Close

De quais maneiras uma má noite de sono pode prejudicar o seu trabalho?

quais-maneiras-ma-noite-sono-prejudicar-trabalho

Noites ruins de sono podem prejudicar muito o dia de trabalho. Se você tem problemas para dormir, o mais indicado é que você procure ajuda para superar este problema para que ele não reflita em sua vida profissional. 

Geralmente, não dormir bem à noite causa o que chamamos de presenteísmo, quando um funcionário está presente no trabalho, mas ainda assim está muito desligado das suas atividades diárias. Nesse artigo, vamos listar as principais maneiras que a falta de sono pode te afetar no seu trabalho, confira abaixo:

Falta de sono pode tornar uma pessoa menos produtiva 

A tendência é que quanto mais privada de sono uma pessoa esteja, mais lenta ela se torne. Então, provavelmente um funcionário com falta de sono será menos produtivo no trabalho.

Além do cansaço físico, também podemos dizer que o cérebro também fica cansado com uma rotina de dias sem dormir direito. A falta de sono impacta o rendimento físico e mental e isso resulta em baixa produtividade até que haja uma compensação dos dias de sono perdidos. 

Aumenta os riscos de doenças 

Estudos indicam que dormir poucas horas por dia pode aumentar o risco de doenças. Isso acontece porque sem o descanso noturno necessário, o corpo não libera a quantidade necessária de interleucinas, substâncias importantes para fortalecer o corpo contra vírus e bactérias. E além de doenças físicas, a falta de sono também pode causar ansiedade e depressão. 

Aumento nos casos de faltas de memória 

O sono é um fator importantíssimo para deixar nossa capacidade de memória em dia no trabalho. Quando a pessoa passa dias dormindo mal, há uma possibilidade maior de ter lapsos de memória, esquecendo de tarefas importantes e não conseguindo ter a interpretação correta em alguns assuntos. 

A falta de sono impacta em uma limitação cognitiva, diminuindo não só a capacidade de memória, mas também de atenção e de aprendizagem. Perdemos totalmente o foco no trabalho, por mais simples que seja a tarefa. 

Dormir mal favorece a uma aparência cansada 

Sem conseguir descansar o corpo, a nossa aparência fica mais cansada. Sentimos a falta de sono na pele! Ao passar algumas noites sem dormir, as olheiras e linhas de expressões podem começar a aparecer. E isso traz uma aparência visível de cansaço, o que pode ser muito prejudicial no dia a dia do trabalho, principalmente para quem trabalha com a imagem. 

Como melhorar a qualidade do sono? 

Depois de listarmos as principais consequências da falta de sono na nossa rotina profissional, agora vamos lhe ajudar com dicas para melhorar a qualidade do seu sono. Dormir, em média, sete ou oito horas por dia pode ajudar a descansar o nosso corpo de maneira adequada, nos trazendo mais energia e disposição para enfrentar os desafios cotidianos. 

Confira as nossas dicas abaixo:

Adotar horários regulares de sono 

O primeiro passo para dormir melhor é criar o hábito. Então, é importantíssimo que você adote horários regulares de sono. Por isso, pense na hora que você precisa dormir e a hora que precisa acordar e defina estes horários como o início e o fim do seu período de sono. 

Com os horários definidos, você deve começar a acostumar o seu corpo e a sua mente ao período do sono. No início, você encontrará dificuldades para dormir, mas é importante que você se mantenha deitado com os olhos fechados. Com o tempo, corpo e mente vão se acostumar com o horário e o sono chegará mais facilmente. 

Evite fazer atividades físicas à noite 

Muitas pessoas fazem atividades físicas durante à noite, geralmente quando chegam do trabalho. E isso pode dificultar bastante um sono tranquilo. Se exercitar poucas horas antes de dormir pode causar uma agitação, fazendo com que você fique mais desperto e isso prejudique o seu sono. 

Por isso, dê preferência ao horário da manhã ou início da tarde para realizar seus exercícios físicos. Esses são os melhores horários para se exercitar, até porque essa rotina lhe trará mais disposição para encarar o trabalho. 

Não ingira bebidas com cafeína e nem coma comidas pesadas à noite 

Assim como não aconselhamos a prática de exercícios, também recomendamos evitar a ingestão de bebidas com cafeína como café e energético, por exemplo. Outra dica é evitar alimentos pesados no jantar como carnes, feijoada, entre outros.

O ideal é que a pessoa prefira beber água ou um suco e coma alimentos leves para não sofrer na hora de dormir e ter dificuldades para induzir o sono. 

Não “brigue” com a insônia 

Se você estiver sem sono, em vez de se deitar, dê preferência para atividades leves que não provoquem agitação como ler um livro, por exemplo. Dessa maneira, você pode começar a induzir o sono por meio dessas atividades para superar a insônia sem “brigar” com ela. 

Bom, acredito que você tenha entendido que a falta de sono pode ter um impacto negativo fortíssimo na qualidade do seu trabalho. Por isso, siga as nossas dicas para melhorar a qualidade do seu sono de forma natural e começar a se sentir mais disposto para trabalhar no dia seguinte. 

scroll to top