quarta-feira, fevereiro 21

    Design, capacidade, potência, voltagem, funções, enfim, muitos são os critérios a considerar na hora de comprar um microondas, ou seja, escolher esse eletrodoméstico não é tarefa das mais fáceis. 

    Pois é, além desses fatores, ainda é preciso decidir se irá investir em um modelo top de linha, que podem vir com funções como grill, controle de odor, descongelamento rápido, acabamento espelhado, painel touch screen, e até com comandos inteligentes.

    Ou seja, são muitos quesitos a considerar. O que cuidar, então, ao comprar um microondas?

    E, justamente, pensando em quem quer aproveitar as promoções dessa época e comprar um Micro-ondas Black Friday, mas não sabe como escolher o aparelho ideal, resolvemos mostrar aqui o que deve considerar na hora da compra. Confira!

    1. Capacidade do microondas

    Dentre os muitos cuidados na hora de comprar um microondas, a capacidade é um dos primeiros a considerar.

    A dica é se guiar pela quantidade de alimentos que pretende preparar de uma única vez. Caso precise algum que suporte recipientes maiores, vale optar por um micro-ondas com capacidade para 30 litros ou mais.

    Mas, no caso de uma pessoa solteira, ou mesmo, um casal, só precisar esquentar uma refeição, nesse caso, vale apostar em um microondas com capacidade para 20 litros.

    O que cuidar ao comprar um microondas
    O que cuidar ao comprar um microondas

    2. Voltagem e tomadas para instalação

    Na hora de comprar seu microondas, também é muito importante considerar a voltagem do equipamento e pensar nas tomadas onde será instalado, se 127V ou 220V. Lembrando que é muito importante respeitar as distâncias mínimas indicadas nos manuais de cada modelo e, assim, evitar superaquecimento e acidentes.

    3. A potência 

    Quando falamos em potência, na força do microondas, isso reflete no tempo de aquecimento, e quanto mais potente for o eletrodoméstico, menor será o tempo para preparar as refeições. 

    Ou seja, quem pretende usar o microondas para receitas mais elaboradas e demoradas, a dica é considerar opções a partir de 1000 watts.

    Por outro lado, se o que pretende é usar o microondas mais para descongelar alimentos ou esquentar uma refeição, preparar receitas rápidas, então, nesses casos, a dica é optar por modelos com potências menores.

    Vale saber que a potência influencia no consumo de energia, portanto, tenha isso em mente no momento da compra.

    4. Função de limpeza 

    Outro fator a considerar na hora de investir em um microondas são suas funcionalidades, principalmente, se o modelo já vem com funcionalidades para controlar o odor e realizar a limpeza.

    A função de controlar o odor é importante para evitar que fique cheiro no interior do equipamento após realizar qualquer receita, o que é muito importante, especialmente, no caso de apartamentos muito pequenos.

    Já, um microondas que venha com a função de limpeza ajuda a eliminar possíveis manchas e aqueles resíduos de alimentos que costumam ficar no aparelho.

    Sem dúvida, essas são funcionalidades muito importantes e, infelizmente, muito subestimadas na hora da compra. 

    5. Eficiência energética

    Por fim, mas nem por isso menos importante, além de considerar suas muitas funções, design, potência, capacidade, é preciso se certificar de que o aparelho possui o selo de eficiência energética da Procel, o qual mostra a classificação do aparelho, que pode ir de A (mais econômico) a G (com maior consumo de energia).

    Pronto, agora já sabe o que cuidar ao comprar um microondas, então, é só aproveitar nossas dicas e acertar na escolha! 

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.