Ao fazer seu projeto de pesquisa, você pode ter se deparado com o termo “análise qualitativa”. Você pode ver isso em seu livreto de perguntas. Você precisa explicar a metodologia e a estrutura de análise de dados usada em sua pesquisa. Se você não sabe o que isso significa, você clicou no link correto.

    A análise qualitativa refere-se ao estudo de dados qualitativos para apoiar seus argumentos e hipóteses em seu trabalho de pesquisa. Além disso, esse método de análise é usado para estudar e estabelecer conexões entre o tema de pesquisa e outros dados não numéricos. Continue lendo para saber mais sobre isso neste artigo.

    O que são dados qualitativos?

    Antes de tentarmos entendê-lo, precisamos conhecer dados qualitativos. É um tipo de dado que está na forma escrita. Portanto, podemos dizer que está escrito. Por exemplo, se alguém diz que a cor do sol é laranja, é qualitativo.

    O objetivo principal dos dados qualitativos é apresentar um fenômeno de uma forma que o caracterize. Em vez de medir certos aspectos do fenômeno, tenta explicá-lo de uma forma que você entenda seus conceitos e fatos.

    Exemplos de dados qualitativos incluem observações de um evento, entrevistas abertas, discussões de grupos focais e muito mais.

    O que é Análise Qualitativa?

    Agora que você já sabe o que são dados qualitativos, é hora de entender como funciona sua análise. Análise refere-se a estudar algo em grande detalhe para chegar a uma conclusão específica que comprove sua hipótese. Portanto, a análise qualitativa é o estudo de dados qualitativos. Você pode vincular aspectos dos dados e formar um julgamento.

    Como coletar dados qualitativos?

    Você pode coletar dados qualitativos para sua pesquisa usando os seguintes métodos:

    1. Entrevistas individuais

    Entrevistas entre duas pessoas são uma ótima maneira de coletar dados qualitativos. Essa abordagem é preferida pela maioria dos pesquisadores e também é a mais usada por causa do toque pessoal que os participantes adicionam aos dados.

    Quando você realiza entrevistas, as respostas que você obtém da outra pessoa são faladas, fazendo com que descrevam um tópico específico em detalhes. Assim, menos dados numéricos são esperados de tais respostas.

    2. Discussões em grupo

    As discussões em grupo são semelhantes às entrevistas porque todos fazem perguntas uns aos outros. É como uma entrevista, exceto que é entre várias pessoas ao mesmo tempo. Assim como as entrevistas, os participantes descrevem o tema em detalhes, podendo ou não incluir a apresentação de dados numéricos.

    3. Estudos de caso

    Os estudos de caso referem-se a pesquisar um determinado evento com grande detalhe. Por exemplo, você pode estudar o terremoto e tsunami de Tohuku em 2011 que atingiu Tóquio lendo sobre artigos na internet que os japoneses publicam. Você pode encontrar links qualitativos entre vários artigos de pesquisa publicados e formar suas diferentes hipóteses sobre o evento a partir dele.

    4. Observação

    Embora não seja tão popular quanto outras formas de coleta de dados, observar um evento testemunhando-o ao vivo geralmente é a melhor maneira de coletar dados qualitativos. Aqui, você pode, por exemplo, assistir a um filme e escrever sua crítica.

    Vários aspectos do filme, como a atuação dos atores, a fotografia, a direção, a edição e a música, são todos conhecidos como dados qualitativos. Ele permite que você analise dados para criar sua revisão ou pesquisa.

    5. Estudos longitudinais

    Os estudos longitudinais referem-se à coleta de dados observando várias características de um evento por muitos anos ou mesmo décadas. Por exemplo, os geólogos observam as mudanças nas placas tectônicas de uma região e seu clima por anos antes de prever futuros terremotos e mudanças climáticas.

    6. Manutenção de Registros

    Assim como os estudos de caso, a manutenção de registros refere-se à leitura de trabalhos publicados anteriormente sobre um tópico na Internet ou na biblioteca para encontrar dados qualitativos relevantes.

    Tipos de Análise de Dados Qualitativos

    Existem seis tipos de análise qualitativa, que são:

    1. Análise etnográfica

    A análise etnográfica é baseada no estudo de tópicos ou fenômenos totalmente desconhecidos para você. Isso pode incluir assistir a um filme pela primeira vez, onde há atores e diretores sobre os quais você nunca ouviu falar. Dessa forma, você pode obter dados que não pode fazer conexões anteriores com fenômenos semelhantes. Isso é útil para analisar culturas e religiões estrangeiras, tornando-se parte delas temporariamente.

    2. Análise fenomenológica

    A análise fenomenológica refere-se a estudar as experiências de outras pessoas e entendê-las você mesmo. Também conhecidas como experiências vividas, os sujeitos do estudo, como os entrevistados de uma entrevista ou discussões em grupo, acontecem para narrar sua experiência com fenômenos particulares. Isso fornece dados em primeira mão sobre um evento ou tópico.

    3. Análise fundamentada

    Esta é a forma mais comum de análise de dados, usada principalmente para projetos de pesquisa por estudantes universitários. Aqui, o aluno apresenta uma teoria ou hipótese fundamentada ou baseada nos dados coletados. Após a análise dos dados, o pesquisador pode comprovar sua hipótese analisando as informações disponíveis.

    4. Análise histórica

    Isso se refere a formar sua análise com base em experiências passadas ou pesquisas anteriores. Por exemplo, você pode fazer estratégias de marketing com base nas ações dos clientes à medida que eles reagem a vários anúncios e produtos. Dessa forma, você pode obter conhecimento sobre as características da base de clientes, sobre as quais pode criar novas estratégias de marketing para influenciá-los a comprar seus produtos.

    5. Análise de estudo de caso

    Como o nome sugere, a análise de estudo de caso é uma análise de estudos de caso sobre uma determinada pessoa ou grupo. Assim, por exemplo, você pode realizar um estudo de caso em uma empresa específica como a Nokia e analisar suas estratégias de marketing para determinar como elas mudaram em um determinado período.

    6. Análise de pesquisa-ação

    A pesquisa-ação significa experimentar. Aqui, você pode realizar experimentos sociais com pessoas e analisar suas reações. Isso fornece dados em primeira mão sobre um fenômeno em vez de depender de dados fornecidos por outros.

    Análise Qualitativa VS Análise Quantitativa

    Agora você deve estar se perguntando qual é a diferença entre análise quantitativa e qualitativa? A resposta está em seus nomes. A análise quantitativa refere-se ao estudo de dados numéricos em gráficos e tabelas. Por outro lado, dados qualitativos referem-se a dados não numéricos que você pode obter por meio de um estudo extensivo de um tópico específico.

    Por exemplo, os respondentes podem fazer pesquisas para responder a perguntas fechadas. Você pode criar um gráfico detalhando quantos respondentes responderam Sim ou Não a uma pergunta com base em suas respostas. Isto dá-lhe uma ideia geral da experiência dos inquiridos.

    Por outro lado, a análise qualitativa pode incluir a realização de entrevistas abertas com os entrevistados e a compreensão de seu profundo conhecimento e experiência com um tópico.

    Software de Análise Qualitativa

    Existe muito software de análise qualitativa como:

    1. NVivo

    Este aplicativo permite a organização de materiais de pesquisa como planilhas, pesquisas online, dados da web e literatura escrita em um só lugar. Portanto, o NVivo economiza seu tempo armazenando e organizando seus dados com eficiência. Recomendamos isso se você realizar uma análise de pesquisa mista.

    2. ATLAS.ti

    ATLAS.ti é um dos melhores softwares de análise qualitativa do mercado. Ele permite que você trabalhe com muitas fontes de dados, como memorandos e documentos simultaneamente. Além disso, é Unicode por toda parte, permitindo que você analise vários documentos simultaneamente.

    3. Software de análise de texto de pesquisa Provalis

    Este software de análise permite que você seja mais adequado para análise de dados mistos, pois pode analisar dados quantitativos e qualitativos simultaneamente com grande precisão. Além disso, também pode apresentar os dados analisados ​​em ambas as formas.

    4. Quirko

    Este software tem uma das melhores interfaces de usuário que já vimos em software de análise de dados. Cada parte dos dados é visualizada com grande detalhe, permitindo que você navegue facilmente. Como bônus, você também pode executar análises qualitativas de risco usando este software.

    Perguntas frequentes sobre análise quantitativa:

    Q1. Quais são as três análises qualitativas?

    As três principais abordagens para a análise qualitativa são:

    • Etnografia (baseada na antropologia)
    • Fenomenologia (baseada na filosofia)
    • Teoria Fundamentada (baseada na sociologia)

    Q2. Quais são os tipos de análise qualitativa?

    Existem basicamente seis tipos de projetos de análise qualitativa. Eles estão:

    • Análise etnográfica
    • Análise fenomenológica
    • Análise fundamentada
    • Análise histórica
    • Análise de estudo de caso
    • Análise de pesquisa-ação

    Q3. O que se entende por análise quantitativa e qualitativa?

    A análise quantitativa refere-se ao estudo de dados numéricos e mensuráveis, como respostas fechadas de uma pesquisa. Por outro lado, a análise qualitativa estuda dados não mensuráveis, como respostas abertas de uma entrevista.

    Q4. O que é Análise Quantitativa?

    A análise quantitativa é o estudo de dados de um determinado tópico que é numerado e mensurável. Um exemplo de dados quantitativos é uma pesquisa em que as pessoas respondem a perguntas fechadas no estilo MCQ.

    Conclusão sobre análise quantitativa

    A análise qualitativa é uma das melhores formas de análise de pesquisa que você pode realizar sozinho agora. Tudo o que você precisa fazer é reunir boas fontes de dados ou realizar entrevistas e discussões em grupo para criar um artigo de pesquisa sólido. A análise de dados qualitativos geralmente fornece insights que não são fornecidos pela análise quantitativa.

    Se você quiser saber mais sobre as diversas formas de pesquisa, dê um like e veja também nossos outros artigos!

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.