terça-feira, fevereiro 20

    Você sabe o que precisa para autenticar um documento? Praticamente todo mundo, em algum momento da vida, irá precisar fazer isso.

    Nesse processo, pode ser necessário visitar um cartório de notas. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é a respeito da possibilidade de fazer esse processo online.

    Mas, além de querer saber sobre o que precisa para autenticar um documento, há outras dúvidas, como em relação a valores, quando é preciso autenticar e quais documentos não podem ser autenticados.

    Tudo isso e muito mais iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!

    O que é e como funciona o processo de autenticação?

    Em suma, a cópia autenticada nada mais é que uma reprodução autorizada de algum documento, o qual está assegurado pela Lei n° 2148 de 1940.

    Essa lei garante que a cópia autenticada tenha a mesma validade que a original. Essa história surgiu no final da década de 30.

    Isso porque, naquela época, surgiram as primeiras cópias reprográficas no país. Foi nesse contexto também que surgiu a necessidade de replicar os documentos que já existiam, para fins jurídicos.

    Para fazer essa cópia, é só ir até o cartório de notas com o documento que quer autenticar. Em seguida, o tabelião deve atestar que a cópia é idêntica ao original.

    O requerente deve conferir todos os documentos para colocar o selo de autenticidade, junto com o carimbo e a assinatura.

    Você pode sim apresentar a cópia já feita em outro estabelecimento. No entanto, deve-se ter também o documento original, a fim de que o tabelião confirme que são idênticos.

    Como fazer a autenticação online?

    Para isso, você vai precisar fazer a autenticação online, onde é preciso tirar um certificado digital. Nesse quesito, a urcompany pode lhe ajudar em todo esse processo.

    Assim que conseguir obter esse certificado, caso o documento seja digital, é só enviar por e-mail.

    Mas, caso se trate de um documento físico, é preciso comparecer ao tabelionato para poder digitalizá-lo e, então, enviar para a autenticação.

    A plataforma já irá entregar o documento certificado ao tabelião, o qual deve averiguar a sua total autenticidade.

    Depois desse procedimento, a plataforma irá gerar um comprovante com todos os dados do notário ou responsável que tenha feito a assinatura de autenticação.

    Fora isso, deve constar a data e a hora da assinatura, bem como um código de verificação.

    Tipos de documentos que não podem ser autenticados

    Outra coisa que você precisa saber sobre o assunto é a respeito dos documentos em que não é possível autenticar.

    Não será possível autenticar se o documento original tiver rasuras ou foi alterado com corretivo. Caso ele esteja ilegível, escrito a lápis ou preenchido com carbono, também não é possível.

    Todos os documentos que ofendam os bons costumes também não serão aceitos. Fora isso, documentos em outro idioma, que não possuem a tradução juramentada em anexo, documentos emitidos online sem carimbo e assinatura, não serão permitidos.

    Por que devo autenticar documentos?

    Pelo simples fato de que as cópias autenticadas terão o mesmo valor que o original. Dessa forma, haverá maior dificuldade em terceiros lhe acusarem de ilegalidade em qualquer documento.

    Em quais casos é indicado a autenticação?

    A autenticação é necessária em várias situações, tais como:

    • Aquisição de imóveis;
    • Ao fundar uma empresa;
    • Abrir conta em banco;
    • Tirar passaporte ou visto de viagem etc.

    Além de tudo isso, é muito mais seguro manter as cópias autenticadas dos documentos que são mais importantes.

    Dessa forma, você pode fazer a cópia autenticada do RG e título de eleitor, por exemplo. Mas, por questões de segurança, alguns órgãos não aceitam o uso delas, como é o caso do ENEM.

    Quanto custa para autenticar documentos?

    O valor da cópia autenticada pode sofrer alteração a qualquer momento, a depender do que os Governos Estaduais definirem.

    Isso quer dizer que cada estado pode ter valores distintos e, portanto, é melhor fazer a consulta. Porém, o valor costuma ser de R$3,99 a R$5,00 por folha.

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.