O tonalizante ideal de cabelo pode combater a descoloração, disfarçar cabelos brancos, apagar o amarelecimento dos fios e deixar o cabelo cheio de brilho.
Saber escolher o tonalizador pertence aos cuidados capilares que devem ser tomados para mantê-lo saudável e precioso. Tonalizadores são produtos que colorem o cabelo, mas não persistentemente. Dependendo do tipo escolhido, eles têm a possibilidade de durar entre 20 dias e 2 meses.
Como escolher o tonalizante certo?
A tonificação é indicada para aqueles que só desejam modificar o tom de cabelo para fazer uma mudança sutil, sem esclarecer os fios o suficiente. Embora os corantes semipermanentes não sejam capazes de descolorir muito o cabelo, eles deixam um resultado bastante natural e refinado.
Além disso, se o seu objetivo é cobrir cabelos grisalhos, a tonificação também é uma boa alternativa. No entanto, ele só deve ser usado por aqueles que têm até 40% de cabelos brancos. Acima disso, propõe-se usar um corante persistente para cobrir completamente a aparência cinza.
Quais as principais diferenças para as tintas?
O primeiro passo para entender os tonalizantes é saber a que se referem os números que aparecem anteriormente e a partir do ponto. O resultado final da coloração dependerá da cartela de cores que apresentaremos mais tarde e de suas combinações.
O primeiro número refere-se à cor base do corante ou tonalizadores. Esta paleta de cores é definida de acordo com uma escala mundial e varia de preto a loiro bastante claro. Em outras palavras, sugere o quão claro ou escuro é o cabelo. Para entendê-lo melhor, veja esta ilustração com todas as cores encomendadas:
O segundo número sugere os reflexos ou nuances combinados com a cor base. A mistura entre o matiz e a cor base dá o tom que mais se destaca em seus fios. Para você entender melhor, os reflexos são as cores que mais se destacam ao sol. Ou, até mesmo, a cor que “puxará” o cabelo, seja para o lado dourado, avermelhado ou chocolate, exemplificando. Veja a imagem abaixo:
Quais tipos de tonalizantes existem e quando usar cada um?
No entanto, para saber como escolher a cor de um bom tonalizante certo para o seu cabelo, é importante que, em primeiro lugar, você saiba quais são os tipos primários. São eles:
- Henna;
- Máscara para colorir;
- Shampoo de coloração.
Shampoo de coloração
O shampoo de coloração segue o mesmo começo e objetivo das máscaras que vamos falar. A principal diferença está no formato do produto: como um é um creme, o outro é um xampu que deve ser usado durante a lavagem do cabelo.
Máscara para colorir
A máscara de coloração que, como o próprio nome sugere, é uma máscara processual que, paralelamente, cuida do cabelo e lhe dá cor. Um dos propósitos deste produto é aumentar a era do intervalo entre uma aplicação de corante e outra.
Como geralmente contém substâncias que hidratam o cabelo, como óleos, a máscara de coloração ajuda a deixar o cabelo mais bonito e brilhante.
Veja também Livros interessantes para Jovens: Top 7
Hena
A henna é um tipo de gerenciador de tonificação natural, desenvolvido a partir de vegetais, que beneficia a pigmentação capilar.
Embora seja extraído de plantas e não tenha substâncias com amônia e metais pesados, é incompatível com outros processos químicos. Portanto, se você tiver outras substâncias no cabelo, antes de usar henna, é bastante aconselhável fazer um teste de alergia.
Como tonalizar sozinha?
Temos boas notícias para aqueles que querem tonificar o cabelo em casa: é bastante simples usar esse tipo de coloração sozinha, você só precisa continuar passo a passo:
- Misture o creme tonalizador e coloque em um recipiente de plástico e misture até que esteja bem homogêneo;
- Separe o cabelo em mechas e use um pincel para colorir uma mecha de cada vez, da raiz às pontas;
- Massageie bem o cabelo para que a cor se espalhe bem pelos fios;
- Aguarde o tempo de ação do produto, de acordo com as regras da caixa;
- Deixe o cabelo bem limpo, eliminando completamente o produto;
- Aplique o condicionador de procedimento, lave novamente e termine como de costume.
Conclusão
Todos esses métodos químicos prejudicam a composição do eixo do cabelo, o que pode fazer com que ele fique ressecado e se torne poroso, além do perigo de um corte químico e quebra do cabelo. Seu cabelo tem que ser profundo para suportar cada uma dessas experiências. A mudança de cor precisa de estabilidade, ao contrário da tonificação, o que torna possível brincar com as possibilidades.