Programas de afiliados: o que são e como funcionam?

Os programas de afiliados são, de maneira bem simples e direta, várias empresas ou mesmo pessoas físicas que oferecem os seus produtos em plataforma online.

A disposição dos produtos tem a finalidade de adquirir pessoas que se afiliam, se tornem parceiras na divulgação e/ou venda dos produtos.

Assim, então, a filiação ocorre de maneira gratuita. Mas ao vender ou divulgar os produtos das empresas, os afiliados ganham uma certa quantia, comissão a cada venda/divulgação.

Além disso, para manter uma parceria organizada, cada produto de um respectivo vendedor/afiliado tem um link pessoal.

Desse modo, cada pessoa que se interessar pelo produto, acessa o link divulgado pelo vendedor, então, será contabilizado como sendo o afiliado quem conseguiu vender o produto.

Sendo assim, basta que você se filie a um ou alguns produtos dentro de uma plataforma que dispõe deles.

Assim, logo em seguida, basta que comece a publicar o seu link de afiliado para que as pessoas interessadas em comprar acessem os produtos por meio do seu link.

Por sua vez, será contabilizada cada compra feita por meio do seu link de afiliado como sendo você quem vendeu. Desta feita, de maneira fácil e gratuita você poderá fazer uma renda extra. Fique de olho em cursos que ensinam como trabalhar sendo afiliado, como o Net Milionário e o treinamento Fut Milionário, pois apesar de parecer fácil, trata-se de um mercado que requer bastante estudo.

A seguir confira algumas das principais plataformas online que dispõe de produtos gratuitos para você realizar as vendas.

Principais plataformas de programas de afiliados

  • Hotmart

Sendo uma das plataformas mais usadas e também mais antigas da internet, a Hotmart tem especialidade em infoprodutos.

Os infoprodutos, como o próprio nome já supõe, são produtos digitais, fáceis de serem adquiridos e enviados para seus compradores.

Assim, um dos grandes diferenciais desta plataforma é que ela, por tratar de infoprodutos, então, não cobra taxa de envio (frete).

Bem como, assim que você efetua o pagamento do respectivo produto, assim, já é possível você fazer a utilização dele uma vez que ele será enviado para o seu e-mail pessoal.

  • Amazon

Com toda a certeza, a Amazon é uma das maiores e mais conhecidas plataformas com o sistema de afiliados do mundo.

Bem como, a Amazon não só tem autoridade no mercado digital, isto por ser a criadora, como também possui experiência com produtos físicos.

Além do mais, ela sai na frente de outras plataformas semelhantes a ela por conta da possibilidade de criar uma loja online, um e-commerce.

Assim, é totalmente possível que ao se filiar a Amazon você consiga trabalhar tanto com produto físico quanto com infoprodutos.

  • Monetizze

No ano de 2020 a Monetizze foi considerada uma das maiores plataformas de programas de afiliados no Brasil.

Sendo também voltada para a área de infoprodutos, a Monetizze se destaca por seu foco também se direcionar a cursos em formato de e-books.

Além disso, para se inscrever dentro da plataforma é muito fácil, assim, ajudando ainda mais quem é iniciante nesta área de vendas online.

  • Udemy

A Udemy com certeza se destaca das demais plataformas de afiliados até agora citadas.

Pois, não só trabalha com infoprodutos, mas presta o serviço de treinamentos para diversas áreas do conhecimento.

Dessa forma, a sua atenção se volta para o comércio de cursos online. Além disso, a Udemy tem autoridade a nível internacional.

Sendo assim, ela facilita ainda mais a vida de quem quer vender cursos de capacitação, pois conta com a autoridade da plataforma. 

  • Eduzz

Já esta plataforma, sendo diferente da anterior, foca na venda de infoprodutos como o nicho das plataformas Hotmart e Monetizze.

Por sua vez, está disponível nela cursos, apps, e-books e também produtos na forma física.

E, embora seja uma plataforma bastante nova em relação às demais, ela tem conseguido conquistar o seu lugar de destaque e vale a pena fazer uma análise mais profunda em seu funcionamento.

Conclusão

A área de marketing digital, onde estão inseridas cada uma das plataformas já mencionadas, está cada vez mais em crescimento acelerado.

Um dos motivos que acelerou o seu crescimento foi o cenário de pandemia ao qual ainda se vive hoje.

Desse modo, com a perda de emprego por muitas pessoas, então, o marketing digital é hoje uma ótima escolha para ganhar dinheiro.