Como conseguir empréstimo para servidor público?

Se você tem dúvidas sobre as formas de obter empréstimo para servidor público, então você veio ao lugar certo! Pois trouxemos aqui as informações mais importantes que você precisa saber sobre esse assunto!

Se você é um servidor público, provavelmente já ouviu falar sobre as opções de empréstimos exclusivas, como o empréstimo consignado para servidor público.

Os empréstimos para servidores públicos são opções válidas em casos de dívidas que precisam ser quitadas, para comprar e/ou reformar imóveis, viajar com a famílias nas férias, fazer um curso de graduação ou pós-graduação, ou para quem está procurando um meio de reorganizar a vida financeira.

Nesse artigo, você pode conferir o que é o empréstimo para servidor público, como funciona, como solicitar, os documentos necessários e os 3 tipos principais que você pode solicitar.

O que é o empréstimo para servidor público e como funciona?

Você sabe qual é o principal fator que vale para qualquer banco liberar um empréstimo? A segurança que as pessoas passam de que conseguem pagar o valor emprestado. 

Quando falamos em servidores públicos, eles já possuem uma vantagem: possuem total estabilidade profissional, o que dá a certeza ao banco de que eles receberão pagamento todos os meses e, muito dificilmente, serão demitidos.

Dessa forma, um empréstimo se torna vantajoso tanto para o banco, como para os servidores públicos. Por conta da estabilidade, a instituição financeira escolhida consegue oferecer condições ainda melhores, como:

  • Melhores condições de pagamento;
  • Menores taxas de juros;
  • Maior número de parcelas;
  • Liberação mais rápida do valor solicitado;
  • E muito menos burocracia durante o processo de requerimento e contratação.

Como solicitar? Documentos necessários

Para solicitar um empréstimo, você precisa recorrer a uma instituição financeira que oferece esse tipo de serviço aos funcionários públicos. 

A solicitação é muito rápida e fácil. Aliás, é possível até mesmo realizá-lo pela internet ou presencialmente.

O processo envolve quatro etapas principais: 

  • Primeiro, você realiza a simulação de forma online. Então, caso queira seguir com a contratação, será feita uma análise do crédito.
  • Depois, se o resultado da análise for positivo, ocorre a aprovação do crédito por parte da instituição.  
  • Após o envio da documentação necessária, a instituição financeira elabora o contrato, para você assinar.
  • Por fim, crédito será liberado e entregue a você.

É um processo bem rápido, para finalizar e já ter o dinheiro na conta.

3 principais tipos de empréstimo para servidor público

Existem três tipos principais de empréstimos para servidor público:

1 – Empréstimo pessoal

Essa é uma ótima opção para quem precisa de um empréstimo de forma muito rápida e simples, sem burocracia. Porém muitas vezes as taxas de juros costumam ser mais altas do que em outras modalidades de crédito, como o empréstimo consignado.

2 – Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é aquele em que você permite que a instituição financeira desconte as parcelas diretamente na folha de pagamento. 

Essa é uma opção onde é possível encontrar taxas de juros mais baixas, maior facilidade para contratar, e prazos mais longos de pagamento. Aliás, os agentes financeiros que são parceiros dos bancos costumam oferecem vantagens muito boas.

Existe uma lei que estipula que o valor das parcelas, não pode ultrapassar mais de 30% do salário do cliente. Então, se você recebe R$1.000,00 por mês, a mensalidade do empréstimo pode chegar, no máximo, a R$300,00 mensais.

3 – Empréstimo com garantia de imóvel

Nesse tipo, a contratação do empréstimo é feita com base em um imóvel de garantia de pagamento. Ademais, ele proporciona taxas e condições muito mais vantajosas quando comparadas às do empréstimo pessoal.

Cuidados importantes antes de contratar o empréstimo para servidor público

No momento de contratar um empréstimo, é importante tomar alguns cuidados. Afinal de contas, ao contratar um, parte da sua renda ficará comprometida durante vários meses ou anos!  Por isso, veja abaixo alguns pontos de cuidado importantes:

  • Só contrate um empréstimo se tiver certeza que precisa dele, e não há outra saída. Pois os empréstimos são, sim, ótimas opções para cuidar de algumas questões pontuais, mas não é aconselhável caso você tenha formas melhores de resolver a questão. Afinal, há juros sobre o valor, e você nunca estará pagando só o que solicitou;
  • Pesquise muito todas as opções disponíveis antes de contratar. Não tenha preguiça de ir banco por banco, e pedir uma simulação. Parece perda de tempo, mas não é! No fim, vale a pena comparar muito todas as opções, e ver qual é a que oferece as melhores vantagens, e que consegue se adequar às suas necessidades da melhor forma;
  • Pergunte bastante sobre as taxas e parcelas e tire todas as dúvidas que surgirem, para entender 100% como tudo funcionará. Assim, você não terá surpresas mais tarde;
  • Tome cuidado com as taxas e seguros, e acrescente-os no valor mensal, para ter certeza de que consegue pagar. É muito comum algumas instituições tentarem “tirar vantagem” dos clientes. Por isso, sempre prefira pelas mais conhecidas e seguras, e não deixe de verificar tarifa por tarifa para saber o valor total que terá que pagar por mês;
  • Por fim e muito importante, faça um planejamento dos seus próximos meses, e dos próximos anos em que estiver pagando o empréstimo. Afinal, parte da renda que você tinha para viver estará comprometida. Assim, você consegue evitar o risco de não conseguir pagar, e gerar ainda mais dívidas e juros e ainda poder traçar novas estratégias para ganhar dinheiro e pagar o empréstimo.