DIU – saiba mais sobre o método contraceptivo intrauterino

Os dispositivos intrauterinos (DIU) são pequenos dispositivos contraceptivos inseridos no útero (útero) para prevenir a gravidez. 

Os 2 tipos disponíveis são o DIU de cobre e o DIU hormonal (vendido como Mirena). 

Ambos estão entre os métodos contraceptivos mais eficazes e podem permanecer no local por 5 a 10 anos, dependendo do tipo. 

Os DIUs, tanto de cobre quanto hormonais, não oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). A melhor maneira de reduzir o risco de DSTs é usar proteção de barreira, como preservativos, com todos os novos parceiros sexuais. 

O que é um DIU?

Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo anticoncepcional que é colocado no útero (útero) para prevenir a gravidez. Os 2 tipos disponíveis na Austrália são o DIU de cobre e o DIU hormonal (Mirena). 

O DIU de cobre foi projetado para permanecer no local por até 10 anos e o DIU hormonal (Mirena) por 5 anos. Ambos podem ser facilmente removidos mais cedo, se necessário.

DIU de cobre

O DIU de cobre é um pequeno dispositivo de plástico e cobre em forma de T. Ele libera constantemente uma pequena quantidade de cobre no útero. O DIU de cobre também pode ser usado para anticoncepção de emergência em vez da pílula anticoncepcional de emergência (‘pílula do dia seguinte’).

DIU hormonal

O DIU hormonal é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T, vendido como Mirena na Austrália. Ele libera lentamente um hormônio (progesterona) no útero. O progestágeno é como o hormônio produzido pelos ovários.

Quão eficazes são os DIUs?

Tanto o DIU de cobre quanto o hormonal são mais de 99% eficazes na prevenção da gravidez.

Como faço para usar um DIU?

Primeiro, seu médico fará algumas perguntas sobre seu histórico médico. Em seguida, eles vão verificar sua vagina, colo do útero e útero, e podem testar você para DSTs. Pode ser oferecido a você um medicamento para ajudar a abrir e / ou anestesiar o colo do útero antes de colocar o DIU. 

Para colocar o DIU, a enfermeira ou o médico colocam um espéculo na vagina e, em seguida, usam um aplicador especial para colocar o DIU pela abertura do colo do útero e dentro do útero. O processo geralmente leva menos de cinco minutos.

Aqui no Brasil, a procura para colocar DIU em São Paulo é muito grande, isso porque a região conta com muitos especialistas no assunto, sendo referência para a inserção desse dispositivo. 

Vantagens dos DIUs

  • Eles são mais de 99% eficazes na prevenção da gravidez.
  • Eles duram muito tempo – o Mirena pode durar 5 anos e o DIU de cobre pode durar 10 anos.
  • Eles são seguros para uso se você estiver amamentando.
  • Nenhum medicamento os impede de trabalhar.
  • Se tiver dificuldade em tomar o hormônio estrogênio, fornece outra opção de anticoncepcional. (A pílula é combinada e o anel vaginal contém estrogênio e progestogênio.) O DIU hormonal contém apenas progestogênio e o DIU de cobre não contém hormônios.
  • Depois de colocado, você não precisa fazer mais nada além de verificar o fio a cada mês após a menstruação para garantir que ele não saiu da posição correta.
  • O dispositivo pode ser retirado a qualquer momento por um médico ou enfermeiro devidamente treinado.
  • Sua chance de engravidar voltará ao normal assim que o DIU de cobre ou hormonal for retirado.

As vantagens do DIU hormonal incluem:

  • A maioria das usuárias não apresenta sangramento vaginal ou apresenta menstruação leve e regular.
  • As menstruações podem ser menos dolorosas.

As vantagens do DIU de cobre incluem:

  • É uma escolha para mulheres que não desejam usar anticoncepcionais hormonais. 
  • É um método muito eficaz de contracepção de emergência.

Os possíveis efeitos colaterais do DIU hormonal:

  • Quando é inserido pela primeira vez, alguns usuários apresentam cólicas menstruais que geralmente desaparecem após alguns dias. 
  • Às vezes, o DIU pode sair. Isso é mais comum nos primeiros 3 meses após a inserção. 
  • Seu período vai mudar. Manchas ou sangramento frequente são comuns nos primeiros 3 a 6 meses. Por volta dos 6 meses, cerca de 95% dos usuários terão um período leve regular ou nenhum sangramento (isso não é prejudicial ao corpo).
  • Você pode sentir sensibilidade nos seios, dores de cabeça, alterações na pele e no humor. Esses efeitos colaterais quase sempre desaparecem com o tempo. O DIU hormonal não demonstrou causar aumento de peso.  

Os possíveis efeitos colaterais ao usar o DIU de cobre:

  • Spotting ou sangramento frequente nos primeiros três meses. Isso quase sempre se resolve com o tempo e seu padrão de sangramento regular retornará.
  • Períodos mais pesados.

Leia também: Palmilhas ortopédicas: entenda para que servem e os cuidados necessários