O que é o serviço do Power BI?

Power BI tornou-se um serviço indispensável, à medida que a tecnologia avança, a quantidade de dados gerados em todo o mundo também aumenta. Acompanhá-los tornou-se um desafio para muitas empresas.

Devido à necessidade de avaliar um grande número de dados, as empresas começaram a buscar soluções para facilitar o processo de alinhamento. Continue lendo este conteúdo para entender melhor o assunto! 

O que é o serviço do Power BI?

O Power BI é, nada menos que, um software de Business Intelligence usado para analisar dados, que revolucionou o mercado de BI desde seu lançamento pela Microsoft em 2015.

Para extrair, tratar e distribuir dados, o aplicativo se conecta a várias fontes. O mercado de business intelligence e análise de dados está se expandindo mais rápido e, como resultado, a experiência do Power BI está se tornando cada vez mais procurada.

Caso deseje saber mais sobre o Power BI, o que ele faz, como usá-lo e como ele pode ajudar seus negócios e sua carreira, faça um curso na Mega Cursos de Power BI. Dessa forma você adquire mais conhecimento e amplia as suas oportunidades de trabalho.

Quais as principais funções do Power BI?

Como dito anteriormente, o Power BI é uma ferramenta abrangente que pode ser usada online ou offline. Para te mostrar ainda mais, separamos algumas das funções mais importantes, que estão disponíveis tanto no programa quanto no app, veja logo abaixo!

1-Criar Storytelling

Uma das funções mais importantes é a criação do Storytelling, uma técnica que consiste em narrar uma história. Uma simples apresentação de dados pode não despertar total interesse à primeira vista, mas isso muda quando se tem uma narrativa.

Grande parte das pessoas acaba se apegando a um evento real ou fictício que é contado passo a passo. Você pode usar dashboards do Power BI para usar essa técnica.

2-Exportar para o Power Point

Todos os dados podem ser importados não apenas do Excel, como também do Power Point. Fica mais fácil agregar valor à sua sequência de slides e, como resultado, impressionar seus colegas de trabalho dessa maneira.

3-Usar o Quick Insights

O Quick Insights é um recurso que auxilia você a achar determinados dados e informações. Além disso, é possível criar relatórios e dashboards com base nos resultados mais úteis e interessantes.

Sem dúvida, isso otimiza seu tempo e torna suas tarefas mais importantes.

4-Criar e configurar um Dashboard

O principal objetivo deste recurso é tornar mais fácil a visualização e compreensão dos dados de negócios, bem como facilitar a tomada de decisões.

Elementos visuais como gráficos e indicadores de gestão possibilitam que gerentes e qualquer pessoa das equipes acompanhem o progresso de metas e resultados com mais clareza, pois são elementos muito interativos, dinâmicos, personalizáveis ​​e intuitivos.

5-Transformar colunas em linhas

O intuito deste recurso é ajudar na edição de dados através do Editor do Power Query. O guia de conversão, como o próprio nome indica, permite que você conclua algumas etapas essenciais na criação de um indicador do Power BI, como transformação, remoção e adição de dados.

6-Tabelas e matrizes

Esse visual é ideal quando o objetivo é ver os detalhes dos dados, e a principal diferença entre esse visual e os demais é o número de opções de formatação.

7-Gráficos de funil e de cascata

Uma ferramenta útil para quem deseja medir e comparar o desempenho de uma variável ao longo do tempo. Esses gráficos podem fornecer informações em vários níveis, permitindo ao usuário identificar gargalos e oportunidades em seus negócios.

8-Coletar dados da Web (sites, Wikipédia e etc.)

O Power BI Desktop oferece uma variedade de opções de coleta de dados com base em uma ampla variedade de fontes de dados. É possível se conectar a uma página da Web por meio de seu link de acesso, importar dados tabulados e criar indicadores que exibam os dados de forma mais prática com ele.

9-Modificar as cores em visuais (cor de sentimento)

O Power BI oferece várias opções para personalizar seus relatórios e painéis. As cores de sentimento devem corresponder a um padrão específico que varia de usuário para usuário, mas também podem corresponder ao esquema de cores de uma empresa, por exemplo.

Se este parâmetro for vermelho, a variação positiva aparecerá como vermelho, enquanto a variação negativa aparecerá como uma cor diferente.

10-Ferramentas (Tooltip) nos gráficos

Essa ferramenta é essencialmente uma caixa de texto que exibe visuais quando o mouse é movido sobre um indicador. Esse visual pode incluir imagens, gráficos, tabelas e outros visuais fornecidos pelo Power BI.

11-Gráficos de dispersão

O recurso é usado para colocar os dados simultaneamente em um eixo vertical e horizontal com a finalidade de determinar como uma variável afeta a outra

Agora que você já sabe o que é Power BI e quais são as suas principais funções, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos que também possuem curiosidade em saber mais sobre o assunto!

Comentários estão fechados.