quarta-feira, fevereiro 21

    O fogão é indispensável no nosso cotidiano, todavia, é necessário escolher um bom modelo para garantir mais qualidade, durabilidade e segurança na hora de cozinhar. Pensando nisso, fizemos uma lista para que você possa saber qual a melhores marcas de fogão para te ajudar a escolher o seu. 

    Qual a melhor marca de fogão?

    As principais e mais vendidas marcas de fogão são: Brastemp, Electrolux, Dako, Consul, Atlas e Philco. Mas com tantas opções de marcas pode ser difícil escolher. Então, vamos falar sobre cada uma das marcas para te ajudar a fazer uma escolha assertiva. 

    Qual a melhor marca de fogão
    Qual a melhor marca de fogão

    1. Brastemp 

    A Brastemp existe desde 1954 e é uma das mais antigas e mais conhecidas marcas de eletrodomésticos do mercado brasileiro. A marca ocupa majoritariamente o topo do mercado há algum tempo. Isso porque a marca é bastante confiável e possui grande durabilidade. 

    Além disso, a Brastemp oferece diversos tipos e modelos de fogão, com os mais variados preços. Desde o fogão convencional, até os cooktops. O serviço de assistência técnica da marca funciona em todo território nacional. 

    2. Electrolux

    A Electrolux também é uma das principais marcas do mercado brasileiro. A marca existe há mais de cem anos e tem ganhado cada vez mais a confiança dos brasileiros. Com fogões diversificados e de vários preços, a marca pode ser uma ótima opção para você. 

    3. Dako

    A Dako também ganha destaque como marca de eletrodomésticos e principalmente de fogões. A marca possui todos os modelos de fogão disponíveis para venda, além de possuir um bom custo benefício, com valores acessíveis. 

    4. Consul

    A Consul oferece produtos com excelente qualidade, durabilidade e resistência. Ademais, os fogões da Consul são conhecidos pela modernidade, cores e preços. Um diferencial da marca é que o design do fogão é pensado para facilitar a limpeza do mesmo. Isso é com certeza um pontinho a mais para algumas pessoas, não é? Além disso, a Consul também oferece diversos modelos de fogão com os mais variados preços. 

    5. Atlas

    A marca possui 70 anos de mercado e também é uma ótima opção para quem está buscando um fogão de qualidade. A Atlas possui 20 mil pontos de venda e distribui mercadorias para mais de 20 países. Além disso, a marca oferece excelente assistência técnica no pós-venda. 

    6. Philco

    Embora a marca seja mais conhecida por vender eletrônicos como TV, monitores etc, ela também tem no seu catálogo eletrodomésticos, incluindo fogões.  Atualmente, a marca se especializou em cooktops e é reconhecida em todo o Brasil pela especialidade. Com cooktops de alta durabilidade, design compacto e sofisticado a Philco tem conquistado a cozinha brasileira. A faixa de preço dos cooktops da Philco são variados e dependem da quantidade de bocas que você necessita e do design escolhido. 

    Após essa lista bem detalhada, você deve estar com mais facilidade para escolher o fogão ideal para você. Todavia, indicamos que antes de escolher o local que você irá comprar fogão com a marca escolhida, pesquise os preços e valores antes. Uma boa dica é aproveitar grandes promoções, como a Black Friday por exemplo. Dessa forma você conseguirá economizar e pagar o melhor preço no seu fogão. 

    Principais cuidados que você deve ter com o fogão

    Após adquirir seu fogão, você deve ter uma série de cuidados para preservar a durabilidade do mesmo. Evitar respingos é essencial para manter seu fogão bonito e conservado, além de reduzir o trabalho na hora da limpeza e consequentemente, prolongar a vida útil do fogão. Todavia, é comum que caia alguns respingos e sujeiras na hora de cozinhar, por isso, o outro cuidado que você deve tomar é limpar rapidamente, isso diminui as chances do fogão manchar. 

    Usar o lado macio da esponja também é importante, isso porque o lado verde possui fibra abrasiva que pode riscar o seu fogão. Evite derramar água quando o fogo estiver ligado, isso porque a água pode causar curto circuito e problema na ignição do fogão. Além disso, a água queima a tampinha do fogão e deixa manchas difíceis de tirar. 

    Além de limpar a parte de cima do fogão e as bocas, você deve manter o forno limpo. Recomenda-se limpar o forno ao menos quatro vezes ao ano, isso porque, por possuir pequenos orifícios, o forno pode acumular sujeira mais facilmente. 

    Como limpar o fogão corretamente

    Para evitar manchas e riscos no fogão, você deve limpá-lo corretamente. Após o fogão ter esfriado, retire as grades e os queimadores e lave-os com detergente neutro. Feito isso, deixe as peças secarem bem e depois devolva-as ao fogão. Na parte externa do fogão, você deve utilizar o lado amarelo da esponja já úmida e preferencialmente, com produtos específicos para cada tipo de fogão. Todavia, o detergente neutro também pode ser usado para a limpeza do fogão. Feito isso, passe um pano úmido sem nenhum produto e tire os resquícios de sabão. 

    Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que ele tenha te ajudado a escolher o melhor fogão e a preservá-lo.

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.