Saiba quais hábitos durante a caminhada devem ser evitados imediatamente

Elimine esses erros e você andará melhor, mais rápido e com mais eficiência – tudo para o bem do seu corpo.

Não existe um andado “perfeito”, pois nossos passos nunca seguem a consistência de um robô. Um estudo descobriu que, a cada passo que damos, nossos corpos trabalham continuamente para corrigir erros em nossas cadeias cinéticas. Se inclinarmos para a frente em uma direção, por exemplo, nossos passos serão corrigidos ao nos movermos mais nessa direção. Estamos constantemente fazendo pequenas correções para ficarmos estáveis.

Considerando todas as nossas pequenas imperfeições enquanto carregamos nossos corpos pela estrada, por trilhas e ao redor de trilhas, é ainda mais importante que você evite uma lista simples de proibições que comprovadamente são maus hábitos de caminhada para o seu corpo – especialmente se você é um caminhante sério que está tentando ir mais rápido, aumente sua intensidade e tente queimar gordura e, potencialmente, perder peso. Curioso para saber o que são? O que se segue são cinco maus hábitos de caminhada que você precisa abandonar agora. E para outro grande erro que você não deve cometer ao caminhar, veja aqui para saber por que estes são os piores sapatos individuais para caminhar, diz novo estudo .

Braços retos

Uma rápida lição de fisiologia: quando você anda com os braços esticados que balançam, você na verdade vai desacelerar. Enquanto isso, se você olhar para alguém que é corredor, verá que seus braços estão sempre dobrados, e geralmente em cerca de 90 graus. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Experimental Biology , os humanos tendem a esticar os braços enquanto caminham lentamente e a dobrá-los durante a corrida. É algo que fazemos para uma transferência eficiente de energia através de nossos corpos.

Mas se você estiver fazendo caminhadas rápidas – que são essenciais para aproveitar todos os benefícios da caminhada para se exercitar e maximizar sua queima de calorias – você precisa dobrar os braços mais como um corredor, aconselhe especialistas em caminhada. Mantenha os braços dobrados em 90 graus e os cotovelos dobrados mais próximos do corpo. Assim, seus braços se movem para frente e para trás e você terá uma transferência de energia muito mais eficiente. Para obter mais informações sobre os benefícios da caminhada para a saúde, consulte aqui o principal efeito colateral de fazer uma caminhada de 1 hora, diz novo estudo .

Exercícios de caminhada com um parceiro

Casais que caminham juntos também acabam caminhando em um ritmo muito mais lento. Se o casal fosse do tipo que dá as mãos? A velocidade deles diminuiu ainda mais. Se alguém desacelera substancialmente quando está caminhando com outra pessoa, isso pode anular alguns dos benefícios para a saúde reconhecidos se caminhar sozinho em um ritmo mais rápido. Portanto, se você quiser maximizar seus treinos de caminhada, considere fazer isso sozinho.

Andando ereto

Muitas pessoas se machucam porque simplesmente não andam eretos. Para corrigir, mantenha a cabeça erguida para que a coluna e o pescoço formem uma linha reta perpendicular ao solo. Sempre olhe para frente – o conselho de especialistas sobre a distância varia de 3 a 9 metros à frente – e mantenha os ombros relaxados, para trás e para dentro.

Pense no seu pescoço como parte da coluna como um todo, em vez de uma entidade separada e tente aumentar o espaço entre as vértebras, expandindo-o como o fole de um acordeão. 

Passos largos

Isso é algo muito comum entre os que buscam aumentar sua velocidade e sua aptidão cardiovascular. O excesso de marcha ocorre quando, durante um esforço para aumentar o comprimento da passada, o joelho trava quando você alcança com o pé dianteiro. O pé dianteiro então pousa na frente do centro de gravidade, causando choque e frenagem. Nessa posição, o joelho é menos capaz de absorver o choque e, mais cedo ou mais tarde, resulta em dor. Quando sentir um incômodo, lembre-se de procurar um médico ortopedista, pois nunca se sabe quando é uma lesão leve ou grave.

Para corrigir isso, você precisa dar passos mais curtos e rápidos e certificar-se de que, a cada passo, seu pé atinja o solo sob o quadril e com o joelho ligeiramente flexionado.

Embora possa parecer contra-intuitivo para quem gosta de caminhar, passos mais curtos e rápidos permitem uma passada suave e ondulante e tornam mais fácil para você deslocar o peso do corpo sobre a perna da frente e mover a perna de trás para frente.

Andar em áreas de muito tráfego

Pessoas que caminham a muito tempo – muitos dos quais sofrem de doenças cardíacas – são pessoas que caminhavam por uma rua poluída não experimentaram todos os ganhos cardiovasculares associados à caminhada. 

De acordo com o estudo, caminhar por essas áreas poluídas evita os efeitos cardiopulmonares benéficos da caminhada. As políticas devem ter como objetivo controlar os níveis de poluição do ar ao longo de ruas movimentadas, tendo em vista esses efeitos negativos para a saúde. Qualquer caminhada é provavelmente uma boa caminhada, mas talvez não crie o hábito de caminhar por vias públicas movimentadas.

Colocando os pés no chão

Se você ouvir um tapa quando seu pé atinge o chão, é provável que você esteja fazendo tudo errado. Isso não é apenas ruim para a transferência de energia que a caminhada exige, mas também pode causar dor. Em vez disso, você deve abraçar o andamento do movimento.

Para uma caminhada melhor, seu calcanhar deve bater no chão primeiro, depois rolar para a bola e, em seguida, empurrar o dedão do pé. E para realmente aumentar suas caminhadas diárias, veja aqui 4 maneiras incríveis de perder peso enquanto caminha por apenas 20 minutos, de acordo com um instrutor especialista .

Você não está se esforçando o suficiente

A chave para ficar mais em forma e mais magro durante a caminhada é melhorar sua intensidade, variar seus treinos e até mesmo tentar sua mão em intervalos de caminhada . 

A chave para caminhar melhor para melhorar seu condicionamento físico é garantir que você esteja aumentando sua frequência cardíaca e que esteja trabalhando mais cada vez que sair. Isso, é claro, significa dar uma “caminhada rápida”, cerca de 3 milhas por hora.