O processo de geração de novos leads é extremamente importante para qualquer empresa que deseja crescer. Isso porque se trata de uma oportunidade de falar diretamente com os clientes em potencial. Nesse caso, aprender como gerar leads grátis se torna ainda melhor, uma vez que você não precisa investir nenhuma quantia em dinheiro para conseguir esses clientes em potencial, evitando gastos e aumentando a receita.

    Se você trabalha no ambiente digital, sabe da importância de criar uma lista de contatos, seja para vender mais ou mesmo para mantê-los fidelizados. Mas essa tarefa não é tão simples como parece. Na verdade, é necessário ter bastante persistência e utilizar cada uma das nossas dicas de como gerar leads grátis que separamos e iremos disponibilizar ao longo deste texto.

    Dessa forma, para descobrir como gerar leads grátis e melhorar a receita da sua empresa, recomendamos continuar acompanhando o presente artigo, de modo a ficar por dentro das principais informações que reunimos. Portanto, continue lendo e tire qualquer dúvida que persista.

    O que são leads?

    Uma pergunta frequente entre as pessoas que estão começando no marketing digital é: o que são leads? De forma simples, podemos dizer que se tratam de clientes em potencial, ou seja, pessoas que em algum momento mostraram interesse no produto ou serviço que a sua empresa vende, assim como aquelas pessoas que demonstram comportamento suscetível ao consumo daquilo que você vende.

    Dicas de como gerar leads grátis

    Saber como gerar leads grátis é uma forma sustentável de crescer qualquer empresa. Isso porque você deixa de investir dinheiro na compra de “contatos” e passa a obtê-los gratuitamente através de estratégias simples. Abaixo, separamos algumas das principais dicas de como gerar leads grátis, são elas:

    Use as ferramentas grátis disponíveis na internet

    Uma das excelentes vantagens para quem está em busca de aprender como gerar leads grátis é que existe uma grande quantidade de ferramentas disponibilizadas na internet de forma totalmente gratuita. Sendo assim, para criar uma lista de contatos, é necessário fazer uso de cada uma delas. Essas ferramentas podem ajudar tanto na captação quanto na gestão dos novos contatos.

    Abaixo, você confere cada uma dessas ferramentas:

    Mensageiros instantâneos: os aplicativos de mensagens são excelentes opções para compartilhamento e captação de novos clientes em potencial. Isso porque eles permitem conversas instantâneas e em tempo real com as pessoas. Nesse caso, você pode criar grupos, enviar conteúdos, divulgar promoções e várias outras informações referentes a sua empresa. Algumas das opções disponibilizadas gratuitamente são WhatsApp e Telegram. São ótimas, pois é possível criar grupos com mais de 100 membros;

    Mensagens automatizadas: as mensagens automatizadas também podem ser excelentes ferramentas na hora de captar novos clientes em potencial. Elas podem ser instaladas gratuitamente no site. Algumas das melhores ferramentas disponíveis são JivoChat e ManyChat. Com elas, você pode fazer o processo de atendimento se tornar mais simples;

    TypeForm e Google Forms: ambas as ferramentas são semelhantes e servem para o propósito de colher determinadas informações sobre os usuários. Nesse caso, você pode criar alguns quesitos, como endereço de e-mail, telefone para contato, entre outros. Fazendo isso, basta enviar para a pessoa e ela irá disponibilizar as suas informações;

    Vale lembrar que existem versões pagas das ferramentas mencionadas. Elas costumam oferecer mais funcionalidades. No entanto, se você está iniciando o seu projeto, vale a pena testar as opções gratuitas e fazer upgrade à medida que o site for crescendo.

    Como gerar leads grátis
    Como gerar leads grátis

    Produza conteúdos relevantes e de qualidade

    Os conteúdos relevantes e de qualidade são ferramentas do marketing de conteúdo. Ele é extremamente importante para as pessoas que desejam aprender como gerar leads grátis. Além do mais, também pode ser usada pelas pessoas que pagam pelos seus leads. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta extremamente útil para ambas as partes.

    Em termos simples, podemos conceituar o marketing de conteúdo como sendo uma ferramenta usada para fazer com que mais pessoas cheguem até o seu site, ou seja, é uma isca para atrair novos leitores. Os conteúdos tendem a ser chamativos, com um certo toque de apelação, de modo a fazer com que o post se torne “viral”.

    Após atrair novos leitores para a sua página na internet, está na hora de disponibilizar algumas formas de conversão para que essas pessoas entre na sua lista de contatos. Uma das formas mais comuns de fazer isso é oferecer a opção de newsletter. Isso significa dizer que as pessoas que visitarem o seu site podem se inscrever para receber regularmente todas as novidades disponibilizadas pela sua empresa. Com isso, além de captar o e-mail do cliente, você pode enviar as novas publicações através do e-mail ou outro canal, como WhatsApp.

    Criação de técnicas de conversão 

    A geração de conteúdos e a utilização de ferramentas adequadas pode ser um bom começo para quem está iniciando no mundo digital e deseja aprender como gerar leads grátis. Contudo, ao conseguir visitas para a sua página, torna-se necessário criar técnicas que convertam, ou seja, façam com que visitantes disponibilizem o seu e-mail ou telefone. Essas técnicas são chamadas CTA (Call to Action ou chamada para ação). 

    Para tanto, você pode oferecer algumas oportunidades, como: participar da lista de transmissão do WhatsApp, lista vip ou mesmo da newsletter. Em troca, o visitante deve fornecer alguma informação para contato. A geração de leads passa por esse tipo de ação.

    Invista no relacionamento com as pessoas

    Muitos empreendedores acreditam que os formulários de isca digital servem apenas para que as pessoas que entram em seu site se inscreverem por meio de um formulário específico. Isso não é verdade.

    Você pode obter leads gratuitos conectando-se com pessoas do seu setor e com clientes. Isso pode ser feito por meio de conversas com pessoas em eventos, coletando informações de contato delas por meio de redes sociais e fóruns, ou ainda realizando de forma virtual por meio de canais de relacionamento online.

    Criar uma lista de possíveis clientes que você conhece em um editor de planilhas como o Excel torna a coleta de leads mais trabalhosa e manual. No entanto, este método ainda funciona.

    É provável que você se surpreenda com o número de potenciais compradores que você já tem e não percebeu. Além disso, continuar a aumentar sua rede ao longo do tempo aumentará sua força e presença do seu negócio em qualquer ambiente.

    Portanto, seguindo cada uma de nossas dicas, você aprende como gerar leads grátis e alcançar o sucesso da sua página ou negócio na internet.

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.