De acordo com estudo publicado no portal G1 o negócio de confeitaria movimentou sozinho no ano de 2019 mais de 15 bilhões de reais. O que representa um crescimento do mercado de confeitaria em 2022 de 25% em relação ao ano anterior, com o advento da pandemia que mudou e muito a vida de muita gente.

    Esse número sem dúvidas se multiplicou, esse crescimento ao contrário do que pode-se pensar não está relacionado a grandes empresas.

    Ele se deve aos pequenos negócios, muitos deles familiares que funcionam, ou pelo menos começam a funcionar na cozinha de muitas casas.

    Outro ponto importante que ajudou esse crescimento do mercado de confeitaria, é a oferta de conteúdo na internet como cursos online de confeitaria, e canais especializados nas redes sociais.

    Crescimento Dos Cursos De Confeitaria. 

    Uma das maiores plataformas de cursos online no Brasil, estima que o volume de cursos oferecidos e pessoas interessadas em aprender a arte da confeitaria praticamente duplicou no ano de 2022.

    Muitas pessoas perderam empregos, outras viram-se obrigadas a ficar em casa e resolveram aproveitar esse tempo “livre” para colocar em prática um desejo antigo.

    Hoje é possível encontrar cursos de muitos subnichos dentro da confeitaria e todos com uma demanda enorme.

    Desde os clássicos cursos de brigadeiros gourmet, até cursos profissionalizantes de confeitaria.

    A internet também democratizou quem pode oferecer cursos da área de confeitaria na internet. é possível encontrar desde donas de casa gravando aulas dentro de suas cozinhas.

    Até grandes chefs de renome com produção de televisão, criando canais em redes sociais, e oferecendo seu conteúdo pago e gratuito, graças ao crescimento do mercado de confeitaria em 2022.

    Um Mercado Que Vive de Tendências

    Todo mercado tem as tendências de acordo com a época do ano, por exemplo páscoa, natal, etc.

    Por isso, quem está pensando em ingressar nesse mercado é importante estar disposto a aprender cada vez mais, estar antenado com novas receitas e tendências, pois tudo muda a velocidade da internet.

    Mas existem também os nichos que são rentáveis o ano todo, como os bolos decorados, um dos segmentos que mais faturam nesse mercado de confeitaria.

    Os bolos de festas de casamento tem um valor enorme no mercado, e a demanda é consistente o ano todo.

    Diferente de segmentos sazonais como os ovos de páscoa, por exemplo.

    Mercado De Confeitaria Fitness e Vegana

    Dois mercados que ainda são pouco explorados mas que tem uma demanda enorme é o segmento de doces gourmet fitness, e doces veganos.

    Para quem está pensando em aprender confeitaria e explorar a profissão, essa é uma fatia que tende a crescer muito nos próximos anos.

    A busca por produtos fit e vegano em geral cresce ano após ano, e com o diferencial esse público não se preocupa em pagar mais caro, normalmente são pessoas com poder aquisitivo melhor.

    E sem dúvidas é um excelente público para se começar a trabalhar, leve também em consideração que é um público extremamente exigente, mas vale a pena

    Melhores Segmentos Para Começar no mercado de confeitaria em 2022.

    A área de confeitaria é bastante dividida e você pode focar em apenas uma delas e ter sucesso, pois a demanda é enorme em todas.

    Mas podemos destacar aqui as principais:

    • Bolos decorados.
    • Brigadeiros gourmet
    • Bolo de pote.
    • Doces Gourmet fit
    • Doces e Confeitaria vegana
    • Brownies
    • Bolo de chantininho

    Conclusão 

    Como viu ao longo do artigo, fazer doces para vender sempre foi e sempre vai ser um bom negócio.

    Você só precisa estar atenta às tendências e modas que surgem para ter sucesso nesse mercado.

    Share.

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.