Close

Saiba como evitar o entupimento

saiba-como-evitar-entupimento (1)

5 maneiras de evitar o entupimento de ralo

O entupimento do ralo do banheiro costuma ser um dos problemas mais comuns que afetam as casas brasileiras. É possível se prevenir contra esse tipo de entupimento? A resposta é sim! Mas é preciso tomar cuidados diários para que uma obstrução não aconteça.

Hoje, portanto, vamos abordar algumas formas de evitar o entupimento de ralos, principalmente o do banheiro. Se você já teve muitos problemas com esse tipo de coisa, essa publicação é pra você!

O que um entupimento mal resolvido pode gerar?

Um entupimento no ralo do banheiro, da cozinha ou do tanque pode dar mais problema do que parece. Além de impedir o escoamento da água, que em ambientes como o banheiro pode provocar inundações, se não resolvido a tempo, pode complicar a situação do encanamento do banheiro.

Quando as obstruções do ralo descem pelos canos e bloqueiam outras partes, podem ser necessárias manutenções mais “agressivas”. Até mesmo chegando ao ponto da limpeza dos canos. Portanto, remediar da forma correta enquanto a obstrução é acessível e pequena é a melhor forma de lidar com o problema.

Porém, como veremos a seguir, muitas pessoas que tentam desentupir sozinhas os ralos acabam utilizando produtos errados ou executando o desentupimento de forma equivocada. Quando necessitar do desentupimento de ralos, chame um profissional qualificado para o serviço! Apenas dessa forma você conseguirá evitar que problema se agrave.

Quais as maneiras de evitar o entupimento de ralos?

1- Instalação das telas de proteção

A principal forma de prevenir o entupimento de ralos continua sendo a instalação de telas de proteção. Elas impedem que objetos sólidos que bloqueiam os canos passem através das aberturas dos ralos. Além disso, eles seguram diversos materiais orgânicos, como cabelos, restos de comidas, sujeira e etc. Dessa forma, eles não acumulam na abertura do ralo e nos canos.

É importante que a instalação de telas de proteção seja adequada para o tamanho e tipo de ralo. Telas que não encaixem de forma correta permitirão a passagem de objetos sólidos. Isso levará posteriormente ao entupimento do ralo.

2- Não jogue lixo ou restos orgânicos

Você não deve fazer o descarte de lixo sólido, restos orgânicos, cabelos, fios dentais, camisinhas, absorventes, gordura, óleos ou qualquer outro item que não seja água pelos ralos da sua casa. Mesmo que não pareçam oferecer nenhum risco de entupimento.

No caso de óleos e gorduras, por exemplo, apesar de serem líquidos, ambos têm grande chance de entupir o seu cano. Isso porque com o passar do tempo, a gordura e o óleo se acumulam nas paredes do cano. Mais e mais gordura se solidifica por lá, até obstruir completamente o encanamento.

O mesmo pode acontecer com outros objetos sólidos e pequenos.

3- Manter o banheiro limpo

Quando tomamos banho, a sujeira e gordura do nosso corpo desce com água e se deposita no chão do chuveiro. Dessa forma, essa sujeira cria micropartículas que ficam ali até serem limpas ou até serem levadas junto com água. Caso não sejam retiradas, o ralo as recebe e, com o tempo, acumula essa sujeira não só nas suas entradas, mas no cano em si.

 Limpar com certa constância o banheiro retira essas micropartículas e evita o entupimento posterior dos canos. Além disso, manter o banheiro limpo evita com que outras sujeiras advindas do uso normal do espaço sejam enviadas direto para seu encanamento.

4- Retire o excesso no dia a dia

Muitas vezes vemos a tela protetora com resquícios de resíduos sólidos, mas não fizemos a retirada deles. Isso está errado! Com o tempo, mesmo materiais sólidos que não passaram pela tela, como pós, cabelos, fios dentais, restos de sabão ou sabonete, acabam passando pelas frestas da proteção. É assim que eles entopem os canos e geram obstrução no ralo.

Para evitar que isso aconteça, no fim do dia sempre recolhe resíduos depositados na rede de proteção. Além disso, durante banhos ou a utilização das pias, confira se não é necessário retirar materiais sólidos que estejam na proteção.

5- E não desentupir sozinho

Por fim, é importante sempre contar com a ajuda de profissionais para desentupir ralos e encanamentos. Isso porque ao utilizar produtos inadequados e abrasivos ( como a soda cáustica, por exemplo), você pode acabar provocando avarias no cano. Isso leva a uma manutenção muito mais complicada do que inicialmente previsto. Afinal, trocar um cano é muito mais difícil do que desentupi-lo.

Além disso, ao utilizar o equipamento inadequado,você corre sérios riscos de contaminação de si próprio e do ambiente. Dessa forma, é necessário contar com quem entende do assunto. Apenas assim o seu problema de entupimentos no ralo será resolvido com rapidez e segurança.

Os piores itens para seu ralo (da cozinha e do banheiro)

Em todo entupimento existem itens chave que promovem uma piora na situação. É por isso que devemos tomar muito cuidado com eles. Nada de deixar que desçam pelo ralo!

  • Fios de cabelos;
  • Objetos indevidos que caem no ralo ( grampos, anéis e etc. )
  • Creme dental solidificado;
  • Sabonete solidificado;
  • Gorduras, óleos que se solidificam nos canos
  •  Pós, borras de café que solidificam no cano;
  • Restos de alimentos que são deixados na tela protetora do ralo;
  • Restos de terra e outras sujeiras do uso normal do banheiro;
  • Fios dentais jogados nos ralos

Precisa de uma ajuda? Chama a Matrix!

E aí, você pratica algumas das dicas que falamos por aqui? Se a resposta for não, então chegou a hora de agendar uma manutenção e prevenir o seu encanamento de entupir.

Somos a Matrix Desentupidora e nossos profissionais resolvem o seu entupimento rapidinho! Somos especialistas em problemas com ralos desde o banheiro até a cozinha. Portanto, se você percebeu sintomas de bloqueios no seu encanamento, chama a gente. Através da nossa experiência é mais fácil diagnosticar o problema e aplicar a solução certeira para ele. Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Matrix Desentupidora.

Clique aqui e entre em contato com a gente!

Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa!  Basta continuar acompanhando a gente.

Nosso atendimento é personalizado, sendo 24h por dia, emergências é com a gente mesmo! Espalhamos equipes por toda São Paulo e Grande São Paulo para proporcionar ao cliente um bom atendimento com agilidade.

scroll to top