Quais são as vantagens do passaporte europeu?

Já imaginou visitar Paris, Lisboa e Berlin sem qualquer burocracia? Quem possui cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa tem essa grande vantagem, já que pode tirar o passaporte europeu.

Com o documento, é possível entrar e sair de países membros da União Europeia sem qualquer necessidade de visto consular. Viajar nunca foi tão fácil!

Se você também sonha conhecer o continente e ainda receber um tratamento diferenciado dentro do aeroporto, vai querer saber o que precisa fazer para ter direito ao documento.

 Continue a leitura. Vamos te explicar tudo sobre o assunto!

Quais as vantagens de obter o passaporte europeu

Pessoas com a dupla cidadania europeia e que possuem o passaporte podem circular livremente pela Europa, além de garantirem isenção de visto consular em diversos países.

A grande vantagem disso é a ausência de qualquer burocracia. Sendo assim, você não precisará passar por interrogatórios ou fazer solicitações formais para viajar ou permanecer por um tempo.

Afinal, não há chances de você “ficar na ilegalidade”, já que tem o direito de estar por quanto tempo quiser.

Em quais países há isenção de visto?

O passaporte europeu permite a entrada em todos os países que formam a União Europeia. É a chamada livre circulação da Zona de Schengen.

Veja alguns países que fazem parte: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Portugal, Romênia e Suécia.

Devido a relações diplomáticas, cidadãos europeus podem circular livremente por outros países, como Estados Unidos e o Canadá.

Passaporte europeu: qual é o critério para solicitar?

Para ter direito ao passaporte europeu, você precisa ter dupla cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa.

Geralmente, os requisitos para isso são:

  • Ter descendência europeia;
  • Comprovar que viveu de forma legal durante alguns anos no país no qual você vai pleitear a cidadania;
  • Ser casado com cidadão europeu.

A forma de solicitar muda um pouco dependendo do critério que você se encaixa, principalmente em relação a documentos.

Embora as regras variem de um país para o outro, de forma geral você vai precisar preencher a ficha de requerimento e reunir as seguintes certidões:

Seus documentos

1. Árvore genealógica;

2. Ficha de Cadastro para requerimento;

3. RG, CPG, Título de Eleitor (Cópia e Original)

4. Comprovante de Residência (no máximo, de 6 meses);

5. Certidão de registro civil em inteiro teor apostilados, em segunda via original, recentes e em bom estado.

Documentos do ancestral

1. Certidão de casamento

2. Certidão de óbito

3. Certidão de Naturalização (se houver)

4. Certidão Negativa de Naturalização

Você precisará apresentar os documentos originais e com cópia, traduzidos por um tradutor juramentado e com apostilamento de Haia.

Caso não tenha tempo ou não saiba por onde começar a procurar, pode contratar uma empresa que trabalha com busca de documentos de ancestrais.

Passaporte Europeu: como conseguir

O passaporte europeu funciona como uma carteira de identidade. Apesar disso, não é um documento obrigatório.

Ou seja, não é só porque você tem cidadania portuguesa que precisa solicitar o passaporte. O mesmo acontece no caso da cidadania italiana.

Entretanto, se você quiser usufruir de todas as vantagens de um passaporte europeu, precisa entender como funciona o processo para obtê-lo.

Bom, é importante ressaltar que o caminho varia de acordo com o país que vai solicitar.

Para que você entenda, vamos explicar com detalhes como funciona a obtenção de passaporte italiano e português, dois dos mais fortes do mundo.

Como tirar o passaporte europeu com a cidadania italiana

Se você é cidadão italiano e tem o AIRE (Registo de italianos residentes no exterior), pode agendar um horário através do site do Consulado para dar entrada na solicitação.

Aparecerá a lista de documentos que você precisa providenciar e o valor da taxa.

No dia do atendimento, você não pode faltar ou atrasar, porque senão precisará recomeçar todo o processo (o que inclui pagamento de uma nova taxa).

Como tirar passaporte europeu com a cidadania portuguesa

Se você tem Dupla cidadania portuguesa, precisa entrar no site do Consulado de Portugal e preencher um requerimento, além de pagar o boleto solicitado.

Depois coloque em um envelope de plástico (tipo SEDEX) a cópia do seu cartão do cidadão, comprovante de pagamento e uma foto 3×4 colorida, recente e sem data. Preencha com os dados do destinatário e envie.  

Com isso feito, agende um atendimento presencial. No dia, você já sairá com o seu passaporte.

Como obter o passaporte europeu mais rapidamente?

Uma vez que você tenha a dupla cidadania europeia, basta encontrar uma empresa especializada em processos imigratórios e deixar com que ela cuide de tudo por você.

Você só precisará entregar os documentos e aparecer no dia dos atendimentos.

A equipe especializada te orientará durante todo o processo.

Conclusão

O passaporte europeu é um documento que oferece grandes vantagens: além de garantir ausência de necessidade de visto consular para países membros da União Europeia, permite livre acesso a outros países que possuem relações comerciais com o continente.

Não só os nascidos na Europa podem usufruir disso, mas também quem possui dupla cidadania.

Para conseguir o passaporte, basta fazer a solicitação no próprio site do consulado no qual possui a nacionalidade, separar os documentos e comparecer no atendimento presencial.

Existem alguns meios de tornar tudo mais fácil, como contratar uma empresa especializada em processos imigratórios.

Ter alguém com experiência para resolver tudo por você tornará tudo muito mais prazeroso.

Related Articles

A diferença entre o pilates e a musculação

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável, contudo, a diversidade de opções disponíveis faz com que...

Quais são as vantagens do passaporte europeu?

Já imaginou visitar Paris, Lisboa e Berlin sem qualquer burocracia? Quem possui cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa...

Móveis de alto padrão garantem melhor conforto para sua casa

Não se pode negar que os móveis de alto padrão apresentam uma maior qualidade. Apesar dos preços elevados, na maioria dos casos,...

Stay Connected

20,974FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -

Latest Articles

A diferença entre o pilates e a musculação

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável, contudo, a diversidade de opções disponíveis faz com que...

Quais são as vantagens do passaporte europeu?

Já imaginou visitar Paris, Lisboa e Berlin sem qualquer burocracia? Quem possui cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa...

Móveis de alto padrão garantem melhor conforto para sua casa

Não se pode negar que os móveis de alto padrão apresentam uma maior qualidade. Apesar dos preços elevados, na maioria dos casos,...

Os tipos de escovas progressivas mais indicadas pelo setor da beleza

A escova progressiva é indicada para quem tem cabelos com volume, fios ondulados ou indefinidos. Além de eliminar o frizz e...

Como aprender a gerenciar um site

Muitas pessoas têm vontade de aprender a gerenciar um site, mas não fazem ideia de por onde começar. Neste artigo, mostraremos...