez esteja precisando de uma consultoria financeira.

    Mas, você sabe o que é uma consultoria financeira e como ela pode ajudar o seu negócio? Veja isso e mais em nosso artigo.

    O que é Consultoria financeira

    A consultoria é um serviço em que um consultor, especialista em uma determinada área, neste caso, financeira, vai até um empreendimento e observa o dia a dia, analisa processos e dá orientações como a escolha do cnae simples.

    Logo, é papel do consultor analisar os principais problemas e apontar possíveis soluções de curto e longo prazo. Dessa maneira,o negócio ganha maior estabilidade e segurança para lidar com as adversidades do mercado. 

    Quais são as vantagens da consultoria financeira

    Como mencionamos acima, a consultoria serve para melhorar determinadas áreas, como a financeira. Sendo assim, o cultor financeiro é capaz de apontar a situação em que o negócio se encontra e em que direção ele está seguindo, isto é, se a empresa está na direção dos seus objetivos ou se está no sentido contrário.

    Além disso, contar com o suporte de uma consultoria financeira tem outras vantagens como:

    Controle mais preciso do fluxo de caixa.

    Saber exatamente o quanto entra e sai da empresa é importante para a melhor gestão financeira e ajuda a identificar possíveis falhas que podem impactar negativamente o financeiro da empresa.

    Redução de burocracia

    A burocracia faz parte do dia a dia de uma empresa. No entanto, nem todos sabem lidar com ela ou estão aptos a isso. 

    Assim, o consultor financeiro pode orientá-lo em relação aos impostos da empresa, verificando se o que é cobrado de acordo com a atividade da empresa. Ou ele pode constatar que a empresa deve mudar de cnae simples para ter vantagens em relação aos impostos.

    Ou seja, um consultor financeiro pode lidar com essa parte burocrática deixando-o livre para executar atividades que você tenha maior domínio ou orientá-lo sobre como lidar com elas, economizar tempo e diminuir erros.

    Agilidade na tomada de decisões

    Quando todas as informações estão organizadas e acessíveis a tomada de decisões como a compra de insumos e equipamentos ou contratação de mão de obra, torna-se mais fácil e rápida.

    Aumento da lucratividade

    Quando as vendas e os gastos estão equilibrados, quando se conhece o público-alvo e há um planejamento coerente, a lucratividade da empresa tende a aumentar.

    Isso é resultado de usar o capital de forma inteligente evitando gastos desnecessários e investindo onde é importante.

    Maior controle financeiro

    O objetivo de uma consultoria financeira é ajudar o empreendedor a ter total controle e conhecimento de suas finanças, tornando-o capaz de gerenciar rendimentos, lucros, despesas, investimentos e gastos de maneira eficaz.

    Como funciona a consultoria financeira

    Uma das principais atividades de uma consultoria financeira em uma empresa é avaliar as finanças do negócio a fim de identificar forças, fraquezas, ameaças e as oportunidades para potencializar o desenvolvimento do negócio.

    No entanto, diferente do que muitas pessoas imaginam, a consultoria é um recurso que não deve ser utilizado apenas quando a empresa passa por dificuldades. 

    Dessa forma, cabe ao consultor orientar e fazer sugestões que podem ou não ser acatadas pelos gestores do negócio.

    Assim a consultoria financeira é um grande apoio que reduz o risco de problemas e contribui para o desenvolvimento do negócio e crescimento da empresa.

    Conclusão

    Normalmente, empresários só descobrem os serviços de uma consultoria financeira quando o negócio está em dificuldades e necessita de ajuda para se recuperar.

    No entanto, vimos neste artigo que a função da consultoria é justamente orientar e direcionar os gestores sobre as melhores decisões para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

    Assim, é importante ter o apoio de uma consultoria financeira desde o início do negócio quando o consultor pode ajudar, por exemplo quanto a melhor opção de cnae simples optar.

    Mesmo tendo esse apoio em suas atividades, a decisão final sempre será sua e não do consultor. Mas podemos combinar que ter uma pessoa para apontar o melhor caminho sempre é melhor, não é mesmo?

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.