Google Ads: campanha inteligente vs tradicional

O Google Ads campanha inteligente cria suas campanhas e otimiza a segmentação de forma automática.

Você já ouviu falar sobre o AdWords Express e as campanhas inteligentes? Se você chegou até aqui, certamente quer entender mais sobre como funciona isso, quais os tipos de campanha google, e as diferenças entre as campanhas inteligentes e as campanhas tradicionais.

Foi em 2018 que o Google Ads anunciou a incorporação do Google AdWords Express ao Google Ads, como Campanhas Inteligentes. 

O AdWords Express era uma forma do Google Ads mais simplificado, voltado para o uso de pessoas que não possuem muito conhecimento sobre o Google AdWords, e também para pequenos negócios.

Quando entraram no Google Ads, o AdWords Express tornou-se Campanhas Inteligentes, contando com melhores recursos. 

Além disso, passou a desempenhar também as mesmas funções do Google AdWords, com a diferença de que elas são praticamente automatizadas, necessitando apenas definir o produto ou serviço que será anunciado, e os objetivos que quer alcançar.

Ou seja, as Campanhas Inteligentes são ótimas para otimizar o dia a dia de quem não tem tanto tempo para dedicar aos anúncios, ou então, não possui tanto conhecimento sobre anúncios.

Google Ads campanha inteligente – como funciona?

As campanhas inteligentes funcionam da seguinte maneira: elas são capazes de criar anúncios para o seu negócio em qualquer lugar da internet do Google. Contudo, os usuários não possuem a opção de desligar um canal específico. Além disso, a segmentação é feita de forma otimizada e automática. 

E os algoritmos de machine learning, por sua vez, estão sempre trabalhando para exibir os seus anúncios para o seu público alvo através de sinais comportamentais, dispositivos utilizados pelos usuários geográficos, assim como diversos outros fatores que o sistema consegue reconhecer!

E o resultado de tudo isso? Segundo o setor de Anúncios para Pequenos Negócios do Google, uma pesquisa mostrou que as Campanhas Inteligentes, conseguem oferecer alcances de público-alvo até 3 vezes mais eficazes do que as campanhas feitas através do AdWords Express!  

Além de tudo isso, as Campanhas Inteligentes foram criadas para funcionarem junto com o Google Meu Negócio, que permite a criação de anúncios, garantindo integração com as outras ferramentas do Google, e facilitando, ainda mais, a vida dos anunciantes!

Como funciona a campanha tradicional?

As campanhas tradicionais, por sua vez, são feitas de forma manual. Nesse caso, quando o Google faz a pesquisa, não são as campanhas comuns, mas, sim, são as campanhas que usam o CPA, que significa Custo por Aquisição.

Essas campanhas que utilizam o CPA, também possuem o machine learning, como as inteligentes, mas possuem algumas diferenças. Afinal, aquelas que usam CPA requerem a definição das segmentações, dos anúncios que serão exibidos e o custo de aquisição. 

Em contrapartida, se você estiver utilizando as Campanhas Inteligentes, tudo isso é definido pelo próprio Google através do machine learning.

Google Ads campanha inteligente – qual a sua importância?

O principal motivo para dar preferências às Campanhas Inteligentes, é para aproveitar as vantagens que esse formato tem quando comparado às campanhas tradicionais, sendo que a principal delas é a automatização.

Outra grande vantagem de utilizar as campanhas inteligentes é a rapidez, pois todo o processo é feito e programado de forma muito rápida, e quase sem nenhum esforço por parte do anunciante.

A interface de gerenciamento dos anúncios para quem usa as campanhas inteligentes é muito mais amigável e simplificada. Dessa forma, até mesmo os mais leigos podem acompanhar o progresso.

É possível, também, eliminar as estratégias de forma manual, configurações de método de exibição ou dispositivo, e as campanhas apenas para dispositivos móveis, ou somente para computadores.

Ou seja, você não terá que se preocupar com a criação de segmentações de forma manual, ou com a criação de todos os seus anúncios, pois o Google fará isso de forma inteligente e otimizada para você!

Como criar uma campanha inteligente Google Ads?

Agora que você já sabe do que se tratam as Campanhas Inteligentes, e os benefícios de utilizá-las, vamos enfim ao que importa: como começar a criar as suas campanhas inteligentes para anunciar no Google?

Defina a meta

O Google te permite escolher entre 3 objetivos para a criação e a configuração da sua campanha: 

  • Gerar mais chamadas telefônicas;
  • Mais visitas presenciais;
  • Ou mais inscrições/vendas no site.

O primeiro passo é escolher a opção que mais se adequa ao que você quer.

Associar a conta Google Meu Negócio

O segundo passo consiste em associar a sua conta Google Meu Negócio à sua Campanha Inteligente. Na página, você encontrará a sua conta (ou várias, caso possua mais de uma), e basta clicar em cima para conectar.

Caso não apareça nada, quer dizer que você ainda não possui uma conta no Google Meu Negócio, e precisará criar. Afinal de contas, essa é uma etapa essencial para o seu negócio ter presença digital.

Segmentação de local do público

Aqui, aparecerão configurações para você definir o local onde quer que o seu anúncio atinja o seu público-alvo, podendo escolher a quilometragem, tendo como base o seu endereço comercial.

Definição do produto ou serviço e idioma

Escolha o idioma do seu anúncio, a categoria do seu negócio e os produtos/serviços que quer promover no anúncio.

Escreva o anúncio

Aqui, preencha os títulos cativantes que quer utilizar no seu anúncio. O ideal é que você prepare, pelo menos, 3 versões diferentes pois, depois de um tempo, o sistema passa a usar a versão que estiver dando melhor resultado.

Confirme o seu número de telefone comercial

Preencha o seu número comercial, ou utilize o que aparece no Google Meu Negócio.

Orçamento diário

Você terá que definir o quanto quer gastar por dia com os anúncios. Dessa forma, quando atingir o valor, o Google para de exibir, voltando apenas no dia seguinte.

Revise as configurações

Nessa tela, leia todas as informações que aparecem, e faça uma revisão final bem cuidadosa, para garantir que está tudo certo!

Monitore os resultados

O Google exibe informações importantes sobre as suas campanhas, como as impressões e frases de pesquisa que levaram até elas. 

Esses insights são importantes para você entender qual deles está apresentando melhor desempenho, e ver como pode melhorar ainda mais!

Portanto, sempre tire um tempinho para analisar os seus resultados! Isso fará toda a diferença no seu negócio!