Você sabia o que é Inbound Marketing e como funciona? Nem todo mundo sabe qual o valor que tem o Inbound Marketing para a sua startup. Assim, muitos têm usado apenas outras estratégias mais tradicionais e não têm obtido o sucesso desejado.
Desse modo basta se perguntar: você tem transmitido para o cliente ou tem criado meios de os clientes chegarem até você? Exatamente essa é a questão central para se descobrir se você tem usado o marketing tradicional ou o Inbound Marketing.
Pois bem, empresas de sucesso usam startups para se destacar frente à concorrência. Então, se você também quer se destacar aproveite a leitura deste artigo e entenda o que é Inbound Marketing e como funciona.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que tem como fundamento a criação e o compartilhamento de conteúdo destinado exclusivamente para determinado público alvo. Desse modo, o Inbound Marketing objetiva tornar possível o alcance do potencial cliente. Ele pode ser atribuito de formas diferentes, sendo focado em um público em comércios físicos ou então em e-commerce
A estratégia do Inbound Marketing é fazer com que os clientes cheguem até a sua empresa por meio do seu conteúdo e se tornem clientes. Mas para isso, no inbound marketing próprios clientes são atraídos de forma que eles mesmo procurem por sua empresa. Por isso, esse tipo de marketing é conhecido como marketing de atração.
Assim o Inbound Marketing foca em proporcionar conexões e a publicação de conteúdos importantes para os clientes em potencial. Por isso o Inbound Marketing se assemelha a um ímã e atrai o cliente através do conteúdo.
Pode ser chamado de marketing de entrada?
Embora o Inbound Marketing possa ser traduzido por marketing de entrada, é mais viável chamar de novo marketing. Porque apesar de suas ações atraírem usuários para entrarem num site, blog ou e-commerce, há uma diferença em quem entra e como é atraído o público.
Já que nas práticas antigas de marketing de entrada, corria-se atrás do público. Já no novo marketing o público, quando necessário, vai até sua empresa.
Então, embora ambas as estratégias tenham o objetivo de atrair um público de entrada, a estratégia de inbound é mais eficiente.
Inbound Marketing e Outbound Marketing: diferenças.
Há algumas diferenças nítidas entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing em relação às práticas. Sendo que na primeira temos um custo mais alto e menor resultado, já na segunda é o contrário. Para evidenciar, preparamos uma lista com as principais diferenças.
Inbound Marketing
Uma boa qualidade do Inbound Marketing é que ao publicar determinado conteúdo no tempo certo e no lugar certo, seu marketing se tornará muito mais importante para seus clientes em potencial. Isso evita a frequência de um público de curiosos, que em nada contribui.
Por isso, se seu público for de tecnologia e procura: como saber o meu número do meu celular por exemplo, é exatamente isso que você vai oferecer Mas no lugar certo e do jeito certo . É portanto, oferecer ao público o conteúdo adequado para que eles mesmos procurem.
Já que o conteúdo é buscado por um público específico e interessado. É possível comprar o seu produto ou consumir sua informação, por exemplo.
Outro atributo muito importante é o custo do Inbound Marketing. Pois se o conteúdo for bem ranqueado em termos de SEO, melhor será encontrado pelo público alvo. Assim reduz muito a necessidade de fazer investimentos em mídia paga.
Como fazer Inbound Marketing?
Muita gente ensina o que é Inbound Marketing, além de entender o que é, é preciso saber como fazer. Por isso vamos deixar um bom exemplo de como funciona.
É importante ter um site na internet com seu foco principal no SEO. Crie também um blog, o qual será útil como meio atrativo. O ideal é que o tema seja de acordo com o seu ramo de atuação.
A seguir estão alguns dos passos para fazer Inbound Marketing.
- Faça um bom plano de Inbound Marketing. Seu planejamento de marketing será eficaz para garantir o sucesso da sua estratégia.
- Trabalhe na otimização do seu site;
- Fortaleça o SEO no blog;
- Humanize sua marca postando nas redes sociais;
- Crie conteúdo relevante para seu público específico.
Características do Inbound Marketing:
A seguir estão algumas das principais características.
- Possui comunicação aberta: A interação é aberta e constante entre a marca e o cliente.
- Possui continuidade: Não se admite o ato de interromper as pessoas. Já que a mensagem da marca é passada de modo contínuo. Alcançando o público nos momentos mais convenientes.
- Gera melhor engajamento: O relacionamento de confiança advindo dos fatores acima gera um melhor engajamento.
- Menor custo: O custo é considerado mais baixo que os outros meios.
Outbound Marketing
O Outbound Marketing tem como principal objetivo ir buscar o cliente. Esse marketing é muito usado em propagandas de TV, rádios, revistas, patrocínios de grandes e pequenos eventos, entre outros.
Além disso, é possível achar Outbound em muitos meios digitais. Assim, podemos ter como exemplos: banners, e-mails em massa, propagandas nas redes sociais, entre outros. Enfim, são vários meios que usam na publicidade essa estratégia de marketing tradicional.
Para quem deseja fazer outbound, precisa saber que o investimento é bem mais alto. Também se parar de investir nesse meio, seu anúncio, por exemplo, é retirado imediatamente. Isso torna muito diferente o Inbound. Já que os conteúdos permanecem na internet.
Como fazer Outbound Marketing
Entre as principais estratégias para fazer Outbound Marketing estão: anúncios na TV e em meios digitais e impressos. Assim é possível fazer em revistas, jornais, redes sociais, blogs, TV e rádio.
A seguir estão alguns dos principais passos para fazer Outbound Marketing.
- Criar e distribuir folhetos promocionais;
- Anúncios em TV;
- Anúncios no Youtube, facebook, instagram e demais redes sociais;
- Fazer spot na rádio.
Características do Outbound Marketing
A seguir estão algumas das principais características do Outbound Marketing.
- A comunicação é unilateral: Nos anúncios a marca se expressa, mas o público não. Então não há interação.
- Muita interrupção: A interrupção se torna constante já que o interruption marketing está presente. Assim, são interrompidas as ações de muitas pessoas com o objetivo de fazer a oferta chegar ao alcance. Por exemplo, as propagandas de TV interrompem a programação, assistida pelo público para que anúncios de empresas sejam transmitidos.
- Menor engajamento – Já que o anúncio nem sempre passa no momento em que o público necessita. Assim nem sempre ele tem efeito.
- Maior custo: Os meios utilizados para divulgar são muito mais caros.
Conclusão
O Inbound Marketing tem sido uma modalidade de marketing inovadora e eficiente. Pois é capaz de superar as antigas estratégias caras, com pouco engajamento, com interrupção e nem sempre produtivas. Consequentemente, empresas que usam apenas a estratégia de Outbound não obtém tanto sucesso quanto gostaria. O ideal seria ou usar as duas ou simplesmente a Inbound.
Assim, empresas que aderem ao novo marketing têm feito com que os clientes mesmos cheguem a ela. Ou seja, o cliente busca pela empresa. Assim as chances de que esse público que busca consuma seus conteúdos ou compre seus produtos aumentam muito. Porque se trata do lugar certo e do potencial cliente.
É assim que empresas de sucesso fazem: atraem os clientes e ficam à frente da concorrência.
Esperamos que você também tenha gostado deste conteúdo e que tenha muito sucesso!
Artigo anterior: 7 maneiras elegantes de usar moletons com capuz