Por que usar chapas de policarbonato em construções e projetos arquitetônicos

As chapas de policarbonato estão se tornando grandes aliadas em construções e reformas atualmente. Esse material é muito versátil, podendo ser usado desde em veículos, até janelas em uma casa. 

Tem ótimo custo benefício, é encontrado em várias cores e modelos, além das diversas outras vantagens.  Por esses e outros motivos, o policarbonato se tornou um dos materiais mais queridos pelos arquitetos. 

Em projetos arquitetônicos, por exemplo, esse material pode ser usado em telhas, chapas, janelas, em divisórias, cobertura de áreas externas e muitas outras soluções. 

O policarbonato pode ser usado em projetos residenciais, em casas, apartamentos, comércios, empresas, restaurantes, entre outros diversos locais. Mas afinal, o que é esse material?

Basicamente, é um tipo de polímero. Ou seja, é um material derivado de resinas de carbono, do mesmo grupo dos plásticos – enquanto a composição. O policarbonato é moldável quando quente, permitindo que se façam curvas ou outros formatos e transparente, podendo ser confundido com vidros em sua forma lisa.

Policarbonato é 250 vezes mais resistente que outros materiais!

Alguns anos antes, o policarbonato era mais usado em indústrias para proteção e segurança de operadores durante o trabalho. Isso porque é um material muito resistente – 250 vezes mais do que vidros e 40 vezes mais do que o acrílico. 

Entretanto, hoje esse material também é largamente usado em vários projetos de arquitetura de diferentes espaços, como em coberturas em jardins de inverno, garagens, estufas, piscinas e todo ambiente que exige luz natural, resistência e beleza.

O policarbonato está se popularizando entre as pessoas, embora já tenha se tornado um grande queridinho dos profissionais de arquitetura. Desta forma, saiba mais sobre esse material e onde é possível usá-lo. Além, é claro, de seus benefícios.

Como o policarbonato em projetos arquitetônicos

O policarbonato representa uma série de benefícios e versatilidade para as áreas de construção civil e arquitetura. Nestes segmentos, esse material pode ser encontrado em forma de telhados e toldos. E em duas formas distintas: chapas e telhas de policarbonato.

Outro motivo para usar o policarbonato é que esse material tem quatro tipos diferentes de padronagens para aplicação que são: transparente, opaco, canelado e liso, possibilitando diversos efeitos para os projetos residenciais ou comerciais. 

São usados em áreas externas nas casas, como em garagens, jardins, estufas, passarelas, coberturas, toldos, entre outros locais.  Esse material também é muito usado em cômodos internos de residências, restaurantes, escritórios, escolas.

O policarbonato pode substituir diversos ítens que são feitos de vidro ou acrílico, como janelas. Então, a versatilidade desse material é infinita. Isso porque esse material consegue propiciar um aumento da iluminação natural – já que tem até 90% de transparência.

Benefícios do policarbonato

Além da alta resistência, versatilidade e boa luminosidade, o policarbonato tem uma série de benefícios. Entre eles, esse é um material econômico e ecologicamente correto, podendo ser reciclado.

A economia se dá pela redução de custos com material, transporte e instalação do ítem. Por ser um material muito mais leve do que os demais, seu manuseio é mais fácil, rápido e seguro.

Evitando perdas de chapas ou telhas de policarbonato durante a instalação – o que acontece muito com vidros, por exemplo. Além disso, esse material proporciona isolamento térmico e acústico para os ambientes.

Ou seja, com ele há a contenção do calor e ruídos vindos de fora do ambiente. Por isso, inclusive, é muito usado em divisórias de drywall, comuns em escritórios e salas comerciais.

O policarbonato também costuma ser usado como divisórias em salas transparentes, tornando o ambiente mais elegante, sem ruídos e com clima agradável. 

Ou seja, é um material com a beleza dos vidros, mas com muito mais benefícios. Oferece mais luz natural, o que implica o bem-estar das pessoas, isolamento acústico, térmico e ainda é muito resistente.

O que facilita o transporte e instalação, tornando o serviço mais simples e consequentemente, com melhor custo benefício. São por esses motivos que o policarbonato é um sucesso em projetos arquitetônicos e na área de construção civil.

São por esses motivos também que esse material deve-se ser usado nos mais diferentes tipos de projeto – residencial, em galpões, pavilhão, escolas, restaurantes, escritórios e muito mais.