Como manter a saúde no tempo seco

Geralmente o tempo seco é sentido mais no inverno onde as chuvas são menos intensas, porém em algumas regiões do Brasil onde os períodos de estiagem são maiores, é possível sentir o clima menos úmido em outras estações do ano, como no verão.

O tempo quando muito seco, contribui para o surgimento de algumas doenças relacionadas ao ressecamento de pele e alergias.

Para manter a saúde em dias nesses períodos, o ideal é seguir algumas dicas e buscar algumas alternativas que ajudem a amenizar essa sensação desagradável.

Confira!

Invista em um climatizador para o ambiente

Nesses períodos, investir em um climatizador de ar para regular a umidade do ambiente é ideal para evitar o surgimento de doenças e manter um clima agradável.

Além de um clima confortável e umidade adequadas, o climatizador possui um filtro que deixa o ar do ambiente sempre limpo e livre de fungos e bactérias.

Esse ar purificado evita o aparecimento de doenças respiratórias causadas por esses organismos, não perca tempo realize o mesmo o aluguel de climatizadores.

Portanto, o climatizador é um ótimo investimento para manter uma boa saúde em períodos de clima seco.

Hidrate a pele

Busque formas de manter a pele sempre hidratada, pois nesses períodos, como é o órgão mais exposto ao ambiente, ela sofre muito.

Procure hidratar a pele com produtos de acordo com a área específica do corpo, fazendo isso no mínimo uma vez ao dia.

Evite banhos quentes desse período, pois eles podem potencializar o ressecamento da pele, promovendo um aspecto ruim.

Evite ambientes fechados

Nesses períodos secos, as vias aéreas geralmente estão mais comprometidas e bem ressecadas, mais vulneráveis a infecções. Dessa forma é importante evitar esses ambientes fechados.

Se for realmente preciso permanecer nesses locais, medidas como a abertura de portas e janelas são essenciais para evitar doenças respiratórias.

É importante também que você busque intensificar os cuidados com a hidratação, bebendo água, assim como buscando alternativas para manter as vias aéreas bem hidratadas.

Hidrate-se

Para que você mantenha uma boa saúde nesses períodos onde a umidade do ar está mais baixa do que o normal, o ideal é manter-se bem hidratado.

Sendo assim, mesmo que você não esteja com sede, o recomendado é que você procure beber bastante água.

Outra dica é buscar alimentos que tenham bastante águas em sua composição, sejam frutas ou vegetais, como por exemplo, laranja, melancia, abobrinha, melão, entre outros tipos.

Crianças e idosos tendem a ficar desidratados com facilidade, por isso é essencial que a atenção a essas pessoas seja redobrada.

Levar uma garrafinha com água sempre que sair de casa, é uma ótima alternativa para manter-se hidratado.

Cuide das vias aéreas

É muito importe que o ressecamento das vias aéreas seja combatido, principalmente para evitar uma possível congestão nasal, sendo que essa pode ajudar no aparecimento de doenças respiratórias.

Uma das formas de evitar esse ressecamento é utilizando soro fisiológico para a hidratação das narinas.

Ela deve ser feita sempre que você estiver sentindo desconfortos ou se não, algumas vezes durante todo o dia.

Fazer nebulização ou inalação com soro fisiológico, também é uma excelente alternativa para evitar o ressecamento das vias aéreas.

Doenças causadas pelo tempo seco

Durante o tempo seco, é comum o aparecimento de algumas doenças causadas pela condição, algumas dela são:

Irritações na pele e olhos

A dermatite, que tem como sintomas a vermelhidão e coceira na pele, é causada principalmente por conta do clima seco, além também das impurezas presentes do ar.

Essa irritação surge também por conta da desidratação do organismo, que consequentemente causa a redução de gordura na pele e a diminuindo assim a proteção da mesma.

Fazer a hidratação através de água e outros líquidos, é uma ótima alternativa para combater essa alergia, além de hidratar a pele com cremes adequados.

Já a irritação nos olhos pode ser causada por impurezas presentes no ar, muito comum no tempo seco. Alguns sintomas que surgem é vermelhidão, coceira e um aumento incomum de secreção lacrimal.

Colírios que hidratam e a utilização de óculos escuros são boas dicas para combater essa irritação, porém é recomendado que consulte um médico para avaliar melhor a situação.

Alergias

Algumas das alergias mais comuns nesses períodos secos é a rinite alérgica. Seus sintomas são a irritação da mucosa nasal, principalmente pelas impurezas presentes no ar.

Para combater o aparecimento da rinite alérgica, o ideal é investir em um umidificador de ambiente, para regular a umidade do ar.

Outra alergia comum nesses períodos é a sinusite, que tem como sintomas o cansaço, a dor de cabeça intensa, coriza, febre e até mesmo sangramento pelo nariz.

Assim como a rinite alérgica, é possível combater a sinusite investindo em umidificador de ar.

Essas são algumas dicas para manter a saúde em épocas onde o clima está bastante seco e a umidade baixa, evitando assim o aparecimento de algumas doenças respiratórias e irritações. Até a próxima!

Comentários estão fechados.