Tubo galvanizado: O que é, suas vantagens e aplicações

Fabricados nos rígidos padrões de segurança dos órgãos reguladores, os tubos de aço galvanizado são sinônimo de eficiência e alta qualidade. 

É utilizado em múltiplos campos e múltiplas aplicações com versatilidade e enorme custo/benefício. O aço galvanizado é um produto que passou por um processo de galvanização – uma camada muito fina de zinco é aplicada ao aço para aumentar sua resistência à corrosão. Processo galvanizado. 

O tubo de aço galvanizado a quente (recomendado para fluidos e gases em geral como água, óleo e condicionadores de ar) conforme a norma NBR 5580 é totalmente galvanizado no material por imersão do produto em zinco.

Nas laterais, o aço galvanizado a frio é indicado para estruturas metálicas como cercas e andaimes (sem transporte de fluidos).

É fabricado por choque eletrostático, no qual o zinco é fixo apenas no seu exterior. Saiba mais sobre este produto e suas principais aplicações.

Como é feito o tubo de aço galvanizado?

Os tubos de aço galvanizado são fabricados com base em chapas finas soldadas, que formam o cilindro de aço. As formas dessas peças podem variar, mas as formas redondas ainda são as mais utilizadas na indústria. Quando são formados, passam para a próxima etapa do processo: a galvanização.

 

É feito com uma fina camada de zinco, o que aumenta a resistência dos tubos de aço galvanizado aos efeitos da corrosão. Para esses processos, é muito importante que o comprimento, a espessura e o diâmetro sejam consistentes com a seleção do projeto. Dessa forma, a condução de materiais gasosos, líquidos ou pastosos ocorrerá sem dificuldade.

Quais são as vantagens do tubo de galvanizado

Durabilidade

Em meio ao processo de galvanização por imersão a quente, os modelos de tubos galvanizados por imersão a quente são revestidos com uma camada de zinco para garantir que resistam aos efeitos da corrosão e ferrugem.

Portanto, os modelos de tubo galvanizado de aço carbono e tubo de ferro galvanizado proporcionam maior durabilidade do que os modelos de tubo de aço comum para projetos industriais e de construção civil.

Resistência

O modelo de tubo galvanizado a quente é reconhecido por sua alta resistência a materiais corrosivos e abrasivos e é o produto mais recomendado para a condução de fluidos e resíduos químicos.

Os tubos galvanizados fornecem a resistência necessária para projetos nas indústrias química, petroquímica e são amplamente utilizados no processamento, transporte e manuseio de diversos produtos químicos.

Segurança

Além de garantir durabilidade e resistência, o processo de galvanização torna também os tubos de aço uma excelente escolha em termos de segurança para projetos de construção civil e uso industrial.

O tubo de aço carbono galvanizado ou ferro galvanizado oferece boa resistência à corrosão, resistência à ferrugem e grande durabilidade, proporcionando toda a segurança que precisa para transportar líquidos químicos e resíduos ou manter a infraestrutura predial.

Aplicação

Os tubos galvanizados possuem uma ampla gama de possibilidades de aplicação na indústria e no mercado. Podem ser utilizados em projetos de construção civil, indústrias químicas e petroquímicas, fabricação de veículos na indústria automotiva, açúcar, usinas de álcool e obras públicas!

Tubos de aço galvanizados podem enferrujar?

A resposta é não! O aço é especialmente revestido com zinco, que por sua vez possui uma barreira isolante e anti corrosiva. Sendo assim, seja água, umidade, intempéries ou mesmo produtos químicos e corrosivos, ele não enferruja.

Embora os tubos de aço galvanizado sejam muito duráveis, isso lhes confere maior disponibilidade em qualquer tipo de indústria e fábrica.

As empresas petrolíferas e as empresas que utilizam materiais químicos são as indústrias que mais se beneficiam da galvanização de tubos de aço.

Diferença entre aço carbono e aço galvanizado?

Existem diversos aços no mercado, cada um com propriedades diferentes e que podem ser utilizados para diferentes finalidades.

O aço carbono é uma liga metálica composta de ferro e carbono que se corrói (enferruja) com muita facilidade. Este tipo de aço é feito ligando ferro com carbono, que contém menos de 2,11% de carbono.

O aço galvanizado consiste em uma forte mistura de aço líquido com uma solução de pelo menos 10% de cromo para alta resistência à corrosão.

Os dois são muito utilizados na indústria e outros campos, porém, o aço galvanizado oferece maior durabilidade devido às suas propriedades anticorrosivas.

A camada de zinco ajuda a economizar recursos naturais e energia, como minério de ferro, e prolonga a vida útil do produto.

Comentários estão fechados.