Close

Palmilhas ortopédicas: entenda para que servem e os cuidados necessários

Palmilhas ortopédicas

Já reparou o quanto exigimos dos nossos pés? Esses membros ajudam a nos manter em pé, andar, correr, praticar exercícios, dirigir e fazer uma série de outras atividades. 

Geralmente, o peso de todo o nosso corpo fica sob eles. Os pés, literalmente, nos sustentam. Embora sejam membros muito importantes, as pessoas costumam se esquecer de cuidar deles. 

Proporcionar conforto e alguns cuidados especiais para os pés impacta todo o corpo. As costas, pernas, pescoço e outros membros sentem quando nos preocupamos com essa parte do corpo.

Um dos cuidados com os pés é a escolha do calçado. Nem sempre os mais confortáveis são os mais bonitos, concorda? Entretanto, o mais importante é a palmilha. Esse ítem é o que proporciona o conforto desejado. 

Mas não qualquer uma! As palmilhas ortopédicas são as opções mais indicadas. Esses itens são muito importantes para a comodidade dos pés e alinhamento da postura corporal. 

As palmilhas ortopédicas ajudam a distribuição correta dos pés enquanto sustentam o copo. São colocadas no lugar das palmilhas comuns, dentro do sapato. Além dos benefícios ao corpo, os modelos ortopédicos devem ser comprados à parte.

Em alguns casos, são feitos sob medida – para auxiliar no tratamento de correção de postura, pisada e alívio de dores. Confira os principais benefícios das palmilhas ortopédicas e quando usá-las. 

Esses produtos ortopédicos podem te ajudar com uma série de problemas, até mesmo com as dores nas costas. Acompanhe!

O que é uma palmilha ortopédica?

As palmilhas ortopédicas são produtos especiais, criados por profissionais extremamente capacitados. Em geral, são fabricadas por ortopedistas e fisioterapeutas. 

Essas palmilhas contam com elementos e formatos diferenciados para corrigir a postura da pessoa, distribuir melhor o peso nos pés e tratar algumas condições. São feitas de acordo com as medidas dos pés, peso e necessidades de cada um.

Ou seja, é um produto ortopédico personalizado. Isso porque, as órteses plantares, como também são chamadas,  ajudam a melhorar a postura, reduzem dores locais  nos membros inferiores e costas, auxiliam no tratamento de doenças do aparelho locomotor envolvendo joelho, tornozelo, pernas e pés.

Também atuam no tratamento de hérnia de disco, escoliose, lordose e cifoses. Sendo assim, as palmilhas são feitas de acordo com os objetivos de tratamento, necessidades do paciente e com o formato de seus pés. Já que além de tratar, deve ser confortável. 

Por que usar?

Uma postura ruim pode causar uma série de problemas, como dores nas costas, quadril, ombros e pescoço. Desta forma, as palmilhas ortopédicas são ótimas opções para quem sofre com essas dores e querem solucionar a raiz do problema e não ficar tomando medicamentos.

O controle da pisada impacta diretamente na nossa postura e por isso as palmilhas são tão benéficas nesses casos. Outra vantagem dessas palmilhas: elas mantém a saúde das articulações. 

Com os modelos tradicionais, ao andar, nós sobrecarregamos nossas articulações, o que pode causar inflamações, dores ou em casos mais graves, a perda da função daquela articulação.

Isso acontece porque os modelos tradicionais não absorvem o impacto causado quando você está andando. Já as palmilhas ortopédicas são capazes de absorver esse impacto e as articulações não são tão pressionadas com os nossos passos. 

As palmilhas ortopédicas também auxiliam com as dores e no tratamento de pessoas que têm problemas de pisadas.  O melhor é que é um método confortável que ainda trata os desvios e suas causas. 

Esses produtos então corrigem desvios buscando uma anatomia mais natural do andar e um bom equilíbrio para o paciente. Essas palmilhas ainda previnem lesões, especialmente em atletas. 

Isso porque elas amortecem o impacto sobre as articulações e os pés, evitando o surgimento de doenças e lesões nos tornozelos, joelhos e tendões. 

Quando é indicado usar?

Comprar uma palmilha ortopédica exige alguns cuidados. Como podemos perceber é um ítem complexo que pode solucionar uma série de problemas. Então, é melhor analisar os modelos e suas funções com calma e apoio profissional. 

Existem diferentes modelos de palmilhas ortopédicas. Algumas são para prevenir lesões, outras para atuar em dores locais e tem aquelas destinadas ao tratamento de algum problema mais complexo.

Sendo assim, o ideal é procurar um médico especialista para ter a indicação de qual modelo de palmilha usar. Esses ítens vendem em lojas de produtos médicos e hospitalares. São fáceis de encontrar!

scroll to top