4 dicas para escolher a roupa do batizado do bebê

O batizado do bebê é um momento muito importante para toda a família, principalmente para as famílias mais tradicionais, não importando como está a atualidade, as tradições continuam e isso impacta bastante na roupa que a criança vai usar.

Em geral, as roupas de bebê são fabricadas para deixar a criança mais a vontade e também para oferecer mais praticidade para os pais na hora de trocar as fraldas, dar banho e arrumar. Sabemos como pode ser difícil trocar o bebê, ainda mais se ele for agitado.

Com isso, até mesmo escolher as roupas para o batizado do bebê pode até mesmo ser mais simples, nos dias de hoje, escolher a roupa do batizado já não é tão complicado, pois mesmo em famílias mais tradicionais, nem sempre a roupinha será o mais importante.

Porém, mesmo que muitos padrões foram quebrados nessa parte, precisa continuar usando o bom senso e escolher um look apropriado para a ocasião e até mesmo para a estação do ano. O bebê e a sua saúde precisam ser levados em consideração sempre.

Em épocas mais antigas, era tradição das famílias vestirem o bebê com uma vestimenta chamada Mandrião, algumas famílias seguem esse rito até hoje. Mas o que é o Mandrião?

O mandrião é a vestimenta mais tradicional do batizado, ele pode parecer um vestido para bebê de início, mas na verdade, ele é mais uma espécie de túnica ou camisola unissex, podendo ser usado em meninas ou meninos.

Seu modelo tem como objetivo trazer conforto ao bebê e é utilizado nos batizados desde 1841, que foi quando a rainha Vitória batizou a sua filha com essa roupa.

Ele é um dos trajes mais aconselháveis para os bebês usarem no batizado e foi adotado por todo o país. Com o tempo, começaram adorná-lo com bordados à mão, como a renda renascença, o que fez a peça se tornar mais valorizada.

O mandrião é o mais recomendado para quem gosta do estilo mais clássico e da herança cultural, já que em muitas famílias, o mandrião é passado de geração a geração. Geralmente isso acontece nas famílias mais tradicionais.

Uma curiosidade, o príncipe George, Charlotte sua irmã e Louis, seu outro irmão, usaram a mesma roupinha em suas cerimônias de batismo, seguindo a tradição da família real.

Outras famílias podem escolher essa vestimenta não pela tradição, mas pelo conforto que ela oferece à criança. Como é uma roupa mais leve, com um tecido mais leve e pode ser usado tanto em menina como menino, algumas pessoas optam por essa opção por ser até mais prático.

Para as mamães mais modernas e que não querem seguir essa tradição, podem optar por um lindo vestido de batizado para as meninas e para os meninos um conjuntinho de camisa e calça para bebê ou short. Para incrementar no estilo, pode usar alguns acessórios, como a gravatinha, laços de cabelo, coletes e etc.

Vale ressaltar que é imprescindível que a criança esteja confortável com o look, tem alguns bebês que se sentem incomodados durante a cerimônia e podem não gostar de toda a agitação em sua volta, com isso, um look confortável para eles pode ajudar a ficarem mais calmos.

Para ajudar melhor nessa escolha, vamos falar de algumas dicas práticas para esse momento.

1.  Tecido

Antes de escolher o tecido, ainda mais para as mamães que gostam de fazer tudo com antecedência, pense na época do ano que a cerimônia vai acontecer.

Como já falamos, a roupa precisa ser confortável e não pode ser muito quente e nem muito fresquinha, precisa ficar ok para o bebê. Com isso, não opte por tecidos muito pesados, eles podem esquentar demais.

Aposte mais em tecidos de algodão, seda e até mesmo renda. Eles são mais leves e ainda fazem jus à ocasião que será usado. E cuidado com elásticos apertados e os detalhes que podem incomodar a criança.

2.  Modelos de roupa

Não tem um modelo específico para a roupa do batizado, se a família não for tradicional, não precisa necessariamente seguir uma regra de vestimenta.

As crianças maiores ficam muito lindas com roupa social, já os bebês podem ter uma grande variedade de opções que atendem todos os gostos.

3.  Os detalhes

Acredite, os detalhes fazem diferença e a ocasião pede algo mais delicado, tanto para as meninas como para os meninos. Não só o detalhe dos looks, mas os adereços que você pode combinar com a roupa.

Para as meninas pode usar laços ou faixas de cabelo, rendas, tules, bordados e etc. Já para os meninos, gravatas, suspensório infantil e coletes.

4.  Cor da roupa

Como já falamos antes, atualmente o estilo da roupa não influencia muito na cerimônia. Para as pessoas menos tradicionais, sair do branco pode ser uma boa opção se assim desejar.

Mas o ideal é que não fique muito longe da cor, ou que coloque cores muito fortes no bebê. Opte por cores como bege, cores mais claras como rosa bebê ou azul bebê.