Maiores desafios de se trabalhar em casa e como superá-los

Enquanto milhões de trabalhadores em todo o mundo começam a trabalhar à distância  pela primeira vez devido à pandemia COVID-19 , poucos sabem o que esperar. Eles só conhecem a imagem propagada por todos aqueles “Trabalhe em casa!”

Se você estiver trabalhando à distância pela primeira vez ou pensando em começar, tome cuidado com esses riscos e desafios. Quanto melhor você os reconhecer, mais fácil será vencê-los e ter sucesso com seu trabalho de home office ou proprietário de uma pequena empresa.

Gerenciando sua própria programação e horário

Parece atraente, certo? Não é mais necessário definir o alarme para as 6h. Chega de ficar sentado em seu cubículo o dia todo, sua única saída é uma mísera hora para o almoço. Você pode definir seu próprio horário e trabalhar quando quiser. A liberdade é sua!

Tirando é claro,  o fato de que não funciona assim.

O conceito de “horário comercial normal” permanece em uso em todo o mundo porque funciona como uma ferramenta de gerenciamento de tempo eficiente . Depois de definir um horário, você sabe quando deve trabalhar e quando está livre para buscar outros interesses ou passar tempo com sua família. Você pode fazer planos com dias, semanas ou meses de antecedência porque sabe quando estará trabalhando. Sem essa estrutura, muitos trabalhadores domésticos encontram-se em grandes apuros. Eles dormem, procrastinam e dizem a si mesmos que vão desmaiar mais tarde. De repente, eles olham para o relógio e percebem que seus filhos voltam da escola logo – e eles não fizeram o que pretendiam fazer.

Isso os deixa com uma escolha: trabalhar durante a noite ou apenas procrastinar mais. Muitos funcionários convencionais reclamam da estrutura de um horário regular. Mas na verdade os atendem muito melhor do que imaginam.

Como evitar o desgaste da gestão do tempo

Defina seus dias e horários de trabalho e cumpra-os. Na maioria dos casos, isso significa manter o horário comercial regular ou basear suas horas de trabalho na programação mantida por seu cônjuge ou filhos. Uma programação convencional não apenas o torna mais produtivo, mas também permite que você passe mais tempo com as pessoas de quem gosta.

Por exemplo, começo o trabalho por volta das 7h30 às 12h30, depois faça uma pausa de 90 minutos ou mais para um treino e almoço, estique seus joelhos e depois, volte ao trabalho por volta das 14h00 às 18h00.

Você não precisa se deslocar para o trabalho, então pode dormir mais tarde. Além disso, se você precisar realizar tarefas importantes, como consultas médicas, não precisa solicitar permissão.

Algumas posições de trabalho no home office podem causar lesões e problemas, por isso, consulte um médico especialista em Joelho que atenda planos de saúde – caso a empresa que trabalhe te ofereça esse benefício – o quanto antes para conseguir um agendamento o mais rápido que conseguir e de acordo com suas necessidades. 

A confusão entre a vida pessoal e profissional

Do outro lado da moeda, quando você trabalha em casa, você não tem mais uma divisão geográfica clara entre o espaço de trabalho e o espaço pessoal.

Idealmente, sua casa é um local de relaxamento, segurança e proteção. É um lugar onde você inconscientemente entra em um estado de espírito calmo e tranquilo, deixando o estresse do dia de trabalho para trás.

Trabalhar em casa abre um buraco direto nessa divisão mental organizada. Muitos telecomunicadores reclamam que sentem que nunca estão fora do trabalho. Eles sempre sentem uma compulsão para verificar o e-mail ou fazer “apenas uma última coisa”.

Em outras palavras, eles têm dificuldade em desligar e relaxar. Por isso, delimite um espaço de trabalho claro para que assim, você não invada seu espaço de vida pessoal e um espaço de vida profissional, tudo estando em seu devido lugar.