Entenda neste artigo o motivo pelo qual as roupas de ciclistas são coloridas e chamativas, pois, elas têm como principal objetivo salvar a sua vida.


    Assim como para corredores, e pessoas que trabalham em vias de alto movimento, em sua grande maioria utilizam cores chamativas, fluorescentes e até mesmo com estampas diferentes?
    Essa escolha nem sempre é movida pela moda atual, mas tem como objetivo de salvar vidas!
    Às vezes um treino noturno, é necessário selecionar cores corretas para que sejam vistos no trânsito.
    Utilizar cores que contrastem aos ambientes, evitam diversas colisões com automóveis, motos, pedestres e até mesmo, com outros ciclistas que estão distraídos no pedal.
    Pensemos assim, em uma via pública de alto movimento de carros durante a noite e com chuva, uma pessoa vestida de preto, dificilmente será vista em maior distância, correndo riscos assim de acidentes graves por partes dos motoristas.
    Assim, segue para as roupas de ciclismo, além da bike necessitar de ter um chamariz em seu corpo, o ciclista precisa estar também as roupas apropriadas para os cenários, tais quais, as roupas de cores diferentes, ideal nesse exemplo, são as roupas de ciclistas reflexivas, e podendo não ser somente para homens, tendo a possibilidade também de macaquinhos femininos com a mesma capacidade de alto proteção.

    Veja também algumas dicas de sinalização para ter um pedal mais seguro:

    Pedalar com segurança é um objetivo para muitos ciclistas, e existem algumas dicas para isso, ajudando a sinalizar o condutor de automóveis, pedestres e até mesmo os ciclistas.

    Sinalização de roupas

    Como já vimos no início desse artigo, é de extrema importância que as roupas sejam claras, ou em cores marcantes como o verde limão, o laranja flourescente, além de uma atitude de autoproteção,  também contribui para segurança dos demais em modo geral, ainda mais se estiver em um grupo, podendo mesclar também com coletes reflexivos que podem ajudar ainda mais na sinalização corporal do ciclista.

    Invista em sinalização na sua bike

    Além de ser obrigatório no Código Brasileiro de Trânsito, é necessário e muito indispensável ter os refletores tanto na dianteira, como traseira e laterais da sua bike, normalmente conhecidos por serem luzes de sinalização e existem diversas marcas, modelos e formas.
    A parte traseira da sua bike, é interessante usar uma luz intermitente, que é vermelha e fica piscando, na dianteira é indicado uma luz branca e nas laterais, como os aros.
    Outro item que é interessante se ter, é o conjunto de sinalizadores para os pedais, conhecido como vista light.

    Sinalização de acessórios

    Além das roupas, que são importantes tanto quanto, é necessário usar capacetes próprio, ou utilizar fitas reflexivas e luzes que piscam rapidamente, led nas braçadeiras.
    É interessante acoplar um farol ao seu capacete para contribuir na iluminação e aumentar seu campo de visão durante a noite.
    Faróis e lanternas são muito interessantes e devem ser utilizados com base em critérios, por exemplo, em pedais noturnos e urbanos, a iluminação pública é considerada, principalmente por conta dos refletores na sua bike.
    Mas, em casos de pedais em locais de floresta, ou que não possuem iluminação pública, é necessário as luzes, faróis, e toda a dica da sinalização nos acessórios.

    Agora que você já sabe sobre quais são as dicas para obter um pedal mais seguro, veja também quais os modelos de roupas de ciclismo para os mais diversos gostos.

    Macaquinho de Ciclismo feminino

    Esse modelo, possui uma modelagem confortável, segura e única, transformando as curvas da mulher de forma segura, e ao mesmo tempo, dentro da moda feminina, com diversas cores, com proteções UVA e UVB, unindo o conforto com moda, é uma necessidade interessante, não é?

    Bermuda de ciclismo

    Tem o objetivo de proporcionar segurança, conforto e muito mais liberdade no pedalar, com modelagens bem justas ao corpo, materiais com mais elasticidade, com revestimento acolchoado em diversas partes do corpo, evitando a pressão de trechos acidentados e garantindo muito conforto no trajeto como um todo. São leves e se ajustam perfeitamente ao corpo, e é possível também, fazer sua escolha se prefere o acolchoamento de esponja ou gel.

    Camisetas de ciclismo

    Quando falamos em camiseta, já pensamos nos modelos mais larguinhos, mas quando falamos de camisetas de ciclismo, o papel fundamental deste modelo, é ajudar na aerodinâmica ao pedalar, quando o vento bater em direção ao corpo, a camiseta de ciclismo diminui a força do ar, fazendo com que não se prenda a roupa, e ao mesmo tempo, tendo como consequência o aumento da velocidade do ciclista.
    Dica extra: você tem costume de pedalar em ambientes mais urbanos? Prefira utilizar as camisetas de ciclismo com faixas refletoras ou cores mais chamativas, para sua segurança e os demais.
    Agora que você já sabe sobre as sinalizações, e também sobre as roupas de ciclismo, adquira já e curta seu pedal com segurança.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.