Para que serve um refletor LED

Você já pensou em comprar um refletor de LED? Esse equipamento não é destinado a qualquer pessoa ou qualquer projeto. Afinal de contas, ele tem utilizações muito específicas e nem todo mundo está no contexto necessário para que ele seja aplicado. No entanto, para quem sabe para que serve um refletor LED, ter essa ferramenta a sua disposição pode ser exatamente o que você precisava.

Os refletores já são usados há muito tempo. A grande diferença é que as lâmpadas LED, que são muito mais duráveis e econômicas do que as outras, agora têm potência o suficiente para serem usadas em refletores de grande porte. Além disso, as lâmpadas LED podem ser facilmente controladas por equipamentos eletrônicos, fazendo delas ideais para diversas finalidades.

Quer saber para que serve um refletor LED e entender se essa é uma opção interessante para você ou não? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim!

Para que serve um refletor LED: 3 ideias

1. Para proteção da casa

Uma das principais utilizações de um refletor de LED é de oferecer proteção para uma casa, especialmente aquelas que contam com parte externa grande e que dão opções de sombras para alguém se esconder.

A criminalidade no Brasil segue em alta e, apesar dos casos de invasão estarem abaixo de outros crimes mais comuns (como roubo de carros, por exemplo), é fato que as casas ainda são objetos de interesse dos ladrões.

Por isso, é importante não se descuidar e garantir que o seu imóvel esteja todo bem iluminado, o que desestimula a ação de criminosos. Afinal, se ele não tiver lugar para se esconder e estiver muito bem iluminado para a ação de uma câmera, por exemplo, estará vulnerável ao cometer a ilegalidade.

Ou seja: a iluminação de um refletor é um elemento que torna aquela casa menos segura para o criminoso. Além de ser mais fácil que ele seja visto, ainda é mais provável que provas sejam produzidas contra ele.

Para completar, é importante ter em mente que só o refletor não vai impedir invasões, claro. É vital ter outras camadas de proteção nessa estratégia, como muros altos, câmeras de segurança, grades de proteção e muito mais.

2. Para decoração da área externa

O uso de refletores de LED na área externa de uma casa tem um papel de decoração importante. Afinal de contas, a estética de uma decoração não é composta apenas por geometria, texturas e cores, mas também por luzes e sombras.

Ou seja: o uso de um refletor ajuda a jogar luz em pontos estratégicos da decoração, além de gerar sombras interessantes, que podem ser trabalhadas de várias formas por um paisagista criativo e talentoso.

Por exemplo, muitos paisagistas usam refletores para criar sombras criativas nas paredes, formando uma espécie de segunda camada de textura sobre as paredes de um jardim. Outro exemplo de uso dessa ideia é na criação de uma ambientação mais misteriosa, mas ao mesmo tempo aconchegante.

Por fim, vale lembrar que esse tipo de recurso só é útil mesmo em casas. A maior parte dos novos imóveis residenciais são apartamentos, especialmente em grandes centros urbanos, o que impede o uso criativo de refletores.

3. Para segurança contra acidentes

Por fim, é fato que muitas casas contam com diversos ambientes no jardim que oferecem certos riscos para as pessoas, crianças e animais. Por exemplo, se você tem uma piscina em casa, pode ser que ela represente um risco para as pessoas durante a noite.

Por isso, os refletores de LED podem ser utilizados para sinalizar esses pontos de risco, de modo a evitar acidentes e outros problemas. Inclusive, em relação ao exemplo da piscina, os equipamentos podem até mesmo serem instalados dentro da água, caso haja uma proteção para evitar que o líquido entre em contato direto com a lâmpada.

Considerando o fato de que as lâmpadas de LED podem ser conectadas a elementos eletrônicos, isso faz com que seja possível montar esquemas de iluminação muito interessantes.

Por exemplo, imagine um conjunto de lâmpadas conectadas a uma central eletrônica com controle remoto. Dá para mudar a intensidade, cores e até mesmo criar animações com as lâmpadas LED de vários tipos. Por exemplo, você pode fazer com que os vários refletores embaixo da água possam piscar em cores diferentes, criando um estilo de balada dentro da piscina.

Pronto! Agora você já entende para que serve um refletor LED e como usá-lo em sua casa. Lembre-se de que, de fato, não é todo mundo que terá utilidade para esse equipamento. Quem mora em apartamento, por exemplo, não conseguirá encontrar muitos usos para essa ferramenta, que é sempre utilizada em jardins e do lado de fora das casas. No entanto, para quem precisa dele, o refletor é um dos instrumentos mais interessantes.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo como você pretende usar um refletor na sua casa!