Uma pessoa com uma força de vontade excepcional, um sistema de apoio extraordinário, pode se abster de drogas ou álcool por conta própria e permanecer sóbria. No entanto, é necessária muita força de vontade. Além disso, certas drogas como a heroína são tão viciantes que podem fazer seu corpo produzir sintomas angustiantes após sua retirada.
Um paciente com quadro de vicio em heroína, em tratamento precisaria de desintoxicação médica, tempo em reabilitação de drogas e/ou tratamento medicamentoso assistido, juntamente com terapias comportamentais, dependendo do caso.
Tratamentos profissionais para tratar o vício em heroína
A seguir estão os cinco tratamentos estabelecidos para tratar o vício em heroína:
- Desintoxicação médica
- Desintoxicação “rápida”
- Reabilitação residencial
- esteira
- Naltrexona
Cada tratamento tem seus prós e contras. Nem todos os tratamentos atendem a todos. Além disso, os profissionais podem combinar dois ou mais tratamentos, conforme os requisitos de cada caso. Por exemplo, um viciado pode passar por uma desintoxicação médica seguida de um programa de reabilitação.
Tratamento personalizado
É importante que o tratamento seja personalizado de acordo com o caso específico de um indivíduo. Os profissionais consideram fatores como gravidade do abuso de drogas, gravidade e tipo de sintomas durante a abstinência, condição mental do paciente, saúde física, idade, apoio familiar e outros.
Muitas clinicas de recuperação em São Paulo sabem que alguns pacientes necessitam continuar trabalhando enquanto passam por um programa de reabilitação. Neste caso, a reabilitação ambulatorial é adequada. Eles podem querer manter seu programa de reabilitação e dependência em segredo.
Alguns viciados precisam de um tratamento de reabilitação mais intensivo e apenas um programa de reabilitação em regime de internamento pode ajudá-los. Isso geralmente acontece em caso de dependência grave em que a pessoa pode estar usando heroína muito tempo.
Reabilitação residencial
Os tratamentos de reabilitação residencial são geralmente de 30 a 90 dias. O paciente deve ficar dentro do centro de reabilitação 24 horas por dia. Os tratamentos e as instalações variam de acordo com os centros. Muitos deles seguem o programa de 12 passos. Muitas instalações respeitáveis abordam as questões físicas e psicológicas do paciente.
Ao ajudar uma pessoa a se abster de drogas perigosas como a heroína, é importante abordar sua situação mental. Simplesmente fazer uma desintoxicação médica sem considerar as necessidades emocionais da pessoa pode abrir um caminho para a recaída. Isso porque, na maioria dos casos, há um motivo emocional para a pessoa começar a fazer uso de drogas.
Se você ou alguém que você conhece sofre de dependência de heroína procure ajuda. No começo, parece impossível largar as drogas. Você pode pensar que não pode viver sem a heroína. Mas, no final de um programa de reabilitação você perceberá que valeu a pena tomar uma iniciativa.
Esse é o efeito positivo de um programa de reabilitação estruturado que apresenta um tratamento completo de abstinência de drogas e terapia comportamental.
A heroína só oferece momentos fugazes de prazer. A maioria dos “momentos felizes” que você experimenta sob a influência dessa droga são ilusões. A vida é muito mais feliz e real sem drogas.