Ralo Linear: o que é e para que serve

Diferente do ralo tradicional no formato quadrado, o ralo linear é muito mais prático e funcional, além de ser discreto. 

Ademais, ele pode ser usado com total descrição nos mais variados ambientes, sendo quase imperceptível e permitindo um acabamento perfeito. 

Além disso, o tamanho do ralo linear o torna muito mais eficaz no escoamento da água, pois ele pode medir até 1 metro de comprimento.

Se você vai construir ou reformar, fique por dentro de todas as informações sobre o ralo linear e como ele pode deixar seu espaço muito mais bonito e funcional. 

Continue por aqui para saber mais!

Como é a estrutura do ralo linear?

Muito usado em áreas externas, o ralo linear coleta a água dos ambientes de forma eficaz. Portanto, seja para banheiros, varandas ou outros espaços, a retirada do excesso de água  se torna muito mais prática e rápida. 

Inicialmente esse modelo de ralo era destinado apenas a áreas externas, especialmente para aquelas com grandes volumes de água, como é o caso dos arredores das piscinas e de partes descobertas como o quintal com revestimento. 

No entanto, sua eficácia chamou a atenção de construtores e demais pessoas que gostam de reformas e construção. Seu formato bastante discreto e acabamento perfeito, contribui para compor uma decoração ambiente muito mais harmônica. 

Com a grande vantagem de não causar elevação no piso, o que não seria viável e esteticamente aceitável para um acabamento perfeito. Por isso, esse modelo se tornou viável em banheiros, lavanderias, áreas gourmet, entre outros espaços.

Como destaque o ralo linear chama bastante a atenção por ser de fácil instalação e manutenção. O que auxilia também para evitar entupimentos. Seu formato não possui vãos, portanto, não há espaço para acúmulo de sujeiras. 

Cuidados durante a instalação do ralo linear

Se você vai construir e já conhece as vantagens de usar esse modelo de ralo, é importante conversar com os profissionais envolvidos na obra. Engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção devem saber suas preferências. 

O mesmo deve acontecer se a sua necessidade é apenas de reformar um ambiente. Embora a instalação do ralo linear seja simples, é importante que ela seja feita sob orientação de profissionais que realmente entendam do assunto. 

Dessa forma, a eficácia e praticidade do ralo serão garantidas. Além disso, a escolha do tamanho ideal será feita de acordo com o ambiente. É possível encontrar modelos de ralos lineares de variados tamanhos, para se adequar às suas necessidades. 

Vantagens de instalar o ralo linear em seu imóvel

Além da praticidade e eficiência no escoamento de água, o ralo nesse formato contribui para um ambiente mais seguro e esteticamente mais bonito, pois ele é de altíssima qualidade e durabilidade. 

Por não quebrar com facilidade ou mesmo entortar, evita que acidentes aconteçam, mantendo a integridade física das pessoas que circulam pelo local. Ademais, o momento da limpeza também é bastante seguro e prático. A grelha do ralo é maior e o ralo em si é menor, portanto, fica mais fácil retirar a sujeira. 

Isso resulta em um ambiente seco e sempre limpo, evitando o mau cheiro causado pelo acúmulo de resíduos nos ralos. 

Além de todas as vantagens apresentadas aqui, optar pelo uso do ralo linear vai resultar em muito mais economia. Por ser muito mais resistente, você não terá que trocar o ralo com frequência, muito menos corre o risco da peça entortar. Portanto, sua reforma ou construção será muito mais econômica. 

É possível optar pelo ralo linear invisível, ele é adaptado ao ambiente e ficará quase imperceptível, não interferindo na estética ou decoração do ambiente. É importante deixar o espaço rebaixado no contrapiso para proceder com a instalação, seja do ralo linear ou do modelo invisível.

Como escolher o ralo para o seu imóvel? 

Embora seja possível comprar esse modelo de ralo em vários lugares, é importante escolher um fornecedor que preze pela qualidade e bom preço. Essa é a forma mais assertiva de promover a economia. 

Pois, comprar algo caro acreditando que ele é a melhor opção pode resultar em decepção. Por outro lado, adquirir o mais barato também pode trazer prejuízos. Por isso, escolha um fornecedor confiável, experiente e principalmente com preços justos e condições facilitadas de pagamento. 

Conclusão

Se você quer uma casa moderna, bonita e funcional, certamente optar por ralos lineares será muito melhor. Sendo assim, escolha profissionais especializados em construção civil para cuidar de todo o projeto, seja de construção ou reforma. 

Ademais, pesquise bastante antes de escolher o fornecedor, compare preços, condições de pagamento e atuação do mercado. Essa é uma forma de saber se realmente a compra será vantajosa. 

Lembre-se que ralos são espaços que precisam de manutenção. Com a correria do dia a dia, quanto mais prática for essa função, melhor será para os proprietários. Os ralos lineares são os favoritos no quesito beleza e praticidade.

Comentários estão fechados.