Cursos de culinária: benefícios de aprender a cozinhar em casa

Além de não precisar mais viver pedindo um Rappi, existem muitos outros benefícios de aprender a cozinhar em casa. Mesmo assim, até hoje existem milhares (talvez milhões!) de brasileiros que não sabem como fazer coisas básicas como um arroz, fritar um ovo ou um bife. Isso considerando apenas o básico do básico das tarefas, sem pensar em elementos mais complexos como temperar as coisas do jeito certo.

Hoje em dia, cerca de 6 em cada 10 brasileiros admitem que não gostam de cozinhar e essa tendência já vem se traduzindo em menos tempo na cozinha, com os Millennials sendo a geração com menos afinidade com o fogão dos últimos tempos. Considerando também a facilidade que aplicativos como o Rappi ou iFood fornecem, fica realmente menos oneroso não saber como cozinhar.

No entanto, ainda assim existem muitos benefícios de aprender a cozinhar em casa. Se você não sabe por que se matricular hoje mesmo em um curso de culinária, aprenda a seguir!

5 benefícios de aprender a cozinhar em casa com um curso de culinária

1. Ter autonomia

Imagine que você foi para uma festa com os amigos e voltou às 2 da manhã para casa. Você mora sozinho e está com fome, mas não tem nenhum restaurante aberto no Rappi ou em outro aplicativo de entrega. Os poucos que estão abertos estão com previsão de entrega para mais de 1 hora por causa do número limitado de entregadores. Você tem duas opções nesse caso: cozinhar ou ir dormir com fome. 

E esse é apenas um exemplo. Imagine que você está de férias com os amigos na praia e eles resolvem cozinhar frutos do mar, mas você não curte comer isso.

Seja como for, existem muitos casos em que é importante saber como cozinhar para ter maior autonomia e poder se virar melhor sem depender de ninguém. Claro que não é necessário entender as particularidades de como conseguir uma boa reação de Maillard nos alimentos, mas saber como fazer um arroz, cozinhar uma batata para um purê e preparar alguma outra coisa é vital para ter mais independência.

2. Impressionar o/a crush

Imagine o seguinte cenário: você finalmente conseguiu um encontro com aquele/a crush que vinha paquerando há muito tempo. Vocês resolvem passar o dia passeando no parque, pegam um cineminha e, depois, você convida a pessoa para ir até sua casa. Vocês podem conversar e, quem sabe?, emendam um jantar juntos.

Saber como cozinhar bem é essencial para impressionar o/a crush. E, aqui, não estamos falando só de saber como fritar ovo, mas sim de entender como fazer comidas variadas, pratos completos, combinar sabores e fazer uma refeição marcante de verdade (do jeito positivo, claro!).

3. Economizar

Faça um experimento: pegue o seu celular, abra o Rappi (ou outro app de delivery) e pesquise por um prato feito qualquer. Pode ser um básico de arroz, feijão, bife e batata-frita. Com exceção das super-promoções, você não achará um prato desses por menos de R$19,90.

Agora faça as contas de quanto você gastaria para fazer um prato com arroz, feijão, bife e batata-frita. Vamos supor alguns valores a seguir:

Ou seja: mesmo com a alta inflação no preço dos alimentos, cozinhar em casa ainda é muito mais barato do que comprar em um restaurante. Por isso, saber como preparar os alimentos em casa é muito mais econômico.

4. Se divertir

Cozinhar não é “apenas” uma obrigação. Na verdade, depois que se aprende a fazer, é uma atividade muito prazerosa e que permite melhorar seu foco e sua concentração. Afinal, você está focado sempre em cumprir os passos corretos da receita.

No entanto, depois que se domina de verdade a cozinha, a atividade fica muito prazerosa. Afinal, você eventualmente aprende como alcançar as texturas e sabores que você deseja e pode misturar coisas, inventar pratos e inovar do seu próprio jeito.

5. Comer melhor

Por fim, cozinhar em casa permite que você possa se alimentar melhor, o que gera mais benefícios para a sua saúde. Ainda que o restaurante evite usar conservantes, eles sempre acabam por usar temperos prontos e outros recursos para economizar ou poder cozinhar em grandes quantidades mais facilmente. Isso tende a não ser muito saudável.

Por isso, poder cozinhar por conta própria garante que você usará ingredientes frescos, naturais e com melhores benefícios para a sua saúde.

Como deu para ver, existem muitos benefícios de aprender a cozinhar em casa. Esses foram apenas os 5 primeiros que pudemos citar, sendo também 5 dos que têm mais impacto no seu dia a dia. Desse jeito, você consegue perceber o quão importante é saber cozinhar em casa, mesmo que seja o básico do básico, sem precisar evoluir para algo muito complexo.

E aí, você gostaria de aprender a cozinhar? Qual prato você gostaria de aprender a fazer?