quarta-feira, fevereiro 21

    Nesse artigo, vamos abordar sobre algumas das melhores dicas de como decorar uma casa pequena com pouco investimento.

    Para decorar uma casa não precisa gastar muito, basta você dar uma repaginada em algum móvel que já está desgastado e decorar a sua residência com utensílios baratos, mas que levanta o visual do ambiente.

    Investir em itens de decoração, como almofadas, porta-retratos, plantas, espelhos e muitos outros, podem deixar a casa com um ar sofisticado e arrumado. Além disso, se a sua casa é pequena, aposte em uma decoração minimalista, que não precise tanto de espaço. 

    Se você pensa que para decorar precisa gastar muito dinheiro esse artigo foi feito para você. Descubra como colocar várias ideias criativas em prática. 

    É possível decorar a casa com pouco investimento?

    Para iniciar uma decoração é quase impossível não gastar, acaba se fazendo necessário investir uma grana, mas para evitar gastos desnecessários, faça uma planilha de gastos. Anote qual material você vai precisar, o tanto de dinheiro a ser investido e a mão de obra. 

    Uma dica é antes de começar a decorar, observe bem a casa e veja todos os pontos que incomodam e que podem ser modificados. Procure ideias que valorize aquele espaço, procure reutilizar o que presta, e não menos importante, faça uma limpeza geral. 

    Veja abaixo dicas de como decorar casa pequena com pouco investimento

    1- Dê uma repaginada nos móveis

    Sabe aquele móvel antigo que você pode até pensar que não presta mais? Nada que uma mãozinha de tinta não resolva, pintar esse móvel dá uma impressão de que ele está novo. 

    Existem alguns móveis que são usados de geração em geração e todo cuidado é pouco com essas raridades, dar uma restaurada neles, se quiser pode utilizar adesivos ao invés de tintas. 

    Além disso, ter uma televisão moderna valoriza a sala. Não precisa ser necessariamente uma Smart Tv 43″, basta que a escolha seja compatível com o tamanho do seu ambiente.

    2- Invista em papel de parede adesivo

    Uma ótima opção para você que deseja decorar a sua casa com pouco investimento, são esses papéis de parede adesivos, eles dão impressão de que o ambiente está pintado, ótimos para sala e cozinha. O material é super versátil que pode ser utilizado até mesmo em móveis, como bancada, prateleiras e mais. Se for utilizá-lo na cozinha o ideal é que eles sejam laváveis 

    Se você está pensando em decorar o quarto das crianças, um bom papel de parede para quarto infantil também são uma excelente escolha. Há uma variedade de opções temáticas e coloridas, que podem transformar o quarto em um ambiente lúdico e divertido para os pequenos.

    Além disso, os papéis de parede adesivos são fáceis de aplicar e podem ser removidos com facilidade, sem danificar a parede. É importante escolher um material de qualidade, que seja lavável e resistente, para garantir a durabilidade e a segurança do quarto.

    3- Decore com plantas 

    Dicas de como decorar casa pequena
    Dicas de como decorar casa pequena

    Que tal dar um ar de natureza no ambiente da sua casa? Cultivar plantas é uma ótima opção para você que quer deixar sua casa mais leve, agradável e cheio de vida. 

    E não se preocupe que mesmo sua casa não tendo quintal ou jardim, existem muitas espécies que se desenvolvem bem em vasos dentro de casa. Alguns exemplos de plantas para decorar a casa:  samambaia, espada-de-são-jorge, suculentas, cactos e palmeiras. 

    4- Espalhe quadros pela casa

    Uma boa opção para decorar a casa são quadros, mas se você está sem condições de investir em quadros caros, uma boa ideia é imprimir pôsteres de sua escolha e emoldurar na sua parede. 

    Ou então revelar aquela foto que você tirou em família e colocar em um porta-retrato na sua estante. Esses detalhes podem deixar sua casa mais aconchegante para quem for visitá-la. 

    5- Construa prateleiras

    Investir em prateleiras te dará praticidade para organizar seus livros, objetos e plantas. São fáceis de serem montadas, com apenas alguns pedaços de tábua de madeira você consegue construir as prateleiras, depois use um pouco de tinta para pintá-la e já está pronto. Com esse tipo de decoração você terá um ambiente moderno e sofisticado.

    6- Coloque espelhos em lugares estratégicos

    Os espelhos são uma boa dica para decorar casas pequenas, pois eles ampliam o ambiente, fazendo com que o lugar pareça ser maior. Então eles são uma boa opção. 

    Se quiser também pode deixar o visual ainda mais estiloso, emoldurando seu espelho com cordas e papelão. 

    Além disso, observe os lugares estratégicos para colocar o espelho. Afinal,  os espelhos têm a capacidade de refletir luz, assim iluminando lugares com baixa iluminação. 

    7- Mude o enxoval da casa

    Sempre troque a capa de sofá, os forros de cama, toalhas de mesas e até mesmo aquele conjunto de banheiro que faz muito tempo ali.

    Outra dica é colocar cortinas em janelas e dar uma organizada no guarda roupa e tentar manter tudo em seu lugar.

    Todas essas dicas ajudam a deixar a casa com um ar de arrumada, causando uma impressão positiva.

    8- Reutilize objetos

    É normal pensar que tudo que não presta é lixo, mas não é bem assim. Muitos objetos quando reciclados servem para outras coisas, então pegue aquela caixa de papelão e transforme em um cesto para banheiro. 

    Outra ideia é transformar aquele pneu velho em um puff para sua sala. Com isso, você estará ajudando o meio ambiente e embelezando sua casa.   

    Conclusão 

    Como vimos acima, dá para decorar a casa com pouco investimento. Para isso, é só dar uma repaginada em seus móveis, utilizar adesivos para dar um ar de pintura. Além disso, decorar a casa com plantas deixa o ambiente mais agradável, assim como usar aquele objeto que estava guardado a muito tempo, dentre outras dicas que passamos aqui.

    Porém, mesmo que gaste pouco é importante se planejar financeiramente, antes de começar a reforma.  

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.