Close

Laser – o que é e qual é sua importância na indústria

laser-o-que-e

Você sabe o que significa laser? Laser, em termos técnicos, é a amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. Seu nome vem da abreviação do inglês “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”.

Podemos dizer que o laser é como se fosse uma faca afiada que jamais se desgasta, e por este motivo, é tão utilizada na indústria. O laser é um sistema que produz um feixe de luz altamente concentrado através de transmissões de molécula para baixar os níveis de energia.

Quando aplicada no processamento de materiais, verifica-se que a alta densidade de energia do Laser promove a fusão e evaporação destes, em regiões muito localizadas em função do elevado gradiente térmico gerado.

Veja também: Tijolos ecológicos – Vale a pena utiliza-lo?

Vantagens do corte a laser

Todos os materiais comuns no processamento industrial podem ser cortados com segurança e alta qualidade com o laser.

Por isso, os lasers são a escolha número um para ferramentas de corte para muitas aplicações na área de metais e não-metálicos.

O material é aquecido pelo raio laser focalizado e o restante da peça não é afetado. A fenda de corte não é maior do que o próprio raio, e mesmo contornos de filigrana e complexos podem ser cortados suavemente e sem rebarbas.

Em muitos casos, não há mais necessidade de retrabalho. Em lotes pequenos e na construção de protótipos como é feito na Porto Aço e Ferro, o processo de corte é frequentemente utilizado devido a sua flexibilidade.

Onde o laser pode ser utilizado?

O laser tem diversas aplicações e em áreas diversificadas, como soldagem, tratamento térmico de susperfícies, usinagem, na medicina, entretenimento, telecomunicações, entre outras áreas.

Não é por acaso que o corte à laser se tornou uma necessidade de diversas empresas cujo uso se expande em larga escala, especialmente no Brasil.

Materiais que podem ser processados com Laser

A flexibilidade do processo no processamento de diferentes materiais é uma das principais vantagens. Veja em quais materiais o laser é frequentemente usado:

  • Titânio;
  • Aços Galvanizados;
  • Aços Inoxidáveis;
  • Alumínio e suas ligas;
  • Borrachas e Compósitos;
  • Aços Carbono;
  • Madeira;
  • Plásticos e Acrílicos;
  • Papel, Couro e Tecidos;
  • Quartzo;
  • Vidros.

Como ocorre o processo de Corte Laser?

Com o entendimento de que o laser promove a fusão e evaporação de materiais em regiões altamente localizadas, pode-se concluir que um processo de corte é de alta velocidade e qualidade. 

Entretanto, ocorrerá quando se adicionar a este feixe de energia um jato de gás, que obviamente é compatível com o material a ser processado.

O gás tem a capacidade de abrir o caminho para o corte, expulsando partículas do material. O oxigênio e o nitrogênio são alguns dos gases auxiliares que utilizados no corte.

Tipos de Lasers aplicados no Processo de Corte

Dois tipos são utilizados para a aplicação do laser de corte e para o processamento de materiais em geral.

Laser sólido

A principal vantagem deste tipo de laser é que ele pode ser transmitido através de fibra ótica. Sua principal limitação é a menor velocidade de corte do que o laser a gás..

Laser a Gás

Um meio ativo gasoso é usado para projetar este tipo de Laser. O laser CO2 é o sistema de geração de feixe mais utilizado para o corte de materiais.

Conclusão

Este foi nosso artigo que explica um pouco mais sobre o laser e suas aplicações na indústria.

Sem dúvida, o laser tem um importante papel na indústria devido a sua aplicação e também a qualidade de seu corte.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se gostou, aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

scroll to top