O ex-jogador Cafu afirmou nesta segunda-feira, 20, que acredita em um bom desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O capitão do penta falou durante entrevista em Madri, onde atua como embaixador do Prêmio Laureus do Esporte Mundial.
“Vinte e quatro anos após a conquista do nosso último título, acredito que este seja o momento exato para o Brasil”, disse o ex-lateral-direito. A cerimônia do prêmio Laureus ocorreu na mesma data.
Cafu reconheceu que vencer um Mundial é sempre difícil, mas elogiou o trabalho do técnico Carlo Ancelotti. “Trouxemos também um técnico multicampeão que vai contribuir para a grandeza que é a Seleção Brasileira”, afirmou.
O bicampeão mundial explicou que a força da equipe está no meio-campo e no ataque, e que Ancelotti busca fortalecer a defesa. “Porque, se o Brasil não sofrer gols em uma Copa, certamente fará pelo menos um gol por partida”, previu.
Ele também expressou esperança de ver o melhor de Vinícius Júnior no torneio que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá. Para Cafu, a Copa é o melhor caminho para reverter qualquer polêmica.
“Nessas oito partidas (no caso de chegar à final), Vinícius Júnior tem o que é preciso para mostrar ao mundo inteiro o seu valor”, disse. O atacante foi destaque na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, em 1º de abril, em Orlando, fornecendo uma assistência.
Na mesma partida, que seguiu uma derrota para a França, o jovem Endrick também se destacou. Cafu considerou positivo o empréstimo do atacante do Real Madrid ao Lyon. “Isso fez muito bem para ele. O ajudou a crescer, a ganhar tempo de jogo”, explicou.
O ex-jogador destacou que no Real Madrid, com muitas estrelas, é difícil para um jovem ser protagonista. “Ele é um jogador jovem que tem muito a oferecer ao Brasil, e tenho certeza de que Ancelotti o vê com bons olhos”, acrescentou.
Cafu reiterou sua confiança na seleção às vésperas da Copa. “Sempre vejo o Brasil com bons olhos, apesar das dificuldades. Mas vejo o Brasil hoje como mais experiente e com um elenco muito bem comandado por Ancelotti”, insistiu.
O ex-lateral, que disputou três finais consecutivas (1994, 1998 e 2002), finalizou torcendo para que o Brasil faça uma grande Copa do Mundo. Quanto aos adversários mais difíceis, ele apontou várias grandes seleções.
“Estamos falando de Espanha, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Argentina, que está defendendo o título, e a própria Holanda”, enumerou Cafu. “Acredito que todas essas grandes seleções sejam adversárias diretas da seleção brasileira”, concluiu.
A informação foi divulgada pela agência de notícias AFP. O conteúdo completo da notícia foi originalmente publicado pelo Jornal de Brasília, que detém os direitos autorais da matéria.
