Close

Vale a pena construir com tijolos ecológicos?

tijolos-ecologicos

Os tijolos ecológicos têm sido uma demanda cada vez maior no ramo da construção sustentável. É por meio deles que há a possibilidade de gerar uma melhoria no meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais. O melhor de tudo é que a qualidade da obra não é perdida.

Para quem está diretamente ligado com a natureza e deseja um projeto sustentável, que entregue resultados e, ao mesmo tempo, preservação, saiba que esta será uma peça fundamental. Conheça, logo abaixo, todos os motivos para adquirir o tijolo e o porquê de ele valer a pena para a sua obra.

O que é o tijolo ecológico?

Os tijolos ecológicos nada mais são do que uma simples mistura de água, cimento e terra (solo). Tem sido amplamente utilizado para promover a sustentabilidade, reduzindo assim o impacto ambiental associado ao meio ambiente. Para sua produção, todos os elementos são bem misturados.

Ao contrário dos tijolos tradicionais, os itens podem ser preparados sem queimar componentes. Eles são compactados usando prensas hidráulicas ou manuais e podem suportar cerca de 6 toneladas de pressão por vez. É por isso que eles são mais resistentes do que a pessoa média.

É comum se referir a este material como tijolo modular ou tijolo de cimento. Ao contrário dos tijolos como os conhecemos, esse tijolo não precisa ser assado em forno, o que reduz bastante a emissão de gases poluentes na atmosfera. Sua resistência deve ser de pelo menos 2,0 MPa.

Quais são os principais benefícios dos tijolos ecológicos?

Existem, sim, muitos benefícios por trás da compra de tijolos ecológicos para a realização de uma obra e é necessário que todos estejam atentos a isso. Por meio desse material, os impactos ambientais podem ser amplamente reduzidos e, consequentemente, a natureza se sustentará por mais tempo.

Economia com tijolos ecológicos

Um dos fatores mais influentes em uma obra é o seu custo total. Afinal, todos sabemos que mudar alguma coisa, construir paredes, comprar materiais ou outros adereços pode sair muito caro. No entanto, com a adoção de tijolos sustentáveis, esse tipo de problema não surgirá.

Para se ter uma ideia, devido ao uso de todos os materiais, o desperdício pode ser evitado e, o mais importante, cerca de 50% da obra pode ser economizada. Para quem quer fazer algumas alterações ou construir do zero, esse valor faz uma grande diferença no bolso.

Limpeza

Sem dúvida, uma das maiores preocupações de quem está envolvido em um projeto ou reforma é o acúmulo de entulho. Livrar-se dele é muito difícil, principalmente porque polui muito o meio ambiente. Por isso, muitas vezes se ouve que esta é a pior parte de uma obra, o que pode ser resolvido facilmente com a introdução dos tijolos ecológicos.

No entanto, escolhendo esse tipo de tijolo como opção para instalar paredes ou outros tipos de itens em sua casa, você ficará com um ambiente muito mais limpo. A construção modular acaba contribuindo para um ambiente bem menos poluído e evita qualquer acúmulo de cascalho na propriedade.

Sem impactos ambientais

Um dos maiores benefícios dos tijolos ecologicamente corretos é reduzir seu impacto no meio ambiente. Vivemos em uma era de desenvolvimento sustentável, que deveria ter sido por um tempo. À medida que as pessoas se tornam mais conscientes, nada melhor do que trazer uma ajudinha para a natureza no trabalho.

A razão pela qual os tijolos são menos poluentes para o meio ambiente é justamente por causa de sua produção. O material é mal cozido, reduzindo o uso de fornos que emitem muitos gases poluentes. Além disso, o item pode ser produzido a partir de materiais reciclados, como plástico e brita.

Resistência dos tijolos ecológicos

Se você acha que comprar ou produzir tijolos ecológicos acabará por tornar sua casa menos resistente, não fique preocupado de nenhum modo. Para que você possa compreender, este material pode ser 6 vezes mais forte que os tijolos normais. É perfeito para áreas com muita chuva ou atividade natural.

Além disso, como mencionado, o material foi prensado em até 6 toneladas, apresentando resistência total. O tijolo é altamente recomendado para as paredes, mas também pode ser colocado em uma superfície de trabalho ou até mesmo em uma mesa em uma sala de estar.

Então, vale a pena construir com tijolo ecológico?

Sim, vale muito a pena incluir os tijolos ecológicos em sua obra ou reforma. Além de ser um material com uma alta resistência, o que vai reduzir amplamente os custos de operação, ainda será possível dar uma chance a mais para a natureza, visto que há uma clara redução de impactos ambientais.

Para ter uma obra mais limpa, mais barata e mais sustentável, basta ficar de olho neste tipo de tijolo. Ele poderá fazer uma grande diferença não apenas para o seu bolso, mas também para o bem-estar das pessoas que frequentam o local.

scroll to top