O que é um visto? – Definição, duração e benefícios!

O que é um visto? Para que serve esse documento tão temido por alguns brasileiros? Aliás, por que o medo do visto? Como conseguir um visto de turista para ficar entre 6 meses a 1 ano em um país estrangeiro como os Estados Unidos da América? O visto americano é realmente o mais difícil de conseguir?

Viajar para o exterior e ficar permanentemente é o sonho de muitas pessoas. Além desse detalhe, há outro que a grande maioria das pessoas deseja fazer isso indo para os EUA. Porém, como bem sabemos, não é tão fácil quanto parece, e é aí que entra o medo do visto, por ser tão difícil de conseguir em algumas situações.

De qualquer forma, este é um documento essencial e que jamais pode faltar em sua organização de documentos para viagens. Sem um visto, você se torna ilegal, principalmente em países que solicitam o visto como obrigação para pessoas quem vem de viagem do Brasil.

Você verá com o decorrer do conteúdo que nem é tão difícil assim consegui-lo, a maior dificuldade é seu preço, sendo a entrevista a parte mais fácil, mas que muitas pessoas pisam na bola por falta de informação e de preparação. Se você mantiver a calma durante a entrevista, há grandes chances de ganhar o seu visto.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos ensinar a você o que é um visto, para que assim possa buscar o seu e viajar para o país que deseja, muito provavelmente os Estados Unidos. Acompanhe-nos até o final do conteúdo e compreenda o assunto em detalhes. Vamos lá!

O que é um visto?

Afinal, o que é um visto? Para que ele serve? Um visto é um documento necessário e solicitado pelo país anfitrião a todo e qualquer imigrante que deseja passar um tempo em território estrangeiro. Dessa forma, o visto é uma espécie de documento que atesta para a imigração e polícia local que você está autorizado pelo governo local a transitar sem maiores problemas.

Então, em resumo, um visto é um documento que lhe protege de eventuais batidas policiais, extradições em massa, etc. É de suma importância que você viaje para o país com o seu visto em mãos, se este for solicitado. Caso contrário, há grandes chances de ser extraditado a qualquer momento.

O que é extradição?

Como mencionado acima, ter um visto em mãos lhe protege de ser extraditado. Mas, o que exatamente é ser extraditado? A extradição ocorre com pessoas que estão transitando, morando ou trabalhando no país de forma ilegal, ou seja, sem um visto que lhe permita estar ali.

Em suma, se você é pego sem visto nos Estados Unidos, por exemplo, será extraditado: significa que será mandado embora para o seu país natal sem chances de voltar algum dia para os EUA, nem mesmo se estiver com a sua documentação em dia. Você é considerado um criminoso e não pode mais botar os pés no país.

Por isso a grande importância de respeitar as leis da nação e evitar viajar sem visto. Na realidade, o maior problema nem é este, pois dificilmente você entra nos EUA, por exemplo, sem visto. O maior problema é com aqueles em que o seu visto expira e a pessoa continua morando no país até ser pega.

Quanto tempo dura um visto?

E quanto tempo dura um visto? Já sabemos o que é um visto, mas e qual é a sua duração? Em média, um visto dura entre 6 meses a 1 ano, a depender da política de imigração do país. Existem diferentes tipos de visto: turismo, estudos e trabalho. Cada um destes ainda pode possuir subcategorias com diferentes períodos de duração.

Por exemplo, existem países como a Irlanda que fornecem um visto de trabalho com 2 anos, sempre renovável se você continuar trabalhando onde está. Ainda no exemplo da Irlanda, você recebe um visto de 2 anos para trabalhar, e se for na área de tecnologia, como um programador ou desenvolvedor, após este período recebe um visto permanente, tornando-se cidadão irlandês.

Portanto, a duração de um visto é muito variável de acordo com as políticas de imigração e visita externa que o país possui.

Quanto tempo dura um visto para os EUA?

Se você quer saber o que é um visto e sua duração na versão americana, saiba que o mais comum é conseguir um visto de turista. Este possui duração de 6 meses, extensível até 12 meses se você ir em busca de sua renovação ainda em solo norte-americano. Após este período máximo, portanto, você possui a obrigação de voltar ao seu país natal, conseguir um novo visto para que somente então consiga retornar aos EUA.

Lembre-se de sempre seguir as regras do país, assim você consegue viajar quantas vezes desejar sem maiores problemas em relação à política de imigração local. Até a próxima!

Comentários estão fechados.