Relatório de vendas: Como fazer o seu em 8 passos fáceis

No artigo de hoje vamos te ajudar a entender a montar um bom relatório de vendas de forma estratégica.

É bem comum que as empresas optem por utilizar um relatório de vendas, para monitorar o progresso do departamento comercial. Mas é preciso entender como montar esse documento de forma estratégica, de modo que os gestores possam tomar suas decisões com base nessas informações.

Relatório de vendas é essencial para entender o desempenho da sua empresa e também, te ajuda a personalizar certas ações da empresa, e a estruturar um bom plano de negócio.

O plano de negócio é utilizado no momento de abrir, manter ou ampliar uma empresa. Essencial para qualquer gestão de negócios. 

Portanto, é importante que o relatório de vendas seja eficaz, você aprenda como criá-lo, com quais dados inserir e por onde começar.

Relatório de vendas

Antes de entender a importância, você precisa saber o que é o relatório de vendas.

O relatório de vendas é aquele documento que contém as informações que foram apuradas na parte comercial, no atendimento, nas vendas, etc.

Com esse relatório é possível localizar os pontos fortes e fracos, tudo o que precisa ser melhorado.

Você sabe quais informações são necessárias colocar em um relatório? Como começar? Vamos te dar algumas dicas.

8 dicas para um bom relatório de vendas

Defina o objetivo:

Para começar sua avaliação de vendas, é preciso especificar seu objetivo, veja quais respostas você quer ao elaborar o relatório de vendas.

Você pode querer a resposta de como foi o desempenho da equipe de vendas no mês ou qual item ou serviço traz mais conquista.

Após definir qual o seu objetivo, fica mais fácil definir a frequência do relatório e as métricas ideais.

Métricas:

A definição das métricas precisa ser levada a sério, abaixo estão as métricas mais comuns:

  • Tarifa de conversão: essa métrica mede as chances que o vendedor tem na hora da venda. É bom para comparar em qual período as vendas caíram ou não, e claro, avaliar os vendedores.
  • Ticket médio: essa é a métrica é o faturamento total dividido pela quantidade de vendas naquele período. Essa métrica permite você identificar se a sua empresa precisa melhorar na estratégia de upselling.
  • Produção do vendedor: no relatório de vendas é extremamente importante você incluir o desempenho de cada vendedor, com isso, você poderá perceber quem está indo bem e quem não está.
  • Desempenho do produto: é importante no relatório ter o desempenho do seu produto ou serviço, com isso, você pode ver quais produtos estão lucrando mais.

Linguagem simples:

Um bom relatório precisa ser claro e fácil de compreender, para ser uma coisa rápida de ser lida e analisada.

No início coloque uma breve introdução, após isso o desenvolvimento e por fim, a conclusão com pontos relevantes.

Separe as informações que você vai precisar:

Alguns dados são necessários para a elaboração do relatório de vendas.

  • Vendedores
  • As formas de venda
  • Filiais
  • Os produtos
  • As formas de pagamentos

Mas não esqueça que você só deve colher informações que serão relevantes para compor o relatório.

Prazo:

Após terminar a análise, chegou a hora de começar a mudar o que está dando errado, por isso, defina um prazo para realizar essas melhorias.

  • Relatório do time de vendas: É bom ter outra visão, a dos vendedores. Isso ajuda a eles a ter uma motivação a mais para cumprir suas metas.

Por eles conviverem mais com os clientes, podem mostrar como os consumidores agem, o andamento das negociações, etc.

Um relatório será perfeito para o gestor tomar certas decisões, então incentive seu time de vendas a elaborar um relatório próprio com a  visão deles.

Utilização do relatório:

Além de ajudar nas decisões do vendarketing, o relatório é útil para outros setores.

Após observar os resultados, é possível também, identificar quais vendedores estão com uma produção mais baixa do que o ideal.

E também o setor operacional pode utilizar os dados do relatório para saber quais produtos estão sendo mais adquiridos pelos consumidores.

Formato do relatório:

Para definir o formato é necessário entender seu objetivo, dependendo de qual seja, pode ser elaborado em uma folha de papel.

Se for para verificar as vendas de forma mais burocrática, o ideal é algo mais curto, pode ser apenas um documento Word ou uma planilha mesmo.

Mas se for para mostrar os resultados das vendas para o seu time, aposte em uma apresentação de slides.

Ferramentas para fazer relatórios de vendas:

As ferramentas para montar os relatórios de vendas, estão nas ferramentas de gestão comercial, automação de marketing, etc.

Todos esses têm módulos para montar um relatório de vendas, e ainda são personalizáveis, basta selecionar as informações que você deseja analisar.

Geralmente a ferramenta de CRM é a mais utilizada, tem uma boa criação de relatórios com mais facilidade e com menos erros.

Além de ter os relatórios automáticos, a ferramenta ainda pode aproveitar as informações, e criar os próprios relatórios.

Sua empresa tem um relatório elaborado que é bem estratégico, mas você sabe como esse relatório te ajuda a tomar decisões?

Se você não tem certeza, é importante conferir o relatório e se necessário, refinar e atualizar.

Como o relatório vai ajudar na estratégia do seu negócio?

Como já falamos, o relatório vai te mostrar como está o desempenho da sua empresa, o relatório vai ajudar sua empresa em alguns pontos, como por exemplo esses:

  • Desempenho das vendas por vendedor ou por um formato
  • Desempenho das vendas internas
  • O quanto de produtos foram vendidos
  • A quantidade de conversão de vendas
  • Se o vendedor cumpriu a meta

Essas são só algumas informações que você consegue colher realizando o relatório de vendas.

Em relação à frequência que é realizado o relatório, vai da sua empresa, algumas empresas preferem analisar de forma mensal ou semestralmente. 

Por isso é importante criar um padrão de análise e guardar todos os relatórios para sempre estar comparando.

Conclusão

E aí conseguiu entender como montar um relatório de vendas? Basta investir nas práticas que ensinamos hoje.

Na hora de prospectar seus clientes vale a pena utilizar uma ferramenta que possibilita realizar isso com agilidade e segurança como a Cadastro Empresa.

Se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários ou entre em contato conosco.

Até o próximo artigo!