Crescimento do mercado de confeitaria em 2020

De acordo com estudo publicado no portal G1 o negócio de confeitaria movimentou sozinho no ano de 2019 mais de 15 bilhões de reais.

O que representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, em 2020 com o advento da pandemia que mudou e muito a vida de muita gente.

Esse número sem dúvidas se multiplicou, esse crescimento ao contrário do que pode-se pensar não está relacionado a grandes empresas.

Ele se deve aos pequenos negócios, muitos deles familiares que funcionam, ou pelo menos começam a funcionar na cozinha de muitas casas.

Outro ponto importante que ajudou esse crescimento é a oferta de conteúdo na internet como cursos online de confeitaria, e canais especializados nas redes sociais.

Crescimento Dos Cursos De Confeitaria.

Uma das maiores plataformas de cursos online no Brasil, estima que o volume de cursos oferecidos e pessoas interessadas em aprender a arte da confeitaria praticamente duplicou no ano de 2020.

Muitas pessoas perderam empregos, outras viram-se obrigadas a ficar em casa presas e resolveram aproveitar esse tempo “livre” para colocar em prática um desejo antigo.

Hoje é possível encontrar cursos de muitos subnichos dentro da confeitaria e todos com uma demanda enorme.

Desde os clássicos cursos de brigadeiros gourmet, até cursos profissionalizantes de confeitaria.

A internet também democratizou quem pode oferecer cursos da área de confeitaria na internet. é possível encontrar desde donas de casa gravando aulas dentro de suas cozinhas.

Até grandes chefs de renome com produção de televisão, criando canais em redes sociais, e oferecendo seu conteúdo pago e gratuito.

Um Mercado Que Vive de Tendências

Todo mercado tem as tendências de acordo com a época do ano, por exemplo páscoa, natal, etc.

Por isso, quem está pensando em ingressar nesse mercado é importante estar disposto a aprender cada vez mais, estar antenado com novas receitas e tendências, pois tudo muda a velocidade da internet.

Mas existem também os nichos que são rentáveis o ano todo, como os bolos decorados, um dos segmentos que mais faturam nesse mercado de confeitaria.

Os bolos de festas de casamento tem um valor enorme no mercado, e a demanda é consistente o ano todo.

Diferente de segmentos sazonais como os ovos de páscoa, por exemplo.

Mercado De Confeitaria Fitness e Vegana

Dois mercados que ainda são pouco explorados mas que tem uma demanda enorme é o segmento de doces gourmet fitness, e doces veganos.

Para quem está pensando em aprender confeitaria e explorar a profissão, essa é uma fatia que tende a crescer muito nos próximos anos.

A busca por produtos fit e vegano em geral cresce ano após ano, e com o diferencial esse público não se preocupa em pagar mais caro, normalmente são pessoas com poder aquisitivo melhor.

E sem dúvidas é um excelente público para se começar a trabalhar, leve também em consideração que é um público extremamente exigente, mas vale a pena. 

Melhores Segmentos Para Começar

A área de confeitaria é bastante dividida e você pode focar em apenas uma delas e ter sucesso, pois a demanda é enorme em todas.

Mas podemos destacar aqui as principais:

  • Bolos decorados.
  • Brigadeiros gourmet
  • Bolo de pote.
  • Doces Gourmet fit
  • Doces e Confeitaria vegana
  • Brownies
  • Bolo de chantininho

Conclusão 

Como viu ao longo do artigo, fazer doces para vender sempre foi e sempre vai ser um bom negócio.

Você só precisa estar atenta às tendências e modas que surgem para ter sucesso nesse mercado.