Close

Como fixar telha sanduiche na madeira

como-fixar-telha-sanduiche-madeira

Dentro de um projeto arquitetônico, há várias coisas que se deve considerar, a fim de obter o resultado que se deseja. Mas, dentre todos eles, com certeza um dos processos mais importantes é a escolha das telhas.

E isso acontece devido ao fato de afetar diretamente a qualidade de vida de quem vai usufruir do imóvel. Por isso, as telhas sanduíche são as opções mais comuns, haja vista que detém algumas boas qualidades.

No entanto, não basta apenas escolher um material de qualidade, mas também saber como fixar telha sanduíche a fim de usufruir de todos os benefícios. E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Confira!

O que são as telhas sanduíche?

Como o próprio nome indica, nada mais é que um tipo de telha a qual é composta por duas telhas metálicas, mas com um material de preenchimento entre elas. 

Esse material tem por intuito servir como um isolamento acústico e/ou térmico e, além disso, garante a melhor separação, conforto e privacidade dentro do referido cômodo.

A telha sanduíche costuma ser bem resistente, haja vista que ela possui várias camadas. Ainda que o formato mais comum dessa telha seja o trapezoidal, é possível encontrá-la em forma ondulada, canaleta ou chapa frisada.

Como instalar telha sanduíche?

Primeiro de tudo você deve ter a garantia de ter todos os materiais necessários para fazer a instalação, bem como um parafuso auto brocante e coisas semelhantes. Além disso, considere as seguintes questões:

Veja se a instalação é possível

Nem sempre a telha sanduíche pode ser instalada no ambiente em que você deseja. Por isso, o cuidado primordial que se deve ter é fazer um estudo se é viável utilizar esse modelo na construção do seu projeto.

A depender, pode ser que elas não tenham apoio ou mesmo as estruturas mais adequadas. Nesse caso, será necessário fazer algumas alterações no planejamento original.

Mantenha uma distância adequada entre os apoios

As telhas sanduíche precisam de certos pontos de apoio, os quais devem ficar nas posições corretas, a fim de que possam se sustentar. Sendo assim, para manter a integridade, eles devem ficar nas posições corretas.

No caso de ficarem muito distantes, qualquer peso pode fazer com que ela se rache e, por consequência, pode partir. Contudo, esse não é um detalhe muito difícil de se observar, haja vista que cada fabricante já inclui a distância máxima entre os pontos.

Entretanto, também se deve considerar a carga que é gerada pelo vento e pela chuva na área. Isso é importante para poder ajustar os números para algo ainda mais adequado para o seu projeto.

Considere o tipo de material isolante

Além de pensar em como você vai instalar a telha sanduíche, não deixe de se questionar a respeito dos materiais em sua composição, em especial no que tange o preenchimento isolante.

Isso acontece porque ele detém muita relevância na hora de determinar o poder de isolamento termoacústico, por exemplo, bem como o peso e a sua resistência. Sendo assim, entenda que há dois principais tipos:

  • Isolamento de Poliestireno Expandido (Isopor);
  • Poliuretano Expandido.

O primeiro costuma ser mais barato e, portanto, mais comum em grande parte dos projetos. Agora, em relação a segunda opção, ele é modelado para suportar altas ou baixas temperaturas, além de ser termoacústico

Atente ao comprimento das telhas e emendas

Na região em que ocorre a sobreposição, há maiores chances de haver vazamento ou outros problemas estruturais. Sendo assim, é essencial se atentar a essa questão, a fim de evitar esse tipo de problema.

Em emendas, a telha superior precisa recobrir a telha de baixo apenas com uma folha de pelo menos 25 cm. Dessa forma, acaba por evitar impacto de água ou mesmo que o acúmulo ultrapasse o vão. 

Avalie a proteção anticorrosiva

Ainda que você já tenha o entendimento de como instalar esse tipo de telha, nada disso irá adiantar caso você não pense na sua longevidade. 

Por conta disso, uma das questões que você deve se atentar diz respeito a sua proteção anticorrosiva. Dentro desse contexto, há três tipos mais comuns utilizados em telhas, sendo elas:

  • Telhas galvanizadas;
  • Telhas galvalume;
  • Pintura eletrostática.

Cada uma confere uma proteção diferente e, por isso, é essencial avaliar qual é a mais indicada para o seu tipo de projeto.

scroll to top