Seja qual for o material condutor tem resistência. É por isso que bons condutores elétricos, como fios de metal, podem ser usados como resistores.
Os valores de resistência podem ser limitados pela espessura do fio e variações no caminho condutor através do fio. Outra forma de ter esse controle é por tipo de material.
Por exemplo, ouro, prata e cobre são excelentes condutores de eletricidade, mas têm baixa resistência. Ferro, estanho e platina não conduzem bem a corrente devido à sua alta resistência.
Em um resistor de fio enrolado, o fio serve como um caminho para a corrente fluir de um lado para o outro. Para criar um resistor com resistência baixa (ou ohms), use fio grosso e curto. Se você deseja alta impedância, faça o oposto: um fio longo e fino.
Então, como o nome indica, esse tipo de resistor no geral contém algum tipo de material isolante (como cerâmica ou plástico).
Para alongar o caminho condutor e aumentar o valor ôhmico, enrole o fio mais ao redor do isolador. Um caminho mais direto diminuirá a resistência e permitirá que mais corrente flua.
Outro fator que afeta a fabricação do resistor é o tipo de fio. O fio de aço não é tão bom quanto o condutor de fio de cobre. Dessa forma, quando for necessária maior resistência, deve-se utilizar fio de aço.
Resistor de fio enrolado: o que é?
Um resistor de fio diz respeito a um componente que disponibiliza uma certa quantia determinada a resistência para uma corrente em um circuito.
No geral ele é construído de um resistor de enrolamento possuindo um comprimento específico de fio de resistor enrolado em volta de alguma forma.
O poder de ter o controle da quantidade certa de fio de resistência utilizado no dispositivo em meio a fabricação, dessa forma permite a construção de uma determinada quantia muito precisa de resistência.
Portanto os resistores de fio em geral são utilizados não só para precisão, mas também em aplicações que requer que os componentes sejam capazes de resistir e operar bem em ambientes de temperatura alta.
Resistores de fio comuns são geralmente construídos de filmes de carbono ou materiais compostos que fornecem resistência à tensão dentro de uma faixa conhecida como tolerância do dispositivo.
No mesmo tempo os resistores comuns podem ter uma tolerância de 5% a 20% de seu valor nominal, os resistores de fio enrolado são muito mais precisos.
Fazendo uso de um fio de metal resistivo feito de uma liga de níquel-cromo chamada acrômio, os resistores de fio enrolado típicos normalmente têm uma faixa de tolerância de um por cento ou menos de seu valor nominal. No caso aplicações especiais, podem ser feitas com tolerâncias tão baixas quanto 1/100%.
Quais os tipos de resistores de fio enrolado
Esses resistores são divididos em dois tipos de acordo com sua construção e aplicação, conforme mostrado abaixo.
Resistores de Energia
Esses tipos de resistores não são indutivos e operam em altas temperaturas. As aplicações para esses resistores incluem aplicações de alta potência.
Resistores de precisão
Esses tipos de resistores trabalham com alta precisão em baixas temperaturas e são usados em instrumentação devido à sua alta precisão.
Característica
Esses resistores são adequados para uma ampla gama de campos devido às seguintes características.
- Aplicação de alta potência
- aplicações de baixo ruído
- Aplicações de tolerância muito alta
- Onde os requisitos personalizados são necessários
- Capacidade de absorver pulsos
- alta temperatura necessária
- estabilidade duradoura
- Resistência do resistor de fio enrolado
A resistividade do fio metálico
A resistividade do fio é proporcional à resistência do resistor. Se o fio tiver alta resistência, ele resistirá a alta corrente. Portanto, o fio tem uma alta resistência ao fluxo de corrente.
Em contraste, fios de metal que apresentam resistências menores podem bloquear uma quantidade menor de corrente. Portanto, este resistor tem menos resistência ao fluxo de corrente.
Aplicação dos resistores elétricos
Para ilustrar a importância do uso de resistores. Para acender um LED vermelho com uma fonte de 5V, basta 20mA para acendê-lo, mas se conectarmos o LED diretamente na fonte, sem resistor, o LED queima rapidamente porque não há nada que limite a tensão na fonte.
Para evitar esse problema, você deve colocar um resistor entre a fonte de tensão e o LED, mas não um resistor qualquer! Deve ter resistência suficiente para limitar a corrente a 20mA e gerar queda de tensão suficiente para operação do LED.